Retrospectiva Literária [Pri]


Olááá leitores! Sei que dessa vez demorei um tempo, mas chegou aquele momento: hora de fazer o balanço de como foi 2020 e planejar as coisas para 2021. Ano passado foi muito atípico para o mundo inteiro, basicamente porque estamos no meio de uma pandemia que está quase fazendo aniversário no Brasil. Para mim foi um ano de muitas mudanças, terminei a pós-graduação e precisei me inserir aos poucos no mercado de trabalho. Comecei também a organizar coisas de casamento e apartamento. Foi um ano lento em muitos aspectos, até porque o coronavírus deixou a vida em suspenso por vários meses, mas também foi um ano de muitas esperanças e realizações. Sei que 2021 será um ano de muito trabalho, mas já estou muito animada com sua chegada! Haha
Agora, voltando ao que interessa, eu consegui engrenar melhor nas leituras depois que defendi a monografia e me vi em casa de férias (lê-se: desempregada 😂). Ao mesmo tempo, também consegui aproveitar meu tempo livre para fazer muitas outras coisas, e talvez por isso não tenha lido tanto quanto minha meta de leitura gostaria. Mas fiquei satisfeita em ter lido mais do que ano passado, e consegui aproveitar bem o meu tempo fazendo outras atividades além de ler. É bom saber dividir os passatempos também.
Então é hora de começar a clássica retrospectiva de perguntas e respostas que já virou meu padrão!

A aventura que me tirou o fôlego:

Cidade dos Etéreos é o segundo volume de O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Essa série me conquistou de jeito, uma das minhas preferidas atualmente, e esse livro é repleto de aventuras. Não vejo a hora de ler o próximo!




O suspense mais eletrizante:


Mais um livro maravilhoso do mestre Dan Brown! Eu nunca me canso de ler seus enredos e Origem não me decepcionou em nada. Apesar de não ter se tornado o meu preferido do autor, impossível não recomendar a leitura. É aquela obra que só ele sabe fazer.




O romance que me fez suspirar:


A Escolha encerra a trilogia de A Seleção com chave de ouro e eu adorei essa conclusão! America e Maxon foram meu casal do coração do ano passado e eu continuo amando os dois. Já estou com saudades dessa série, mas não tenho curiosidade em ler o livro da filha deles... rs




A fantasia que me encantou:


A Filha do Norte - Volume 2 foi aguardado por vários anos e fiquei muito feliz em finalmente concluir a aventura da Michelle e dos irmãos Vergamini. A Luisa é parceira aqui do blog e sua escrita é muito cativante. Quem curte fantasia sobrenatural vai encontrar um prato cheio nesse livro!




O romance policial que me prendeu:


Na verdade, preciso admitir que O Bicho-da-Seda demorou bastante para prender minha atenção... Mas como li poucos livros de investigação esse ano, ele acabou conquistando o posto. No final o ritmo fica mais acelerado e conseguiu me surpreender.




A saga que me conquistou:


Harry Potter já me conquistou há muitos e muitos anos, mas dessa vez resolvi recomeçar a série, lendo todos os livros e na ordem correta. Desde a leitura de Harry Potter e a Pedra Filosofal já é possível entender como é uma das mais famosas do mundo. 




O nacional que adorei:


Esse ano eu li um bom apanhado de livros nacionais, mas acho que Dramalhama foi o que mais se destacou. Não é de uma autora famosa, tem uma escrita deliciosa, uma leitura muito agradável, engraçada e dinâmica, e o livro está lindo! Recomendo para quem está precisando de algo leve para quebrar a ressaca.




O livro que me fez refletir:


Ao comprar O Conto da Aia, já imaginava que seria uma leitura intensa. Mas me surpreendeu de uma forma que eu não esperava, pois não é a história pesada que eu acreditava encontrar. Porém, tem que ser lido com calma, porque a todo momento você precisa digerir algumas verdades.




O livro que me fez rir:


Cinderela Pop é um romance teen delicioso de ler! É o segundo livro da Paula Pimenta que leio e estou cada vez mais encantada pela sua escrita. A história é leve e pode derreter até os corações mais desacreditados... haha





O livro que me decepcionou:


Faz muitos anos que eu li Simplesmente Ana e estava bem curiosa para a continuação, De Repente, Ana. Porém, não sei se o tempo passou para mim ou se esse livro realmente não se equipara ao primeiro, só sei que fiquei bastante irritada com várias atitudes dos personagens.




