Cheiro de livro novo: A Filha do Norte - Volume 2

Título: A Filha do Norte - Volume 2
Autora: Luisa Soresini
Páginas: 519
Editora: Arwen
Série: A Filha do Norte #2
Anterior: A Filha do Norte
Próximo: A Filha do Norte e o Pilar do Oeste
Avaliação: 4/5
Boa tarde, leitores! A resenha de hoje é de um livro que foi muito aguardado por mim, que li a parte 1 há quatro anos e desde então espero para saber o desfecho da história de Michelle com os irmãos Vergamini. A demora para ler a sequência foi ruim por um lado, por não lembrar muitos detalhes do anterior; por outro foi boa, já que há pouco tempo a nossa parceira Luisa anunciou o lançamento de mais livros! É isso mesmo, galera! O que era uma duologia, agora tornou-se uma série! 😄

"— Agora entendi a história que você contou sobre essa flor, Michelle — cochichou no meu ouvido meu nome. — Quando você a olha de longe, ela te mostra uma face simples e imperfeita. Porém, inesperadamente, quando você vira as costas, ela te revela a face mais magnífica e brilhante de todas, que deixam todas as outras flores a mercê de sua beleza. Você deve ter muita sorte para que essa flor se revele em frente aos seus olhos. Essa flor é como você, Michelle."


A segunda parte de A Filha do Norte começa exatamente onde o anterior havia sido finalizado. Danton, o líder dos Vergamini e mais perigoso de todos os irmãos, está de volta à mansão, extremamente forte e determinado a colocá-los em seus devidos lugares. Revoltado por seus irmãos terem sido fracos e estarem protegendo uma humana, ele ataca a todos sem pensar duas vezes.

"— Ingenuidade é sim um dos defeitos dela — Meredith falou e sorriu. — E uma das suas melhores qualidades."

No entanto, a coragem de Michelle é superior a ira do vampiro e logo ela o enfrenta, dando aos outros Vergamini forças para resistir ao irmão. Porém, Danton está decidido a domar a menina e beber do seu sangue, custe o que custar. O que ele não esperava era que ela possui uma força capaz de barrar até mesmo o monstro mais maligno, deixando-o sem forças.

"As relações que eles tinham iniciado superou as expectativas de todos e era tão grande que não podia mais ser quebrada. Mesmo que Michelle faça coisas que eles não gostem e mesmo que os Vergamini façam coisas que ela odeie, eles têm um laço inquebrável. Um laço de amor e sofrimento, tal qual uma família."


Enquanto Danton tenta bolar uma forma de subjugar Michelle, os dois vão se conhecendo e descobrindo mais coisas sobre o passado um do outro do que poderiam imaginar. Segredos que ninguém alcança. Sentimentos bem escondidos. Por trás de seu ar de durão, Danton esconde tristezas de sua infância. E Michelle ainda não se sente capaz de reviver as lembranças da vida que teve após a morte de sua família, acontecimentos que ela prefere fingir que nunca existiram.

"— Há erros que não podem ser perdoados, outros nem devem ser perdoados.

Suspirei.
— Você pode ter razão, tem coisas que são insubstituíveis, que são imperdoáveis. Porém todos merecem uma segunda chance (...). Não podemos parar no tempo e viver nos culpando pelos nossos erros do passado, ou nunca conseguiremos viver, só existir."

O passado de Michelle nunca a deixou completamente livre, e quando ela finalmente começa a sentir-se segura e confortável em um lar, rodeada de pessoas que a amam, ele vem cobrar seu preço. Tudo vem à tona da pior forma possível e o monstro a quer de volta. E ele não vai desistir enquanto não levá-la, nem que para isso precise derrotar cada um dos Vergamini e destruir toda a cidade de Mafaldi. O monstro conhece cada uma das fraquezas de Michelle e está mais determinado do que nunca a usar isso a seu favor.

"— (...) Você não é uma mentirosa. É uma garota gentil que não consegue odiar ninguém, que só quer sair da escuridão. Intensa. Forte. Amável. Agora sei porque aquele homem desejava tanto seu poder. Porque esse poder é imensuravelmente grande para ser controlado e poderoso demais para ser aprisionado."


Michelle continua a mesma de sempre. Bondosa, sempre tentando ver o lado bom das pessoas, mas nunca enxergando as próprias qualidades, sempre se achando inferior aos outros e não merecedora de coisas boas. Essa submissão em excesso chega a ser irritante, apesar de compreensível quando conhecemos sua história. Mas isso acaba influenciando bastante sua relação com os irmãos Vergamini, principalmente com os mais possessivos (lê-se Danton), o que pode dar uma visão de relacionamento abusivo em vários momentos. Eu entendo que eles são monstros e que eles a amam sim, mas abre o olho com algumas atitudes aí, Michelle! Apesar de algumas reclamações, também vi um enorme crescimento nela e a descoberta de uma força incrível. Fiquei muito feliz com essas mudanças. Os irmãos nós já conhecemos do livro anterior, exceto Danton, que se mostra o mais difícil de lidar. Ele é bastante egocêntrico e controlador, além de ter umas explosões de raiva com frequência. Não teve jeito, meu queridinho continuou sendo o fofo do Christofer e também peguei um apego especial pelo Carl. Ainda poderia continuar falando horas sobre todos eles, mas não posso. Haha Sobre o tal monstro, ele finalmente aparece na história e só posso dizer que fiquei chocada. Sério. No spoilers! Elza e Meredith realmente têm uma participação maior dessa vez, como eu esperava, mas ainda sinto que poderiam ser mais exploradas (e mais atentas).

"— (...) Vocês deram tudo a uma garotinha que não tinha nada, que perdeu tudo. Vocês deram a ela um lar, proteção, amigos e uma família. Vocês deram a ela amor. Acharam que Michelle não iria retribuir?
— (...) Michelle ama intensamente tudo e se apega as coisas com todas as suas forças. Mesmo fazendo de tudo para ficar longe, para não se apegar a nada e para manter aquela barreira odiosa dentro dela."

Achei o enredo desse volume mais lento e algumas vezes repetitivo, principalmente no início. Parecia que a lógica do anterior se seguiria, apenas mudando o foco para Danton. E quando todos os irmãos resolviam fazer a mesma coisa, Michelle precisava lidar com cada um individualmente. Como são sete, acabava levando umas boas páginas. Mas na hora que tem a reviravolta, foi difícil largar o livro até chegar ao fim. Muitas revelações e emoções! Enfim conhecemos o passado da Michelle e o motivo de seus medos, além de novas descobertas sobre si mesma, que de certa forma já eram esperadas pelo leitor.


Detalhe interno do livro
Assim como o anterior, o livro é narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista dos mais diversos personagens: Michelle; os irmãos Vergamini; as bruxas; entre outros, inclusive um narrador, quando a narrativa passa a ser em terceira pessoa momentaneamente. Eu só fiquei me perguntando como ficava a cabeça da Luisa na hora de escrever esse livro, com tantos personagens falando ao mesmo tempo. Hahahaha Porque muitas vezes os trechos eram de poucos parágrafos e logo mudava o narrador. Dessa vez, antes de cada mudança, havia o nome do narrador, o que ajudou bastante durante a leitura. O livro segue o mesmo padrão do anterior, de história continua, sem capítulos. As únicas pausas realmente são as trocas de ponto de vista. Isso me deixou um pouco angustiada em alguns momentos, como se eu nunca tivesse um tempo certo para parar a leitura. rs Mas dá para se acostumar.

Nova capa

O interior do livro está muito bonito. Tenho que admitir que a falecida editora fazia um belo trabalho nos detalhes e na diagramação. Senti apenas que poderiam ter escolhido uma fonte um pouquinho maior, às vezes após um tempo lendo, começava a sentir cansaço. Outra coisa de que preciso reclamar é da revisão. Encontrei muitos erros durante a leitura e isso me incomoda bastante. Poderiam ter feito um trabalho muito melhor, principalmente porque o livro não precisou de tradução. A capa escolhida também não acho que combine muito com o livro, eu gosto bem mais da do primeiro volume e também da nova que a autora colocou para o e-book (vou deixar aqui ao lado para vocês tirarem suas próprias conclusões).

Por fim, preciso dizer que fiquei satisfeitíssima com a conclusão da duologia. Foi diferente do que eu imaginava, a Luisa me surpreendeu muito positivamente e gostei do desfecho que ela deu para nossa querida Michelle. Fiquei ainda mais feliz quando soube que a série foi expandida e teremos mais desses personagens! O terceiro livro, A Filha do Norte e o Pilar do Oeste já está à venda na Amazon! 😍


Título: A Filha do Norte e o Pilar do Oeste #3
Páginas: 343
Sinopse: Em A Filha do Norte e o Pilar do Oeste, veremos Michelle enfrentar um novo objetivo: lidar com a Bruxa do Oeste, Blair Merlion, irmã de Elza e Meredith, para conhecer seus novos poderes. Contudo, para lidar com ela, Michelle terá que abdicar de algo muito importante em prol do seu próprio interesse e objetivo. Será que ela e os irmãos Vergamini estarão dispostos a fazer esse sacrifício por algo de extrema importância? Esse encontro reservará grandes conflitos e tratará a tona segredos que nem mesmo a própria Michelle sabe sobre sua origem.

Leia também:
logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário