Cheiro de livro novo: Feitiço

Título: Feitiço
Autora: Sarah Pinborough
Páginas: 223
Editora: Única
Série: Encantadas #2
Anterior: Veneno
Próximo: Poder
Avaliação: 3/5

Olá leitor! Como vai? A resenha de hoje é do segundo volume da série Encantadas. Eu comprei o box da trilogia uns anos atrás, porque sempre lia muitos elogios a respeito da história, mas acabei me decepcionando com o primeiro, Veneno, e dei um tempo. No entanto, decidi ler o segundo no final do ano passado e dar mais uma chance.

"— Toda beleza é mágica. Você vai aprender isso — disse com delicadeza a fada madrinha. — Mas é uma magia que você não consegue controlar."


Em Feitiço, Branca de Neve não é mais a protagonista. Somos apresentados então a Cinderela. Ela mora com o pai, um escritor desempregado; a madrasta, que já foi da nobreza e deixou tudo para trás ao casar-se novamente; e as duas filhas da mulher, Ivy e Rose, que são como irmãs para ela, mas não ajudam nos afazeres domésticos para que se dediquem a serem damas dignas de um casamento com um nobre. Portanto, Cinderela é tratada como a empregada da casa e não entende porque ninguém se preocupa com ela ou se interessa em conhecer seus desejos. Nem mesmo depois de Ivy casar-se com um visconde sua vida melhorou.

"— (...) mas não se pode ter tudo na vida, as coisas não funcionam assim. Você precisa decidir quais são as partes importantes."

Cinderela também gostaria de ter a oportunidade de um dia tornar-se parte da realeza. Seu maior sonho é conhecer o belo príncipe do reino, mas, por enquanto, ela só pode viajar com as histórias que seu amigo conta sobre o castelo. Até que são iniciados os preparativos para dois bailes reais, em que o príncipe escolherá sua futura esposa. Apesar de animar-se inicialmente, Cinderela sabe que não existe possibilidade de ir. Sua madrasta levará apenas Rose e investirá até o último centavo da família para transformá-la em princesa.

"— Mas a vida na corte não é só feita de danças, música e amor, Cinderela. As pessoas boas não se dão muito bem quando todos estão brigando pelo poder. Todo mundo usa uns aos outros para chegar a uma posição com acesso direto ao rei ou ao príncipe. É um lugar cheio de lobos disfarçados."


Porém, Cinderela deseja tão fervorosamente uma única oportunidade de ir ao palácio, que uma mágica acontece. Surge a fada madrinha, que realizará seu maior sonho e dará a ela a chance de conquistar o coração do príncipe. Mas nenhuma magia é de graça, e o encanto de Cinderela será quebrado à meia-noite. Além disso, a fada madrinha tem seus próprios interesses em permitir que Cinderela tenha passe livre no castelo. Com isso, as duas fazem um acordo, que beneficiará ambas as partes. No entanto, a jovem nem imagina quantos problemas isso trará para sua vida.

"— A vida não é um conto de fadas, Cinderela. Eu queria que fosse, mas não é."

Cinderela é uma jovem teimosa, determinada, sonhadora e sem muito pudor (assim como a versão da Branca de Neve dessa série). É uma moça bonita e sabe que conseguiria encantar o príncipe se surgisse uma oportunidade. Ela é uma variante um tanto ousada quando comparada com as ingênuas princesas que conhecemos. Sua história com a família não é tão semelhante à clássica, pois seu pai ainda está vivo e a madrasta não a maltrata, mas a essência é praticamente a mesma, somente não é permeada de ódio. A fada madrinha é uma personagem que já conhecemos, mas não entrarei em detalhes para não dar spoiler. Não é nada daquela criatura fofa e benevolente que se espera, é fria e calculista. O caçador, que esteve presente no primeiro livro, reaparece e tem um papel importante na trama. Conhecemos um pouco melhor esse homem misterioso e rústico, de quem gosto muito. Um novo personagem interessante é Buttons, o amigo de Cinderela, que é um mensageiro do castelo e também ladrão nas horas vagas.

"— A beleza pode ser superestimada. — Seus olhos escuros pareciam zombar dela. — E ela acaba."


Tive o mesmo problema com esse livro que tive com o anterior. O início é meio lento, depois a história me deixou intrigada durante o desenvolvimento e, por fim, me senti um pouco decepcionada com o final. Ainda acho desnecessária a forma como a autora erotiza as situações, na tentativa de adultizar o conteúdo. Achei interessante o jeito que ela encontrou de unir a história do primeiro livro com a desse, funcionou bem. Outro ponto positivo é que as personagens sempre são mulheres fortes e independentes, mas nunca são perfeitas. Todas cometem erros (e muitos!) enquanto buscam satisfazer seus desejos. Em um só livro, Sarah uniu a história de Cinderela e Branca de Neve e ainda deu umas pinceladas em João e Maria e Robin Hood. Também apresentou alguns personagens que certamente serão importantes no próximo volume.

"Mas como era possível viver sem amor? Sem paixão? Ela preferia estar morta."

A narrativa é em terceira pessoa e se reveza entre os pontos de vista de alguns personagens, como Cinderela, o caçador e Lilith, a rainha do reino de Branca de Neve. Meu livro é a edição econômica, sem as orelhas, com páginas brancas e capa bem frágil, mas a diagramação está muito bem-feita, as fontes são confortáveis e as páginas do fim e do início dos capítulos possuem detalhes nas laterais, com artes florais, assim como nas pausas dentro dos capítulos. Eu gosto das capas dessa trilogia, elas são sérias, com cores vibrantes e conseguem transmitir bem o que esperar do livro. A revisão está muito boa, lembro de encontrar pouquíssimos deslizes durante a leitura.
Detalhes presentes no livro
Apesar de gostar de releituras de contos de fada, essa trilogia definitivamente não está sendo o que eu esperava. A leitura é rápida, mas não me prende muito. Não gostei muito da forma que a autora escolheu para dar vida a suas personagens. Em alguns momentos acho que ela corre demais, em outros, que está indo muito devagar. Porém, pretendo ler o último volume esse ano e concluir a saga. E você, já conhecia essa história?

logoblog

4 comentários:

  1. Eu sempre vejo o box em promoção no submarino, mas nunca compro! Não sabia dessa conexão entre as histórias. Gosto de ver personagens já conhecidos mais humanizados, cometendo erros, acertos e se ferrando com algumas atitudes e aprendendo com elas! Acredito que é mais ou menos isso que acontece com a Cindy! Pena que não tá funcionando da melhor forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... É interessante como a autora consegue deixar os personagens mais "reais". Mas tem coisas nessas histórias que não me agradam. De repente, você pode gostar, vi bastante gente que curtiu a leitura. rs

      Excluir
  2. Também comprei essa trilogia há alguns anos porque estava bem baratinho e ainda nem peguei o primeiro livro pra ler. Aliás, nem sabia que se tratava de uma releitura dos contos de fadas.
    É uma pena que o início da leitura seja lento. O livro já é curto, se demora a engrenar a história fica dificil e acaba desanimando a leitura da trilogia.
    Mas mesmo assim vou ler. Já tenho os livros mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim. Espero que você goste das histórias mais do que eu gostei. rsrs É um pouco lento, mas a autora consegue fazer a gente ter curiosidade sobre o que vai acontecer.

      Excluir