Livros *----* Enders

Título: Enders - Ninguém é realmente o que parece.
Série: Starters #2
Autora: Lissa Price
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito

Avaliação: 4/5
 
Já faz bastante tempo que li Startes e eu amei o livro. Logo que finalizei a leitura, tentei ler Enders em inglês, porque ele não havia sido lançado no Brasil, mas na época eu ainda estava estudando a língua e acabei desistindo no início do livro. Um tempo depois, eu consegui o livro em uma troca no Skoob, mas acabei deixando-o na estante até que o encaixei no desafio Um livro que está encalhado na sua estante há mais de um ano da maratona literária de fim de ano que promovemos no blog.

Callie conseguiu a demolição da Prime Destinations e ela e seu irmão foram adotados legalmente por Lauren, a amiga de Helena. Desde então, ela, Michael e Tyler têm vivido na mansão de Helena e tudo parece ter finalmente se ajeitado. Seus únicos incômodos são o fato de não ter conseguido tirar o micro-chip de sua cabeça e saber que o Velho ainda está livre, mas ela se sente privilegiada de ter um lugar para morar e aliviada também, já que esse era um grande problema dado a saúde frágil de seu irmão.

"Se há uma coisa que aprendi com toda essa bagunça que o banco de corpos causou, é que a aparência é mais valorizada do que deveria ser. Beleza não é estar no mesmo padrão de uma estrela dos holos. O importante é ser você mesma. A aparência vem e vai. E ninguém mais pode ser você."

 

Então, um dia enquanto andava pelo shopping, ela escuta a voz do Velho em sua cabeça e vê uma Metal ser explodida bem na sua frente. É quando Callie percebe que ainda não está livre e que precisa encontrar urgentemente uma forma de se livrar deste micro-chip. Ao mesmo tempo ela tem revivido algumas lembranças de Helena e sente que deve à ela a tarefa de encontrar a sua neta, Emma. Por fim, somos ainda apresentados à Hyden, um Starter que se apresenta como filho do Velho e diz estar disposto a juntar suas forças com as de Callie para derrubá-lo. Mas, será que Callie pode realmente confiar nele?

“Não confie em ninguém além de você mesma. E, em seguida, questione essa confiança”.  

A identidade do Velho é revelada e eu confesso que fui pega de surpresa por esta revelação. Quanto a Callie, ela conquista nossa afeição facilmente mas deveria ser mais firme nas suas atitudes e palavras, senti falta de uma conversa entre ela e Michael para esclarecer os sentimentos que eles nutrem um pelo outro. Já Hyden é um personagem que convence mais do que Callie, ele é misterioso, um verdadeiro gênio dos computadores e sabe o que quer. Porém, achei cansativo o fato da autora ter insistido em mais um triângulo amoroso, já que ela já havia usado essa fórmula no primeiro livro com Michael e Blake. Michael está destinado à friend zone, tadinho. Já Blake está morto e enterrado, ele aparece em uma cena do livro mas Callie não está disposta a tentar nada com ele.




Assim, como em Starters, Enders tem um ritmo acelerado, Callie está envolvida com pessoas perigosas e poderosas e não será fácil sair dessa. Mas não pude evitar me sentir um pouco decepcionada com o livro, acredito que estava com muitas expectativas pela conclusão desta história, e, digamos que os acontecimentos tomaram um rumo bem diferente do que estava imaginando. Sinto que Starters foi uma leitura muito mais intensa e trabalhada do que Enders. Mas, talvez o fato de ter lido o segundo volume tanto tempo depois do primeiro também tenha influenciado neste sentimento, afinal essa duologia tem uma pegada teen e algumas coisas me pareceram muito mais bobas desta vez.  

A linguagem do livro é simples e fácil e a autora trouxe mais uma vez a crítica à busca desenfreada pelos padrões de beleza impostos pela sociedade. E, eu gostei do fato de que ela não se esqueceu dos órfãos da Instituição 37. Se você leu Starters, eu recomendo a leitura de Enders, mas é melhor não ir com tantas expectativas. Você certamente irá se deparar com uma série de reviravoltas e prepare-se para encontrar o desfecho mais inusitado.
 
logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário