Livros *----* Can you keep a secret?

Título; Can You Keep a Secret?
Autora: Sophie Kinsella
Páginas: 368
Editora: Dial Press Trade Paperback
Avaliação: 4/5

Comecei a ler esse livro porque eu estou muito consciente da necessidade que tenho de aperfeiçoar meu inglês. Sou formada pelo CCAA, mas a cada dia que passo sem a prática da língua sinto como se todo o dinheiro e tempo investido no curso estivessem indo pelo ralo. A minha última professora inclusive me incentivou a ler livros em inglês, sabendo do meu gosto pela leitura e foi ela quem me recomendou a Kinsella. Eu já havia lido um livro dela em português (Fiquei com o seu Número) e gostei bastante, seus romances são muito divertidos. Foi assim que comprei o e-book Amazon de "Can you keep a secret?". 

Emma Corrigan é assistente de Marketing de uma empresa de bebidas, ela almeja uma promoção e foi com muita insistência que conseguiu a oportunidade de representar a Panther Corporation no evento realizado por um parceiro da empresa, a Glen Oil. Mas, as coisas não saem exatamente como planejado e além de derrubar uma bebida em cima de um dos diretores da Glen Oil, Emma precisará voltar para casa com notícias não muito agradáveis. Os ventos não parecem estar muito favoráveis à Panther Corporation e muito menos à Emma Corrigan.

"I’ve always had this deep-down conviction that I’m not like everybody else, and there’s an amazingly exciting new life waiting for me just around the corner."

Então, numa tentativa de esquecer todos os desastres que vivenciou, Emma acaba bebendo um pouco mais do que deveria antes de embarcar no avião de volta para casa. Ela não chega a ficar completamente bêbada, mas digamos que ela tenha ficado um pouco falante... Quando o avião começa a passar por turbulências, ela não consegue se controlar e acaba despejando todos os seus segredos no seu vizinho de assento, ela lhe conta todos os detalhes de sua vida, desde o fato de ter mentido em seu currículo e o seu relacionamento com seus colegas de trabalho, até questões pessoais sobre seu namoro e família. Emma desnuda a sua alma e sentimentos à um completo estranho. Mas, qual seria a probabilidade de encontrá-lo outra vez? Ela nunca poderia imaginar que o encontraria no próximo dia de trabalho ou que ele seria o dono da Panther Corporation.

A partir daí, Emma vê seu mundo virar completamente de cabeça para baixo e começa a repensar sua vida e relacionamentos. Seria saudável ter tantos segredos de seus amigos e familiares? Você pode imaginar a sensação que seria ter uma pessoa completamente estranha que soubesse tudo sobre você? Qual seriam as consequências se ela resolvesse contar seus segredos para alguém? Ela se sente em uma corda bamba e como se não bastasse isso, a verdade é que Emma não se lembra de tudo que contou pra Jack Harper e ele gosta de alfinetá-la fazendo referências aos seus segredos. Pior do que isso, só se ela começasse a se apaixonar por ele, não é mesmo? Ops..

"Because what I’ve really learned is, if you can’t be honest with your friends and colleagues and loved ones, then what is life all about?"

Emma é uma mulher com opiniões bem definidas, tem um relacionamento estável com Connor, um colega de trabalho que, inclusive, acabou de lhe chamar para morar com ele. Mas, apesar de todos dizerem que eles são o casal perfeito, Emma sente como se o amor entre os dois estivessem se esfriando. Ela é uma mulher comum, deseja se realizar profissionalmente e está cansada de se comparar a outras pessoas, bem como de ser feita de trouxa pelos seus colegas de trabalho ou pela sua prima, que mulherzinha irritante. Já Jack é um homem muito misterioso, dono de uma grande fortuna, ele tem o desafio de reerguer a Panther Corporation da crise em que ela se encontra.

'A relationship is a game of chess!” retorts Jemima, brushing mascara onto her lashes. “Mummy says you always have to look ahead. You have to plan strategically. If you make the wrong move, you’ve had it.” '

Essa foi minha segunda experiência em ler um livro completamente em inglês e a leitura não foi tão fácil. A linguagem de Can you keep a secret? não é tão simples, pois possui muitas gírias. Mas, eu até consegui fazer uma boa leitura, mesmo que um pouco lenta. A história é bastante divertida e isso me ajudou a continuar, além de me manter interessada no desenrolar do enredo. Porém, não recomendo para iniciantes, talvez para estudantes intermediários da língua. O aplicativo Kindle ajuda bastante a leitura em inglês, pois ele possui dicionário, aplicações de frases e ainda um tradutor, basta selecionar a palavra que você está com dificuldade de entender, que ele lhe mostra as ferramentas de auxílio disponíveis. Parece que o livro será adaptado para as telonas, o longa ainda não tem data prevista para estreia, mas eu certamente irei conferir o resultado quando ele for lançado.

"I’m so inspired, I think I’m going to write a book on relationships. It will be called Don’t Be Scared to Share, and it will show that men and women should be honest with each other and they’ll communicate better and understand each other, and never have to pretend about anything, ever again."
logoblog