O livro que me surpreendeu:


Eu gostei muito de O Doador de Memórias, mas quando soube que A Escolhida não tinha ligação com a primeira história, desanimei um pouco de ler. No entanto, é uma história tão boa quando a anterior e me deixou ainda mais curiosa para prosseguir com a série.




O livro que comecei, mas não terminei:


Eu não sou muito fã de livros de contos, nem de ler e-books. Eis que decido começar a leitura do e-book de Entre Amigos. Enrolei meses lendo, somente quando me encontrava sem nada para fazer com o celular na mão, sendo que boa parte dos contos não estava me cativando como eu esperava de histórias de amizade... Acabei abandonando. Não que o livro seja ruim, mas não me conquistou. E olha que eu nem lembro quando foi a última vez que abandonei uma leitura...



A capa que amei:


Preciso nem me justificar, né? As capas dessa série são lindas e A Escolha não poderia ser diferente.





A capa que detestei:


A capa de Medidas Desesperadas é outra que não precisa de justificativas. Fala sério, né? Haha





A frase que não saiu da minha cabeça:

"A humanidade é tão adaptável, diria minha mãe. É verdadeiramente espantoso as coisas com que as pessoas conseguem se habituar, desde que existam algumas compensações."

O personagem do ano: 


Como protagonista de umas das minhas séries queridinhas, não poderia deixar Jacob Portman de fora. Inteligente e habilidoso, o mais novo membro do grupo das crianças peculiares merece destaque.




O casal perfeito:


Foi difícil chegar a uma conclusão para essa pergunta, mas escolhi Cintia Dorella e Fredy Prince de Cinderela Pop, porque foi o romance mais fofo das minhas leituras do ano!





A autora revelação:


Larissa Rumiantzeff, autora de Dramalhama, merece esse posto. Foi o primeiro e único livro da autora, mas sem dúvida me encantei pela sua escrita, foi um dos melhores livros que li em 2020 e recomendo bastante!




A autora que mais esteve presente entre as minhas leituras:

J. K. RowlingKiera Cass foram as autoras que eu mais li e não cheguei a uma conclusão de qual ganhou. Li dois livros e meio da primeira: Harry Potter e a Pedra Filosofal, O Bicho-da-Seda (publicado com o pseudônimo, mas é dela) e comecei Harry Potter e a Câmara Secreta, porém não consegui terminar antes do ano acabar. Já da Kiera, li A Escolha e dois contos da série, O Príncipe e o Guarda. Empate técnico. Haha

O gênero literário que mais li: Alguém ainda teria dúvidas de que foi fantasia? Mas preciso confessar que fui pega de surpresa quando fiz esse balanço, porque li muitos gêneros diferentes, para variar. Li romances, mistérios, até livro de não ficção. Mas para facilitar, englobei as distopias na fantasia e aí ganhou! 😂

O gênero literário que preciso ler mais: Preciso ler dramas e um gênero de que senti falta esse ano: thriller psicológico.

O melhor livro que li em 2020:


Apesar de ter lido muitos livros excelentes no ano passado, O Conto da Aia é uma verdadeira obra-prima. Não são todos que vão gostar como eu gostei, claro, mas se teve um livro que me deixou sem ar e que me fazia refletir a todo instante, foi esse. Se eu preciso recomendar uma das minhas leituras de 2020 para todos, então é esse livro.




Li em 2020: 13 livros e 3 contos. Ficou faltando pouco para terminar o 14º. Admito que fiquei um pouco decepcionada com a quantidade, pouco mais de um livro por mês, mas o ponto positivo é que eu li mais do que em 2019. Parando para refletir, o início de 2020 foi complicado para ler por causa da conclusão da Residência. Depois veio a pandemia, durante a quarentena consegui ler bem, mas também me dediquei a filmes, séries e outras coisas. Por fim, comecei a trabalhar muito nos últimos meses e acabei deixando os livros de lado novamente.

A minha meta literária para 2021 é: Esse ano pretendo me organizar e tentar ler uns dois livros por mês. Então vou estipular a meta de 24 livros, apesar de achar que não vou chegar a tanto. Vai ser um ano de muito trabalho e muitas coisas para resolver. Mas não custa tentar, né? Haha

2020 foi um ano bem atípico para todo o mundo. Um ano que nos fez repensar nossas prioridades. Torço para que 2021 esteja aí para trazer tudo de bom que ano passado não trouxe. Só me resta desejar um FELIZ ANO NOVO para vocês, leitores! 😘

logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário