Cheiro de livro novo: Golfinhos e Tubarões

Título: Golfinhos e Tubarões
Autora: Tais Cortez
Páginas: 419
Editora: Chiado


Esse foi o primeiro livro que a Tais escreveu e o terceiro dela que leio. Li através do Wattpad, pois ela disponibilizou o livro gratuitamente para leitura (leia também! Aproveite que é por tempo limitado!). Achei esse site bem interessante, nunca tinha lido nada por lá, é muito bom para poder interagir com o autor no final de cada capítulo.

"— Por que somos assim? (...)
— Especiais? Superpoderosos? — ela brincou, rindo. — Victoria — ela disse meu nome de uma forma tão marcante que eu me endireitei na poltrona. — Nós não sabemos por que existem tubarões e golfinhos, se já existem peixes. Não é uma questão de entender por que existimos, mas de saber viver sendo o que somos (...)
— Então... — tentei entender sua metáfora. — Nós somos os golfinhos ou os tubarões? — Lisa fechou rapidamente o semblante alegre, surpresa com a pergunta. Ela ponderou alguns segundos.
— Somos nós que fazemos essa escolha"

Victoria tem 18 anos e mora com os pais adotivos, Ana e Greg, desde os cinco. Apesar de ter uma vida bastante confortável, sente-se solitária, pois seus pais são muito ausentes, tendo a adotado para causar boa aparência em seus círculos sociais. Além disso, desde os 15 anos mudanças têm acontecido com Vic: seu cabelo mudou de ruivo para preto, se tornou mais forte e rápida, com sentidos mais aguçados e alguns de seus sonhos aconteceram de verdade. Assustados com essas mudanças, seus amigos começaram a se afastar, assim como seus pais.

"Olhei-me no grande espelho preso a uma das portas do guarda-roupa. Eu estava diferente. Não era o vestido, embora este ressaltasse minhas curvas femininas. Também não era minha altura, nem meu peso. E, provavelmente não eram os novos fios arroxeados do meu cabelo. Entretanto, havia um brilho novo em mim. Eu o chamei de vida, porque, desde que tinha chegado ao castelo, eu começara a viver."

Até que um dia seu pior temor acontece: em um surto inesperado de poder, ela destrói os móveis da casa e deixa seus pais desacordados. Amedrontada e sozinha, Vic não sabe o que fazer da sua vida, mas sente que precisa sair de casa por um tempo. Então um casal aparece em sua casa para conversar com Ana e Greg. Lisa e Vitor são pessoas misteriosas, que parecem saber mais sobre seu passado do que ela mesma, já que não se lembra de nada do que viveu até seus cinco anos, ou seja, nada sobre seus verdadeiros pais. E eles parecem ser como ela, prometendo levá-la a um lugar em que poderá aprender mais sobre seus poderes e descobrir como controlá-los.

"A solidão tinha sido minha grande companheira na maior parte da minha vida, porém eu nunca tinha estado tão consciente disso quanto naquele momento. Talvez fosse porque, diferente de antes, eu sabia que não queria mais ficar sozinha. E eu sabia quem eu queria ao meu lado."

Vic aceita sem hesitação, planejando retornar ao mundo humano assim que assumir o controle das habilidades. Intrigada com o castelo, os poderes incríveis das pessoas que estudam lá, a oportunidade de saber sobre seus pais e sua vida antes de ser adotada, e Alex, um meio-vampiro lindíssimo e solitário que insiste em evitar suas tentativas de aproximação, Vic se envolve totalmente nessa nova vida no outro mundo.

"— Eu costumava achar que a morte seria o melhor que poderia me acontecer. Para mim e para todos que coloco em perigo, simplesmente por existir — suas mãos acariciaram gentilmente as maçãs do meu rosto. — Tudo mudou no instante em que você chegou — Alex segurou meu queixo, levantando-o gentilmente. — Você me torna mais humano... e me faz querer viver — confessou, intenso." 

Ela se sente feliz como nunca, fazendo muitos amigos e evoluindo rapidamente no seu controle. Mas parece que todos insistem em esconder segredos dela. Por algum motivo, ninguém quer dizer o que aconteceu com seus pais, mesmo que ela tenha direito de saber, e parece que todos, inclusive Alex, acham que é melhor ela manter-se distante dele, mesmo que a atração entre os dois aumente cada vez mais. Mas Vic é persistente e está disposta a tudo para descobrir a verdade, mesmo que seja pior do que imagina.

"O outro mundo havia se tornado minha vida e Alex era uma parte importante, provavelmente vital, dela. Não podia sequer conceber a possibilidade de que algum dia isso poderia mudar. Tentava me convencer de que nada aconteceria, ignorando um temor crescente em meu coração. Talvez fosse normal ter medo de perder algo que significa tudo. Até então, meus dias tinham sido vazios e sem sentido. Com Alex, eu estava finalmente completa."

Victoria é uma personagem bem carismática. Inteligente, corajosa e com habilidades incríveis, é impossível não gostar dela. Alex é lindo, fofo e um pouco assustador (quero um meio-vampiro desse na minha vida também, gente! xD). Gostei muito de como a Tais o caracterizou, pois normalmente os vampiros são bem romantizados nas histórias. Não que ele não seja, óbvio que também é, se não não teria romance, mas ela expressou tão bem a dificuldade que ele tem em conviver com as pessoas, mesmo que metade dele ainda seja humana, o que achei bem legal. Vic faz muitas amizades no castelo, incluindo a de Lisa, a professora, e todos os personagens do outro mundo são super legais, não tenho o que reclamar de nenhum.
Adoro quando os livros explicam o porquê do nome, e não me arrependi com esse. Adorei a explicação! Tem tudo a ver com o enredo, apesar de ter me dado uma ideia bem diferente do que eu encontraria durante a leitura. rs
A narrativa é em primeira pessoa, o que deixa o leitor ainda mais próximo da Vic. A escrita da autora é muito gostosa e a leitura flui rapidamente. A cada capítulo que eu lia, não conseguia parar, então terminei em poucos dias. A história é linda e perfeita, assim como os outros livros da Tais. A cada livro me apaixono mais pelo trabalho dela e pelos seus personagens. Não posso dizer que o enredo não é um pouco previsível, e em alguns momentos a história me lembrou Harry Potter, Crepúsculo e a série Fadas, por causa da descoberta do novo mundo mágico e o quanto é diferente do humano, das habilidades e do perigo de vida que a personagem corre. Mas ao mesmo tempo é única e adorei tudo que ela criou. É difícil dizer qual livro da Tais foi o meu preferido, mas como boa amante de fantasia, acredito que tenha sido esse. Recomendo para todos que gostem de um romance fantástico fofo, ótimo para quem quer um livro leve para relaxar. ^^ Agora estou ansiosa pela continuação, quero mais desse mundo e desses personagens incríveis! <3



Veja também:
Resenha da Isabela
Parceria com a autora
Book Tour
Fanpage
Compre aqui
Adicione no Skoob

Conheça os outros livros:
Resenha de O Último Homem do Mundo
Resenha de Acima de Nós
logoblog