Cheiro de livro novo: Laços do Espírito

Título: Laços do Espírito
Autora: Richelle Mead
Páginas: 426
Editora: Agir
Série: Academia de Vampiros #5
Anterior: Promessa de Sangue
Próximo: Último Sacrifício
Avaliação: 5/5

Essa série me ganhou completamente e não consigo parar de ler! Assim que terminei Promessa de Sangue, já emendei a leitura do penúltimo livro. Ainda bem que tive a ideia brilhante de comprar logo o box, porque não ia aguentar ficar esperando para comprar o livro seguinte toda vez que acabasse uma leitura. hahaha

"— (...) Bem, o futuro está sempre mudando. Se não tivéssemos escolhas, não faria sentido viver."


Rose passou por poucas e boas durante sua aventura na Sibéria, e retornou para a São Vladimir. Por sorte (e por ser uma aluna excelente), foi aceita de volta, apesar de tudo que aprontou. Ela e Lissa finalmente estão concluindo sua formação e a ansiedade envolve as duas amigas.

"Era impressionante, como pensei, o que os amigos fazem uns pelos outros. As últimas semanas haviam sido uma prova irrefutável disso."

Depois de tudo que precisaram enfrentar, Lissa e Rose voltaram a ficar próximas, como não estavam há algum tempo. A princesa Moroi está decidida a não sair mais do lado da amiga, não importa o que venha a acontecer. Rose está frustrada após ter fracassado em matar Dimitri. Manteve-se quieta ao terminar os últimos meses de escola, mas sabe que seu encontro com o temido Strigoi está cada dia mais próximo. Ele está sempre sondando, mandando cartas, apenas esperando uma brecha para concluir o serviço e matá-la. Rose também decidiu cumprir sua promessa a Adrian e eles estão namorando. Adrian revelou-se um ótimo namorado, atencioso, prestativo e romântico, e tem feito Rose feliz, apesar dela nunca abandonar o que sente por Dimitri.

"— (...) Desde que você se tornou obcecada por transformá-lo, anda confusa quanto a mim. Não importa o que aconteceu entre nós, você nunca se entregou por completo ao nosso relacionamento. Eu queria acreditar no que você me disse. Pensei que você estivesse pronta... mas não está."


Ainda que tenha ficado sossegada, assim que se vê livre da escola Rose já tem todo o plano traçado e não perde tempo. Dimitri está cada vez mais próximo e, se ainda tem esperança de descobrir como transformá-lo novamente em dampiro, precisa correr. Sua missão não será fácil e inclui a ajuda de alguém que ela gostaria que apodrecesse na prisão: Victor Dashkov. Infelizmente, para conseguir sua colaboração, precisará oferecer a ele a única coisa que não pode ter: liberdade. Após tudo que passaram nas mãos desse criminoso, ir até ele será um desafio físico e emocional para Rose e Lissa. Mas, mesmo que consigam, será que estarão preparadas para o que mais for preciso fazer? Será que é realmente possível trazer um Strigoi de volta? As amigas precisarão lutar contra todos os seus medos nessa aventura. Mas, dessa vez, estarão juntas.

"— (...) Neste exato momento... neste exato momento... você tem o mundo. Um universo de sensações além das que os outros têm, a compreensão de outra pessoa que ninguém pode ter. Perder isso... ter isso arrancado de você... a faria desejar a morte."

É difícil acreditar que Rose realmente aguentou esperar até sua formatura antes de retornar aos seus planos loucos. Ela até deu uma chance ao Adrian, o que achei que nunca fosse acontecer! haha Os dois juntos são bem fofos, ele é carinhoso e paciente de uma forma que também me surpreendeu. Mas não tem como não ter pena dele, já que Rose não consegue se entregar totalmente ao que sente, porque é abafado pelo que sente por Dimitri. E preciso sim fazer uma crítica aqui: ela se tornou completamente obcecada por Dimitri. Essa obsessão faz com que seja ainda mais imprudente do que já era, seus planos beiram a insanidade. Tudo isso por amor? Será que vale a pena se arriscar assim e ainda arriscar a vida dos amigos? Eu fiquei assustada de verdade com algumas escolhas dela. Mas não foi só a Rose que me surpreendeu. Lissa também teve grande participação nos planos loucos e mostrou que sua habilidade em dominar o espírito está melhorando cada vez mais. Mas ela também me irritou em alguns momentos, principalmente com sua insistência em não dar outra chance ao Christian. Eu não sei qual desses dois cabeçudos era o que estava dificultando mais o andamento das coisas. Vontade de sacudir e falar "vocês se amam, se beijem de uma vez!". 😂


"Se é que aprendi alguma coisa sobre a vida e o amor, foi que havia coisas tênues que podiam acabar a qualquer momento. Ter cuidado era essencial — mas não a ponto de desperdiçar a vida." 

Assim como o anterior, esse livro é repleto de ação. Era difícil encontrar um momento calmo para conseguir fazer uma pausa da leitura. Uma emoção atrás da outra, um acontecimento mais bombástico que o de antes. Novamente é um livro que traz uma visão nova para o mundo dos vampiros, com descobertas e situações que podem mudar o futuro da sociedade.

A narrativa continua sempre pelo ponto de vista de Rose, em primeira pessoa. A diagramação é idêntica a dos livros anteriores, as fontes são confortáveis, com letras grandes, as páginas são amareladas. Encontrei bem poucos erros de digitação. E já falei que não gosto das capas dessa série, né? Não combinam, não adianta insistir...

"— Seu otimismo... sua crença de que pode fazer qualquer coisa acontecer. Ah, Rose. É uma das coisas mais maravilhosas em você. Também é uma das coisas mais irritantes."

Por fim, só queria dizer que já engrenei logo na leitura do último livro da série e não vejo a hora de concluir. Laços do Espírito terminou de forma chocante (o que não é novidade) e tudo pode mudar a partir de agora. É triste saber que uma série tão boa está chegando ao fim, mas ao mesmo tempo me sinto ansiosa para saber como tudo vai se resolver. Me apeguei muito aos personagens e sei que vou sentir falta dessa história. E se você leu essa resenha, mas ainda não leu a série, está esperando o quê? Vem se apaixonar também! ❤️



Leia também:
logoblog