Filme X Livro: O Lar das Crianças Peculiares



O Lar das Crianças Peculiares | O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
Duração: 127 min X Páginas: 336
Direção: Tim Burton X Autor: Ransom Riggs
Estúdio: 20th Century Fox X Editora: Leya
Gênero: Aventura, fantasia
Classificação: 12 anos
Elenco: Asa Butterfield (Jacob), Eva Green (Srta. Peregrine), Ella Purnell (Emma), Terence Stamp (Abe), Samuel L. Jackson (Mr. Barron)

ATENÇÃO: Pode conter spoiler do livro e do filme!

Sinopse: Após a estranha morte de seu avô, o jovem Jake parte com seu pai para o País de Gales. Lá ele pretende encontrar a srta. Peregrine, atendendo ao último pedido do avô, que lhe disse que "ela contará tudo". Só que, ao chegar, descobre que o local onde ela viveria é uma mansão em ruínas, que foi atingida por um míssil durante a Segunda Guerra Mundial. Ao investigar a área, Jake descobre que lá há uma fenda temporal, onde a srta. Peregrine vive e protege várias crianças dotadas de poderes especiais.

Faz muito tempo mesmo que eu não posto um filme X livro aqui no blog! Aproveitando o tempo livre da quarentena, estou conseguindo assistir vários filmes que estavam na minha lista. Um deles era O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, que queria assistir desde que li no final do ano passado. Então vamos às comparações!


1) Qual foi seu preferido - o filme ou o livro?
Essa pergunta sempre tem a mesma resposta: com certeza foi o livro! O filme até parecia promissor no início e foi ótimo para visualizar melhor algumas coisas, mas depois seguiu um rumo totalmente próprio. Não que tenha sido ruim, mas o livro deixa tudo muito bem explicado, faz com que o leitor acredite que tudo aquilo pode ser real. Já o filme traz um ar muito mais fantasioso e do tipo "só aceita que é assim".

2) Quais foram as maiores diferenças encontradas?
Tiveram várias diferenças. Mudaram alguns personagens, mudaram o final. Mas acho que uma das principais foi a modificação da história sobre os etéreos e os acólitos. Também os tornaram seres meio diferentes de como são no livro e criaram um líder para eles. De certa forma, isso contribuiu para que o filme seguisse de outra forma. Além disso, acrescentaram aquele lance dos olhos. Por que essa cisma com os olhos? Hahaha


3) Houve mudanças relacionadas aos personagens? O que achou da escolha dos atores?
Sim, houve mudanças. A mais forte foi a mudança de Emma, que adquiriu o poder de flutuar da Olive (além de poder fazer umas coisinhas mais, um tanto bizarras). Com isso, Olive ficou com o domínio das chamas. Entendi que o objetivo da troca foi porque, na dinâmica do filme, o poder que deram para Emma foi essencial, mas senti falta do original. Também mudaram a idade de alguns personagens e acrescentaram umas coisas que não existem no livro, como a paixão entre Olive e Enoch. Por sinal, acho o Enoch do livro bem mais assustador do que o do filme. Haha Além disso, o amigo de Jacob, Ricky, não existe no filme. Mas não é algo que faz muita diferença. rs 
Sobre os atores, fiquei satisfeita com as escolhas. Talvez por já ter tantas outras diferenças, não tenho muito o que reclamar sobre isso. Minha expectativa não era muito bem definida rs

4) E o final?
Como eu comentei antes, fizeram uma grande mudança no final. Parece que eles não quiseram deixar brechas para uma continuação e deram um jeito de concluir logo ali. Eu espero que isso não tenha sido algum tipo de spoiler dos próximos livros, mas acredito que eles só tenham embolado um monte de informações e deram um jeito de finalizar aquilo. Seguindo a lógica do filme, até curti o final. Mas para isso tive que deixar totalmente os acontecimentos do livro de lado (e até fiquei surpresa por ter lidado tão bem com isso!), porque criaram uma coisa nova, um novo desenrolar. Na realidade, aquele final me deixou com uma pulga atrás da orelha que o livro nunca deixou, sobre questionamentos que viagens no tempo costumam causar quando não são bem explicadas.


5) Últimas comparações:
Bem, o filme tem a essência do livro. E só. Parando para analisar, as histórias são completamente diferentes. Eu até achei o filme legal, mas, gente, o livro é o livro. Se você quer ser encantado por esse mundo e sentir que ele é real, leia o livro. O filme deixa várias brechas, acrescenta coisas que não existem e, por fim, deixa a gente meio encucado. Só serviu para me deixar com mais vontade de ler o segundo volume. Hahaha
Por fim, eu vi muita gente criticando o filme por ser tão diferente. Realmente é um pouco decepcionante, mas a minha dica é: assista com a mente aberta. Ainda é um bom filme para passar um tempo.

Veja também: 
logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário