Cheiro de livro novo: Acima de Nós

Título: Acima de Nós
Autora: Tais Cortez
Páginas: 302
Editora: Ágape


Faz pouco tempo que li um livro da Tais, que é parceira aqui do blog. O Último Homem do Mundo me conquistou com a leitura gostosa e fiquei curiosa para ler os outros dela. A Isabela recebeu esse livro, que é o lançamento da autora, e me emprestou assim que terminou de ler. É o segundo livro cristão que leio esse ano (o outro foi O Plano é o Amor, da Neiva Meriele), e estou gostando bastante da oportunidade.

"— A história de José me fez pensar no que está acontecendo comigo — revelou. — Ele poderia ter questionado a Deus quando foi vendido como escravo, ou quando ficou na prisão, mas ele sempre foi fiel. Se ele não tivesse passado por aquilo, muitas pessoas teriam morrido de fome. É como Paulo disse em Romanos 8:28: 'Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus'. O versículo não diz que apenas as coisas boas acontecem. Às vezes, coisas ruins acontecem em nossa vida, porque fazem parte do plano de Deus. E nossa visão é limitada demais para entender o que Ele preparou para nós."

Laura é uma garota simples e ingênua. Sempre viveu em um ambiente humilde, mas rodeada pelo amor dos pais. Infelizmente, perdeu-os quando ainda era nova e teve que morar com a tia Renata e a priminha Joana. Como sua prima era muito pequena e Renata precisava trabalhar, Laura largou os estudos para cuidar de Joana, até ter idade para conseguir um emprego e sustentar a casa. Ela é uma pessoa bondosa e sonha em voltar a estudar e ser capaz de oferecer uma situação financeira melhor para sua família, esforçando-se muito para isso, sempre tendo Deus como guia para a sua vida.

"Sem fé, é impossível agradar a Deus. E a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem."

Rafael é um rapaz acostumado a uma vida de luxos. Não faz planos para o futuro, pois sabe que seu pai tem dinheiro suficiente para sempre mantê-lo confortável. Sua vida é regada a festas, mulheres e drogas. Até que acontece um desastre que finalmente faz seus pais tomarem uma decisão drástica. Ele não receberá mais mesada e precisará arrumar um emprego, até decidir em qual universidade deseja ingressar.

"Com Laura, ele podia ser outra pessoa. Alguém melhor, de quem ela, seus pais e ele próprio se orgulhassem. Talvez isso levasse algum tempo e, quem sabe, ele nunca se tornasse a pessoa que desejava ser, mas precisava tentar. Mais do que isso: ele queria tentar."

Porém, o único trabalho que Rafael consegue é como faxineiro no hospital em que Laura trabalha. Ela percebe que ele não aparenta necessitar do emprego e fica intrigada com o motivo de ter ido parar lá. Aos poucos, eles se conhecem melhor e Renata vê no rapaz uma chance de melhorar a situação de vida delas. Mas Laura não é interesseira e inicialmente se recusa a aceitar a ideia da tia. Ao mesmo tempo, Rafael enfrenta dificuldades em convencer a ex-namorada de que eles não estão mais juntos, então começa a ver em Laura uma oportunidade de resolver essa situação.

"— Às vezes, os nossos sonhos não são os sonhos de Deus"

O que eles não esperavam era que começariam a gostar da companhia um do outro e um interesse mútuo desperta. Apesar de se darem muito bem juntos, ainda não se conhecem o suficiente e Laura tem medo de que as pessoas pensem que ela só está com ele pelo dinheiro. Além disso, ele não possui a mesma fé em Deus que ela, o que dificulta o relacionamento. Rafael acredita que se Deus fosse realmente tão bom quanto dizem, não existiriam tantas tragédias e coisas ruins no mundo. Com tantas diferenças, é difícil saber como poderia dar certo. Mas quando está nos planos de Deus, nada é impossível.

"— Você acha mesmo que Deus está no controle da sua vida? — perguntou, sem esconder a descrença.
— Não, eu tenho certeza. Você não?"

Assim como o outro livro da Taís, esse me conquistou. A leitura é bem fácil e envolvente e o romance é leve. Apesar da história ter me lembrado Um Amor para Recordar em muitos aspectos, a autora não me decepcionou e deu novos rumos aos acontecimentos, o que me fez mudar minha opinião inicial.
Os personagens são divertidos e cativantes, cada um do seu jeito, com suas personalidades e estilos de vida opostos. Laura é uma menina racional, esforçada, dedicada a alcançar um futuro melhor, e, mesmo com todas as dificuldades que enfrenta na vida, acredita que todos os planos de Deus são perfeitos e sabe que tudo acontece com um propósito. Já Rafael é imaturo, acostumado a sempre ter tudo o que quer e com muitas dúvidas em relação a Deus, não compartilhando a fé de Laura e algumas vezes até menosprezando-a. Apesar de muitas vezes Laura achar que o relacionamento não poderia dar certo, ela também acredita que Deus a colocou na vida dele para mudar esses pensamentos, usando todas as oportunidades em suas conversas para evangelizá-lo.
O relacionamento de Laura e Rafael mostra como o amor entre duas pessoas pode mudar suas vidas, como pode nos fazer crescer e nos tornarmos pessoas melhores. Eles são muito diferentes, mas é isso que torna a relação deles ainda mais especial. Senti que algumas coisas foram acontecendo muito rápido entre eles, mas ao mesmo tempo percebi que era o momento certo para tudo ocorrer.
Achei muito bonita a forma como a Tais falou de Deus e respondeu a diversas questões que as pessoas costumam perguntar, como o fato Dele permitir que ocorram tantas situações ruins em nosso dia-a-dia. Tenho certeza de que é um livro lindo para os cristãos, mas também vai tocar o coração de quem deseja saber mais sobre o amor de Deus. 
Além disso, a editora caprichou na diagramação, e as páginas e inícios de capítulos decorados dão um charme especial. No final do livro tem também uma playlist feita autora, que vocês podem conferir abaixo. 
Estou adorando conhecer os livros da Tais e espero ter a oportunidade de ler seu outro livro, Golfinhos e Tubarões, além dos próximos que surgirem. ^^







logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário