Cheiro de livro novo: O Doador de Memórias

Título: O Doador de Memórias
Autora: Lois Lowry
Páginas: 185
Editora: Arqueiro
Série: O Doador de Memórias #1
Próximo: A Escolhida
Avaliação: 4/5

Boa tarde, leitor! Desde que assisti ao filme, fiquei encantada com essa história. Resolvi que queria ler, já que o livro costuma ter um enredo mais completo. Então, quando encontrei esse livro sendo vendido baratíssimo no ano passado, não resisti e comprei. Foi um dos que menos enrolei para ler, já que realizei a leitura em 2018 mesmo.

"Mas Jonas experimentara tristeza de verdade. Sentira um grande pesar. E sabia que não havia consolo rápido para emoções assim.
Eram mais profundas e não precisavam ser expressadas. Eram sentidas."


Jonas tornará-se um Doze em breve, e está ansioso pois receberá sua função na sociedade, iniciando seu treinamento para a futura atuação profissional. Seus pais estão satisfeitos com os cargos que exercem. Sua mãe trabalha aplicando justiça aos que cometem infrações. Seu pai cuida das crianças-novas, os bebês que ainda não possuem sua própria família.

"(...) Às vezes gostaria que me pedissem para usar minha sabedoria mais vezes: há tantas coisas que eu poderia lhes dizer, coisas que seria bom que modificassem! Mas eles não querem mudanças. A vida aqui é tão ordenada, tão previsível. Tão indolor. É como eles escolheram."

A comunidade vive em perfeito funcionamento e todas as pessoas são saudáveis, alegres e com vidas ideais e bem planejadas. As unidades familiares não são formadas por amor. Os cônjuges são unidos de acordo com suas características, para que vivam em harmonia. Os filhos são designados quando sentem que é o momento de cuidar deles. As crianças devem ser obedientes e dedicadas a cumprir seu papel. Tudo é sempre mantido em ordem e as emoções são subjugadas.

"Jonas deu de ombros. Aquilo não o preocupava. Como seria possível alguém não se adaptar? A comunidade era tão meticulosamente organizada, as escolhas eram feitas com tanto cuidado!"

Os Anciãos são as pessoas que tem o poder de coordenar todas as funções, mantendo as pessoas sob controle e a sociedade em equilíbrio. Jonas sabe que eles nunca erram em suas escolhas, mas está apreensivo sobre qual será a atribuição que irão designar para ele. Mesmo tendo exercido diversas atividades, nunca sentiu que se encaixasse em alguma ao ponto de fazer aquilo a vida inteira.

"— Honra — disse ele em tom firme. — O que me concederam, o que possuo, é uma grande honra. Como você. Mas vai descobrir que isso não é o mesmo que ter poder."


No entanto, as coisas tornam-se inesperadas no momento em que Jonas é escolhido como o novo Recebedor. Sua vida nunca será como a das outras pessoas, pois ele carrega o fardo da maior responsabilidade da comunidade: ser o guardião de todas as memórias. Acontecimentos do passado, emoções reais, objetos, animais, cores, lembranças de que ninguém tem conhecimento... Tudo em apenas uma mente. Ele sabe que deve ser forte e corajoso para enfrentar o que está por vir, mas começa a acreditar que tem algo errado em sua sociedade perfeita. E está disposto a ir atrás de mudanças.

"— Adquirimos controle sobre muitas coisas. Mas tivemos de abrir mão de outras.
— Não deveríamos! — exclamou Jonas, exaltado.
O Doador surpreendeu-se com a segurança da reação de Jonas. Depois deu um sorriso irônico.
— Você chegou muito depressa a essa conclusão — disse. — Levei vários anos para isso. Talvez adquira sabedoria muito mais rápido do que eu."

Jonas ainda é um menino e tudo que conhece é esse mundo em que foi criado. Ele é inteligente e aprende rápido. Após compreender a importância das memórias que o Doador começa a passar para ele, enxerga o mundo de uma forma nova e ampla e tem ânsia para descobrir o que mais escondem de todos. O Doador é um senhor que não suporta mais o peso de carregar todas as memórias sozinho. É difícil aguentar tanta dor e sofrimento sem poder compartilhá-los; nem mesmo as lembranças felizes e amorosas são capazes de ajudar. Encontra em Jonas um refúgio e ambos aprendem juntos. Ele tem fé de que Jonas vai saber fazer o que é certo. A família de Jonas é legal, mas é difícil de se apegar. É tudo muito artificial nessa comunidade. A irmãzinha dele, Lily, é a mais espontânea, por ainda ser nova. E Gabe, uma criança-nova que surge no meio da história, também é bem fofo, mais ainda é apenas um bebê. Senti falta de maior presença dos amigos de Jonas, principalmente de Fiona, que tem um grande destaque no filme.

"— Há muito mais. Há tudo que está além, tudo que é Alhures, e tudo que ficou para trás, e atrás do atrás, e atrás desse atrás. Recebi todas essas lembranças quando fui escolhido. E aqui neste quarto, completamente sozinho, eu as revivi inúmeras vezes seguidas. É assim que se adquire sabedoria. E é assim que damos forma ao nosso futuro."


O enredo é bem interessante. Achei que seria mais complexo, mas a leitura é leve e as reflexões vão surgindo aos poucos. Até que ponto é bom viver de forma alienada? Sem saber o que de fato você está fazendo? Sem saber o que é sentir emoções verdadeiras? São tantas questões, abordadas suavemente. A autora fez um trabalho excelente. É possível compreender porque um dia as pessoas decidiram que as coisas seriam assim, mas será que realmente valeu a pena? Apesar de ser reflexivo, também senti que tudo passou muito rápido e que no final muitas incógnitas foram mantidas. Praticamente não descobrimos nada, o que me deixou muito curiosa para ler o próximo, mas sei que provavelmente irei me frustrar, já que não tem relação com o que ocorre nesse livro.

A narrativa é em terceira pessoa, seguindo o ponto de vista de Jonas. A diagramação do livro é simples, com fontes confortáveis. As páginas são amareladas e os capítulos bem divididos. A revisão está ótima, não lembro de encontrar erros durante a leitura. Eu só não gosto muito dessa capa, que é a capa do filme, porque tenho preconceito com capas de filme mesmo... E os personagens no filme são bem mais velhos do que no livro, o que acaba destoando a imagem deles.

Essa foi uma das minhas leituras mais significativas do ano passado. Não só por ser um livro que eu queria muito ler, mas por todas as reflexões que foi capaz de trazer, apesar de ser curto. Agora pretendo ler o segundo e saber o que mais a autora reserva para esse mundo distópico. E você, já conhece essa história?

Leia também:
Resenha da Isabela
logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário