Filme X Livro: Todo Dia



Todo Dia
Duração: 95 min X Páginas: 277
Direção: Michael Sucsy X Autor: David Levithan
Estúdio: Orion Pictures X Editora: Galera Record
Gênero: Romance, fantasia, drama
Classificação: 12 anos
Elenco: Angourie Rice (Rhiannon), Justice Smith (Justin), Lucas Jade Zumann (Nathan), Owen Teague (Alexander)
Lançamento: 26/07/2018

ATENÇÃO: Pode conter spoiler do livro e do filme!

Sinopse: A tem o incrível poder de acordar todos os dias em um corpo diferente, independente de gênero, cor ou idade. Sua rotina de constante adaptação, no entanto, ganha ares tristes quando acorda no corpo de Justin e acaba se apaixonando perdidamente pela namorada dele, Rhiannon.


1) Qual foi seu preferido - o filme ou o livro?
Dessa vez, terei que dizer o clássico: o livro é melhor. Por vários motivos, mas principalmente porque o filme acabou sendo um romance adolescente bem superficial e o livro foi capaz de proporcionar muitos momentos de reflexão.

2) Quais foram as maiores diferenças encontradas?
A primeira diferença, que é bem importante, é que, ao contrário do livro, o filme acontece pelo ponto de vista de Rhiannon. No livro nos conectamos muito mais com A, conhecemos seus sentimentos profundamente e conseguimos conhecer bem cada uma das pessoas que habita. Porém, o filme não tem tanto esse foco, o que acaba perdendo bastante da abordagem diversificada que me maravilhou no livro. Ainda consegue trazer a tona temas como diversidade sexual, depressão e relacionamentos abusivos, mas não com a intensidade que o livro aborda. Além disso, a questão de não conseguir manter-se no mesmo corpo é tratada com mais banalidade, acredito que para dinamizar o filme. Nathan também é um personagem que nem de longe recebe o destaque que apresenta no livro, mas nesse caso foi porque os diretores preferiram salientar o romance dentre todas as coisas, inclusive os problemas que A gera por ser como é. Essas foram apenas as diferenças grandes, que alteram realmente o enredo do filme, mas sempre existem aquelas outras pequenas, que só quem leu o livro pouco tempo antes de assistir ao filme lembra e se incomoda.


3) Houve mudanças relacionadas aos personagens? O que achou da escolha dos atores?
Gostei bastante da escolha dos atores. Rhiannon foi como eu imaginava; Justin foi diferente, mas eu não tinha uma ideia muito bem formada de sua aparência, então não fez muita diferença; A, bem, teve diversas aparências e a grande maioria delas condizia com os personagens do livro. O que mais me surpreendeu foi Nathan, que conseguiu ser idêntico ao que eu imaginei. haha A atuação de todos foi dentro dos padrões.

4) E o final?
O final foi dentro do esperado. O principal está lá, mas não tinha como ser exatamente igual ao livro, já que uma parte dos acontecimentos foi deixada de lado no filme. O que me incomodou um pouco foi a forma como as coisas aconteceram, que foi totalmente diferente. Mas, no fim das contas, a mensagem foi passada.







5) Últimas comparações:

De um modo geral, eu gostei bastante do filme. Claro que não chega nem perto do livro, que tem um enredo muito mais complexo e capaz de nos fazer refletir sobre vários assuntos. Mas eu sei que o objetivo do filme foi ser um romance adolescente, e não posso negar que a essência do livro está presente durante o desenvolvimento da trama, além de ser leve e divertido. Achei até interessante, por nos aproximar de Rhiannon e nos mostrar muito mais de sua vida e sua família. Porém, se eu tiver que recomendar um ou o outro, certamente recomendo o livro. 😉 

Veja também:
Resenha de Todo Dia

Trailer:

logoblog