Livros *----* 99 Dias

Título: 99 Dias: 1 Complicado Amor de Verão.
Autora: Katie Cotugno
Páginas: 384
Editora: Rocco Jovens Leitores

Avaliação: 3/5 

99 Dias foi um dos livros que a Rocco disponibilizou gratuitamente na Amazon por causa da Quarentena. Se você ainda não baixou o seu exemplar, aproveite porque não sei até quando a promoção ficará no ar! O que me fez começar a ler 99 Dias foi o fato de que tenho me sentido um tanto quanto estressada nos últimos dias e queria um livro leve e divertido para relaxar. Como vocês estão lidando com a Quarentena? Estou trabalhando em home office e ainda estou me adaptando a nova rotina, bem como às suas limitações, como por exemplo, a instabilidade da minha internet.

Mas vamos falar sobre 99 Dias! Molly Barlow é uma adolescente que acabou de concluir o ensino médio, ela passou o último ano em um colégio interno e volta para casa para passar o verão antes de ir para a faculdade. Mas, as expectativas para este verão não são nada boas, considerando a forma como Molly fugiu para um colégio interno depois de sua mãe ter exposto seu maior e pior segredo em um livro, que se tornou um best-seller. O segredo? Bem, digamos que Molly dormiu com o irmão do namorado.

"Noventa e nova dias entre hoje e o primeiro dia da orientação em Boston, lembrei, tentando respirar fundo e não ceder ao impulso avassalador de correr para a rodoviária mais próxima, correr tanto quanto as pernas permitissem [...]."

Confesso que o livro não foi exatamente o que eu esperava, a história é mais dramática do que divertida, mas mesmo assim a leitura é rápida, pois a escrita de Katie é cativante e envolvente. Isso foi o que me fez persistir na leitura. Não gosto muito de temas de traição e já estou um pouco estafada de triângulos amorosos. Mas em certa altura, a Molly começou a me irritar de verdade com sua indecisão, imaturidade e impulsividade. Perdi as contas de quantas vezes li: "não sabia que isso era verdade até ter falado" e se no inicio isso pareceu fofo, ao longo do livro se mostrou falso e imaturo. Pareceu-me que o objetivo de Katie era mostrar como a mulher é muito mais julgada em uma traição, enquanto o homem não. Concordo com este ponto, mas não creio que este seja o maior problema de uma traição, penso que o seu maior problema seja a forma como o ato machuca todos os que estão ao redor dos envolvidos, como amigos e família, causando mágoas e ressentimentos.

"Com Gabe nunca me sinto uma decepção falante e ambulante. Com Gabe, só me sinto eu mesma. Então porque não consigo parar de pensar no irmão dele?"

Molly conhece a família Donnelly desde criança, ela e Patrick começaram a namorar muito cedo então foi um verdadeiro escândalo quando tudo veio a tona. Patrick e Gabe são muito diferentes um do outro, enquanto Gabe é extrovertido, adora uma festa, fala com todo mundo e tem um monte de amigos, Patrick é caseiro e introvertido. Mas as atitudes de Molly me levaram de um extremo em que eu queria que ela e Gabe ficassem juntos à outro em que eu achava que ela não deveria ficar com nenhum dos dois. Mas pelo menos o sentimento de rejeição à Patrick foi consistente, não gostei dele do inicio ao fim do livro.

 " - Manda uma mensagem quando chegar em casa - diz. Não confesso a Gabe que não faço nem ideia de que lugar é esse."

Mas, apesar disso, Katie também aborda outros temas interessantes como perdão e amizade. Molly se sentiu tão culpada quando tudo aconteceu que afastou todos, mesmo aqueles que não a julgaram e lhe estenderam a mão. Então esses 99 dias também foram um tempo de reconstruir amizades e conhecer um pouco mais sobre si mesma. Ela também precisou decidir se continuaria brigada com sua mãe ou se daria uma nova chance a este relacionamento, uma decisão difícil, não acham? O que você faria em seu lugar? Este é um livro que não agrada a todos, mas se você gostou do que leu aqui, dê uma chance a leitura! 😉

"E você tem razão, eu preferia não estar aqui. Preferia não ter mais nada a ver com você até o fim da minha vida, na verdade. E sabe de uma coisa? Isso você pode colocar no seu próximo livro. Pode contar ao mundo todo, mãe. Vai em frente. "
logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário