Livros *----* Não Chore, Não


Título:Não Chore, Não Autora: Mary Kubica Páginas: 304 Editora: Planeta de Livros Brasil
Avaliação: 4/5

Comprei esse livro na lojinha virtual do Livros e Citações, ele estava em promoção devido à Black Friday e, se me lembro bem, paguei apenas 15 reais + frete. Foi minha primeira leitura do ano e eu estava com muitas expectativas porque adoro um thriller psicológico e já fazia algum tempo que não lia nada do gênero.

Tudo começa quando Quinn acorda em uma manhã de domingo e percebe que sua colega de apartamento não está em casa e a janela de seu quarto, que dá para a escada de incêndio, está aberta, como se ela tivesse saído às pressas pela saída de emergência. Quando Esther não volta para casa, Quinn liga para a emergência e ela e seu amigo Ben decidem que irão encontrá-la. Mas eles começam a descobrir diversas pistas suspeitas sobre Esther e Quinn se pergunta se, na verdade, não é ela quem está em perigo.

"Minha vida vale mil e quinhentos dólares?
Vale para mim.
Como se parece um assassino de aluguel? [...], eu me pergunto de novo, ficando mais e mais assustada. Ele é grande, brusco, tem voz gutural e ríspida? Lutadores de vale-tudo me vêm à mente. Mas vêm, também, homens magérrimos com piercings no rosto e um milhão de tatuagens. Viciados em drogas, esqueléticos. E então há os carecas, barrigudos e com óculos. Eles também me vem à mente. Um assassino é um deles ou todos eles? Ou uma combinação dessas características? É sempre um ele ou às vezes pode ser ela? [..] Será possível que Esther tenha contratado esse homem para tirar a minha vida?"


Por outro lado, conhecemos Alex, um jovem que terminou a escola e agora trabalha em uma lanchonete na pequena cidade em que vive. Ele cuida do pai alcoólatra e por isso acabou recusando uma bolsa de estudos. Desde então, tudo parece estar em câmera lenta, as vezes ele se pergunta o que está fazendo com a sua vida, ao mesmo tempo em que não vê outras alternativas para seguir. Até o dia em que entra uma garota diferente na lanchonete, ela parece saber o que quer e há algo nela que o atrai.

Aos poucos, Alex acaba se aproximando dela, mas as respostas ainda são escassas. O que ela estaria fazendo naquela cidade pequena? Quanto tempo ficaria? Porque está dormindo na casa abandonada e não em um hotel? Porque fica observando o consultório de psicologia do outro lado da rua da lanchonete em que ele trabalha? Qual é o seu nome? Quem é essa mulher misteriosa que tem mexido tanto com sua cabeça? A verdade é que ele não sabe nada sobre ela. E, nem nós. Ela parece ser Esther Vaughan, mas o fato de não revelar seu nome à Alex nos deixa com uma pulga atrás da orelha. 


Essa falta de informações se mantém até a página 200 junto à uma leitura lenta e um tanto cansativa. Pois, as pistas que a autora nos entregou até então não nos me permitem montar um quadro completo, mais parecendo peças soltas em meio a um imenso quebra-cabeça. Apenas quando cheguei na página 204, que finalmente comecei a conhecer a protagonista, a descobrir sobre o seu passado e a entender o que de fato havia acontecido. Nessa hora a leitura engrenou e as ultimas 100 páginas passaram num piscar de olhos, eu simplesmente me sentei no meu sofá e terminei o livro.

O livro se divide entre os pontos de vista de Quinn e Alex. Quinn não é uma personagem que nos conquista facilmente, ela é preguiçosa e egoísta. Mas quando cheguei no primeiro capítulo do Alex, fiquei um pouco perdida, sem saber onde ele se encaixava na história e porque raios ele estava narrando aquilo, mas isso logo se esclareceu. Porém, sinto que a autora poderia ter sido mais sucinta em sua narrativa, pois o livro tem uma premissa muito interessante e eu gostei bastante do final que ela criou para seus protagonistas, então não pude evitar sentir como se a história não tivesse sido explorada da melhor forma possível, já que boa parte do livro segue num ritmo tão maçante.

Leia também:
logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário