Cheiro de livro novo: Cidade dos Etéreos

Título: Cidade dos Etéreos
Autor: Ransom Riggs
Páginas: 358
Editora: Intrínseca
Série: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares #2
Próximo: Biblioteca de Almas
Avaliação: 5/5

Quando eu concluí a leitura de O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares no final do ano passado, fiquei louca para ler a continuação e tratei logo de comprar Cidade dos Etéreos, aproveitando a Black Friday. Haha Durante a quarentena, assisti ao filme também (até fiz um Filme X Livro. Dá uma olhada lá!), o que me deixou ainda mais ansiosa para continuar a série. Então decidi passar esse livro na frente da minha lista de leitura e não me arrependo um minuto. Só me arrependo de não ter comprado logo o terceiro! 😂

"— Eu acredito em você, Jacob. Não o conheço há muito tempo, mas sinto que conheço seu coração, e ele é forte e verdadeiro: um coração peculiar. Eu confio em você."

Foto de Cidade dos Etéreos, blog Sigo Lendo

Cidade dos Etéreos tem início exatamente no ponto em que terminou o anterior. Jacob e as crianças peculiares estão partindo da ilha de Cairnholm, em pequenos barcos a remo, rumo à costa do País de Gales. Apesar de conseguirem resgatar a srta. Peregrine das mãos dos acólitos, a diretora está ferida em sua forma de ave, portanto não consegue transformar-se novamente em humana. Sendo assim, a fenda temporal não pode ser reiniciada e a ilha não é mais um local seguro.

"Também me despedi, em silêncio, de um lugar que me transformara para sempre, de um lugar que, mais que qualquer cemitério, guardaria para sempre a memória e o mistério de meu avô. Meu avô e aquela ilha estavam completamente interligados, e me perguntei, agora que os dois não existiam mais, se um dia eu entenderia o que tinha acontecido comigo: o que eu havia me tornado; o que estava me tornando. Eu tinha ido à ilha para solucionar o mistério que era meu avô e acabara solucionando meu próprio mistério."

A esperança de encontrar ajuda para trazer a ymbryne de volta os move adiante, apesar de todo medo e cansaço. Agora estão livres no ano de 1940 e, pela primeira vez em um século, as crianças peculiares não sabem o que esperar do dia seguinte. Porém, atravessar o oceano revolto não é nem de longe o maior perigo que terão que enfrentar.

"Eu estava ali por um motivo. Havia algo que eu precisava fazer, não apenas ser; e não era fugir ou me esconder, muito menos desistir no instante em que as coisas começassem a parecer aterrorizantes e impossíveis."


Em terra firme, precisam esconder-se dos etéreos e acólitos enquanto partem para Londres, cidade que está dominada por eles e imersa no caos da Segunda Guerra Mundial. Somente lá conseguirão encontrar outra ymbryne, a única forma de ajudar a Srta. Peregrine. Com o tempo se esgotando e a vida em risco, a cada minuto uma nova decisão precisa ser tomada.

"— Não tem a ver com destino. Acho que existe um equilíbrio no mundo, e às vezes forças que não compreendemos intervêm, botando mais peso no lado certo da balança. A srta. Peregrine salvou meu avô, e eu estou aqui para ajudar a salvá-la."

Apesar da situação complicada em que se encontram, as crianças depositam em Jacob a confiança de que tudo pode ficar bem. Isso graças ao seu poder peculiar de sentir a presença e ver os etéreos, que são invisíveis para todos. A grande questão é que ele acabou de descobrir que é um peculiar e ainda está aprendendo o que consegue fazer. Será que conseguirá deixar nove crianças e uma ave em segurança, em uma cidade infestada com monstros? Até onde irá sua coragem e seu desejo de permanecer ao lado de Emma?

"Eu também sentia: o medo, o peso dos horrores que tínhamos visto se repetindo infinitamente como em uma desagradável fenda temporal toda em minha mente. Mas não dá para se sentir mal o tempo todo, quis dizer. Rir não piora as coisas, assim como chorar não as melhora. Não significa que você não se importe ou que tenha esquecido. Só quer dizer que você é humana — mas eu também não sabia como dizer isso."


Jacob evoluiu muito do livro anterior para esse. No meio peculiar, o rapaz se descobriu. Ele é sensato, inteligente, curioso, extremamente corajoso e está completamente apaixonado por Emma. Dessa vez, conseguimos conhecer muito mais as crianças protegidas pela Srta. Peregrine. Emma é a líder, a mais madura e muito corajosa. Ela também gosta de Jacob, mas reluta em se envolver demais, o que é totalmente compreensível, já que são de mundos diferentes. Mas o que eu acho mais esquisito nisso tudo é que ela amava o avô de Jacob! Como ele pode nunca levar isso em consideração? Haha As outras crianças são todas especiais ao seu próprio modo e é tão legal! Meu preferido continua sendo Millard, o garoto invisível. Ele é divertido e inteligente. Enoch é o mais irritante, com seu pessimismo exagerado e os ciúmes que começa a demonstrar. Bronwyn teve maior participação e é uma fofa, bem mãezona, protetora e coração mole. Enfim, se eu ficar falando de todos vou acabar levando muito tempo. O fato mais relevante é que, mesmo os muito novos, como Olive, têm seus rompantes de ousadia e inteligência. Às vezes é difícil lembrar que, por mais que sejam crianças e adolescentes, os peculiares já tem mais de um século de vida.

"(...) Apesar da curiosidade, apesar de meu avô, apesar da dívida que tínhamos para com a srta. Peregrine, a verdade é que eu estava ali por um único motivo: desde o dia em que conheci Emma, soube que queria fazer parte de qualquer mundo ao qual ela pertencesse. Será que eu era louco? Ou será que meu coração fora conquistado fácil demais?"

O enredo desse livro consegue ser bem diferente do anterior, já que, além de estarmos inseridos de vez no mundo peculiar, também somos transportados para o meio da Segunda Guerra Mundial. Eu acho maravilhoso quando temos esse acesso à fantasia e conhecemos mais sobre tudo que o autor criou. Principalmente porque algumas das coisas nem mesmo as crianças peculiares sabiam. Haha Ainda assim, também temos o contato com o mundo real, mesmo que seja no passado. A história acaba sendo recheada de drama, além de ter bastante ação.

O livro todo é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Jacob. Sobre a diagramação, tenho apenas elogios. Fiquei completamente encantada pelo trabalho da editora. As fontes usadas são bastante confortáveis e as páginas são amareladas, de papel suave. Os detalhes internos (e externos) estão maravilhosos. Todas as folhas possuem detalhes em marrom, nem que seja somente a borda inferior onde fica a paginação. Todo início de capítulo é bem marcado por uma página marrom com padrões desenhados. E as fotos — o livro é repleto delas, claro — recebem destaques especiais. Além de ser um livro de capa dura em um tom azul bem bonito, diferente da sobrecapa que a recobre. Amei demais e quero essa série completa para ficar embelezando minha estante! Hahaha


Só preciso reafirmar que essa série me pegou de jeito e sem dúvida está entre minhas preferidas atualmente. Recomendo a todos a leitura, capaz de cativar diversos estilos de leitor (desde que se interessem minimamente por fantasia, certo?). O autor fez uma obra fantástica e esse livro é ainda mais interessante que o anterior. Não perdi tempo e já adquiri a sequência. Apesar de não estar na minha meta do ano, estou pensando seriamente em passar na frente de todos e engrenar em Biblioteca de Almas... 😅 E você, já leu esses livros?

logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário