Cheiro de livro novo: Ninguém a Salvo


Título: Ninguém a Salvo
Autor: Richard Steinberg
Páginas: 448
Editora: Rocco

Esse foi o terceiro livro que escolhi para o Desafio de Livros Grossos, mas infelizmente só consegui ler até a metade quando o desafio foi finalizado. De qualquer forma, terminei de ler o livro antes de terminar o ano. rs E posso afirmar que esse livro me surpreendeu. Achei a sinopse meio estranha, além da temática sobre alienígenas ser pouco comum... Então estava esperando um livro mais bizarro, com altas viagens, ou sei lá o que que eu estava esperando. rsrs Nem estava muito empolgada para lê-lo, mas como ele era grosso e eu estava participando do desafio... Bem, ainda bem que escolhi ele, não me arrependi. =) Quem gosta de teorias de conspiração com certeza vai adorar o livro. haha

Confesso que fiquei um tanto confusa em alguns trechos. O escritor dá muitos detalhes sobre equipamentos e métodos para desativar alarmes e abrir portas e cofres, e eu não estou nem um pouco por dentro desse tipo de tecnologia, então fiquei um pouco perdida nessas partes. rs Além de algumas partes em que as pessoas se comunicam em códigos (em algumas operações), o que já é naturalmente confuso também. rsrs

Gregory Picaro é um ladrão diferente de todos os outros. Ele tem habilidades excepcionais desde que era criança, pode ser considerado um gênio em desativar alarmes e arrombar cofres, sem deixar vestígios de sua rápida presença no local. Ele utiliza diversas engenhocas para compreender com qual equipamento está lidando no momento e usa seus instintos para prosseguir com suas ações. Com a ajuda de Foss, que apesar de ser viciado em heroína consegue realizar mágicas com um computador, e Deo, um expert em dirigir carros roubados nos mais complicados momentos de fuga, Greg realiza alguns roubos bastante vantajosos em locais de alta classe, o que permite que leve uma vida bem confortável. E por mais protegido que seja o local, nenhum sistema de segurança é páreo para a mente e as mãos habilidosas dele.

"Coisa alguma é inevitável. Deus criou o homem para ele escolher por si mesmo. — Ela riu. — Sem dúvida, muitas escolhas nada inteligentes podem ser feitas e Deus também criou o homem para que ele fizesse a coisa certa. Deus dá a vida, mas você faz as escolhas."

Mas um dia as coisas não ocorrem como o planejado. E, apesar de sempre existirem planos alternativos para quando as coisas fogem do controle, dessa vez Greg é pego de surpresa. Enquanto invadia o apartamento mais bem protegido que já viu na vida e tentava descobrir aonde estava o cofre que continha o que de tão importante havia naquele lugar (que deveria ser algo muito, muito valioso), ele presencia uma discussão muito esquisita entre o dono e uns caras estranhos que apareceram por lá, o que termina com a morte do anfitrião e a mulher que estava com ele. Com certeza aqueles caras queriam o que estava no tal cofre, e Greg se sente ainda mais empenhado em encontrar.
"— Sei que este é o único caminho para nos tirar daqui. Por isso não há muito sentido em nos preocuparmos com coisas que não podemos controlar. Já temos preocupações de sobra, não acha?"

Mal sabe ele aonde está se metendo. Quando percebe que o que roubou são apenas documentos velhos e alguns itens curiosos, começa a tentar compreender porque aquilo era tão importante. Acaba descobrindo que está sendo perseguido pelo homem que matou as duas pessoas no apartamento, pois ele não queria ter deixado testemunhas. Greg, Foss e Deo partem então em uma difícil fuga, pois Kilbourne não é um homem que desiste fácil de seus compromissos.
"A história contida naqueles papéis parecia confirmar a maior parte do que ela já suspeitava. Que certos fatos vinham sendo encobertos dos olhos do povo americano havia quase cinquenta anos. Que o que tinha presenciado nas últimas vinte e quatro horas tornava evidente que o encobrimento continuava sendo perpetrado nos dias de hoje."


Com a ajuda de Megan Turner, uma repórter de TV que anda recebendo informações misteriosas de uma fonte desconhecida, os três começam a investigar mais a fundo aquelas estranhas informações, que revelam detalhes de uma questão que vem sendo escondida do povo americano desde pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, mais precisamente desde 1947. Eles se reúnem com um grupo de ciganos, antigos conhecidos de Greg, e montam uma organização disposta a acabar com esse encobrimento do governo.

"Era o que os ciganos chamavam de de kat vicuska, vida pura. Desfrutar cada minuto, cada momento do dia como se fosse o último (o que, aliás, podia muito bem ser verdadeiro). Nessa deliciosa mistura de alegria e medo, esperança e desespero, a pessoa era forçada a se desfazer de todo o lixo, de todo artifício que tivesse construído, como um escudo protetor, em volta da própria vida. Por bem ou por mal, precisaria chegar a um acordo com quem de fato era... E a partir daí, encontrar um meio de tirar o melhor proveito da situação."

Como eu já disse, esse livro superou minhas expectativas. A história foi muito bem montada, cheia de ação, planos mirabolantes e uma grande pitada de sorte para o Greg. rs O livro é um pouco antigo (é de 2001, se eu não me engano), então eles não tem toda a tecnologia que temos hoje em dia. Apesar disso, eles também têm acesso a uns equipamentos bem mirabolantes, que nem entendo direito como funcionam. haha
É uma história que contribui para colocar nossa imaginação funcionando e nos faz pensar "será que pode ser verdade?". Será que realmente os militares encontraram alienígenas? Será que mantêm sigilosos experimentos na tal Área 51, na base da Força Aérea Americana? Por que o governo dos Estados Unidos mantêm tanto segredo sobre essa área, tanto que até poucos anos atrás fingiam que esse lugar nem existia? Sinceramente, eu não duvido de nada! haha E acredito muito bem que podem sim existir criaturinhas por aí tão inteligentes (ou até mais!) do que nós. Por quê não? u.u
E então, qual é a opinião de vocês sobre isso? O que acharam do livro? Acho que a Rocco deveria investir mais na divulgação desses livros, tem tantos livros bons e desconhecidos por aí, que eu só encontrei por causa do Projeto Mais Leitura! :O


Resenha dos outros livros do Desafio:

logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário