Livros *----* A Marca de Atena

Título: A Marca de Atena
Série: Os Heróis do Olimpo #3
Autor: Rick Riordan
Páginas: 480
Editora: Intrínseca

Avaliação: 5/5

Essa é uma série que eu havia abandonado há alguns anos, para vocês terem uma ideia, eu li O Filho de Netuno (vol 2) em 2012! E, eu não teria voltado a lê-la por mim mesma, mas a Pri leu a série inteira e desde então vem me incentivando a retomar a leitura, ela inclusive deixou os livros 3, 4 e 5 na minha casa para que eu não tivesse desculpas. Mas, mesmo assim, eu ainda enrolei um bom tempo para ler A Marca de Atena, até que o encaixei na maratona literária que organizamos no final de 2018.

A Marca de Atena começa com Annabeth, Piper, Jason e Leo a bordo do Argo II, o navio de guerra voador de Leo, navegando em direção ao acampamento para semideuses romanos em Nova Roma, onde esperam encontrar Percy. Além de não saber ao certo como será o encontro com os romanos, que sempre foram inimigos dos gregos, Annabeth ainda carrega consigo o peso da tarefa que Atena lhe incumbiu, "Siga a Marca de Atena. Vingue-me", ela lhe disse. Sem falar na missão que eles estão tentando cumprir, de impedir o despertar de Gaia e fechar as portas da Morte, que ficam nas terras antigas (a Roma original) para que os monstros não estejam sempre retornando do Tártaro.

"Ela estremeceu. Adorava aquela arquitetura. As casas e jardins eram muito bonitos, muito romanos, mas ela se perguntou porque coisas bonitas tinham que ser maculadas por fatos históricos terríveis. Ou seria o contrário? Talvez a história terrível tornasse necessário construir coisas bonitas, para mascarar os aspectos mais sombrios."

Ao chegarem à Nova Roma, os romanos Hazel e Frank também se ajuntaram ao grupo. Mas, o livro se divide entre os pontos de vista dos semideuses gregos: Annabeth, Piper, Percy e Leo, apesar de que Annabeth está muito mais em voga do que os demais personagens.  Há ainda uma competição entre Percy e Jason que me pareceu um tanto infantil. Na verdade, apesar de terem crescido, pois Percy e Annabeth tinham apenas 12 anos no primeiro livro, O Ladrão de Raios, eles ainda possuem muito a amadurecer, pois é visível a insegurança que nutrem quanto às suas próprias habilidades e capacidades. Além do fato deles ainda estarem se conhecendo quanto grupo e precisarem aprender a confiar uns nos outros e a trabalharem juntos.


"Aquilo o fez sentir-se culpado e um pouquinho egoísta por ficar ali discutindo com ela. Annabeth precisava fazer essa missão. O destino do mundo talvez dependesse disso. Mas parte dele queria dizer: esqueça o mundo.  Ele não queria ficar sem ela."

Bem, é claro que as coisas não saíram exatamente como o planejado e nossos protagonistas tiveram que sair fugidos de Nova Roma e ainda adicionaram à sua missão a tarefa de encontrar e resgatar Nico di Angelo, irmão de Hazel. Há ainda um clima esquisito entre Hazel, Leo e Frank, parece que pode surgir um triangulo amoroso daí, mas o autor não deixa muito claro se irá investir nisso. Já quanto à Percy e Annabeth, foi fofo demais vê-los juntos outra vez, achei bastante maldoso da parte do autor separá-los quando eles finalmente assumiram o relacionamento.

Resumindo, eu adorei ter retomado a série, foi fácil demais me reambientar à história e o livro terminou de forma bastante aflitiva, como de costume. Espero concluir a saga ainda esse ano. A escrita do Rick é ótima e tudo se passa muito rápido devido à grande quantidade de aventuras e ao tempo sempre apertado das missões, não dá pra ficar entediado lendo Rick Riordan.

"Atena uma vez dissera a Percy qual era seu defeito mortal: ele era leal demais aos seus amigos. Não conseguia ver o todo. Salvaria um amigo mesmo que isso destruísse o mundo."


 



Veja também:
logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário