Sábias Palavras #1 Ester


>>Sábias palavras: Sei que muitas pessoas acham a Bíblia um livro chato e difícil de ler. Mas não verdade, ela tem muitas histórias maravilhosas, lições de vida, conselhos e até mesmo diversos estilos. Pode-se encontrar romances, mistérios, guerras, profecias, poesias e etc.



       Ester. Autor: Desconhecido. Cápitulos: 10. 17° livro da Bíblia. Escrito entre os séculos IV e I a.C
        Antes de começar é importante escolher a versão da bíblia, deixar de lê-la por ter palavras difíceis e uma linguagem antiga já não é mais uma desculpa aceitável, hoje existem inúmeras versões diferentes, tem a Nova versão Internacional, A bíblia do Século XXI, A Bíblia do Adolescente e etc, etc. A que eu gosto de usar é a Nova Tradução na Linguagem de Hoje, que traz um linguagem simples e fluida. Escolha a que preferir ^^ 
       Escolhi começar pelo livro de Ester, porque é um livro curto que conta uma linda história de amor, intrigas e reis. Já me disseram uma vez, que a história da Cinderela surgiu desse livro e faz sentido, porque existe sim uma certa semelhança.. 
         Tudo começa com um rei muito poderoso, Xerxes, também chamado de Assuero em algumas versões. Ele estava dando um banquete aos seus súditos e mostrava a todos suas conquistas e riquezas, Naquela época, as festas duravam dias e sempre havia muita fartura de vinhos e comidas, então no SÉTIMO dia de festa, o rei mandou que chamassem a sua rainha, Vasti, para mostrar sua beleza aos seus convidados, imagine o rei chamando-a para elogiá-la na frente de todos *o* Mas ela não quis ir =O Simples assim. Bem, Assuero ficou irado, então ele meio que se divorciou dela e começou a procurar por uma nova rainha que fosse ainda melhor do que a bela Vasti. A Cinderela. E assim conhecemos Ester, uma linda mulher, criada por seu primo, Mordecai, depois que seus pais haviam morrido.

"Ele gostou dela mais do que qualquer outra moça, e ela conquistou a simpatia e admiração dele como nenhuma outra moça havia feito." (cap 2. ver 17)

       Ester era judia e o rei tinha um primeiro ministro muito ganancioso chamado Hamã, que gostava de ser paparicado. Uma vez, o rei mandou os seus funcionários se curvarem diante dele por respeito, mas isso não deu muito certo, começou a subir à cabeça... Mordecai era judeu e não aceitava se curvar diante de ninguém, além de Deus, porque o curvar-se é um sinal de adoração. Hamã ficou tão furioso com isso que decidiu matar todos os judeus. aspirante a Hittler x.x

          O rei não sabia que Ester era judia e concordou com a decisão de seu primeiro ministro, que o enganou usando falsos argumentos e colocou o povo de Ester sob pena de morte. Assim, ela se tornou a única capaz de ajudar seu povo, mas precisará enfrentar um rei rígido e seu primeiro ministro, em quem ele confia. Sua lealdade estará com seu povo ou ela irá tentar se esconder na sombra de seu segredo?!  

          "Mordecai mandou o seguinte recado para ela: “Não pense que, por morar no palácio, só você, entre todos os judeus, escapará da morte. Se você ficar calada numa situação como esta, do Céu virão socorro e ajuda para os judeus, e eles serão salvos; porém você morrerá, e a família do seu pai desaparecerá. Mas quem sabe? Talvez você tenha sido feita rainha justamente para ajudar numa situação como esta!” (cap 4. ver 13-14)

          Depois de ler o livro de Ester, fiquei desejando que ele fosse maior, que tivessem mais detalhes sobre a sua vida, mas acredito que mesmo que sejam apenas poucas páginas, já é possível tirarmos valiosos ensinamentos sobre amor, lealdade, obediência e honra. ^^ Leiam!
logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário