Filme X Livro: Fallen



Fallen
Duração: 92 min X Páginas: 401
Direção: Scott Hicks X Autora: Lauren Kate
Estúdio: H2O Filmes X Editora: Galera Record
Gênero: Romance, fantasia, drama
Classificação: 12 anos
Elenco: Addison Timlin (Luce), Jeremy Irvine (Daniel), Harrison Gilbertson (Cam), Lola Kirke (Penn)
Lançamento: 08/12/2016

ATENÇÃO: Contém spoiler do livro e do filme!

Sinopse: Responsabilizada pela misteriosa morte de seu namorado, Lucinda Price vai para um reformatório. Em Sword & Cross ela se aproxima de Daniel Grigori, sem saber que ele é um anjo apaixonado por ela há milênios, e também não consegue se manter afastada de Cam Briel, outro que luta há tempos por seu amor. Isolada do mundo exterior e assombrada por estranhas visões, ela começa aos poucos a desvendar os segredos de seu passado e descobre a verdadeira identidade dos anjos caídos, bem como o amor que nutriram por ela ao longo de séculos. Luce deve, então, fazer sua escolha.

Fallen foi uma das adaptações literárias mais aguardadas. Os fãs ficaram anos esperando para que fosse divulgada uma data de lançamento, e quando ninguém mais esperava que o filme fosse realmente sair, ele foi para o cinema. Eu estava bem curiosa para assistir, até reli o livro para isso, mas não fiquei muito motivada a ir no cinema depois de tanta enrolação. Então acabei esperando para ver em casa mesmo.

1) Qual foi seu preferido - o filme ou o livro?
Como ocorre na maioria das vezes, preferi o livro. Achei o filme um pouco confuso e muito clichê adolescente. Os cenários, iluminação e até algumas cenas ficaram muito semelhantes às de Crepúsculo, muito mesmo, incluindo o trailer. Eles mudaram algumas coisas que não tinha necessidade de ter mudado, que não fez muita diferença no desenvolvimento da história, então poderia ter deixado como no livro. Outra coisa que achei que poderia ter sido melhor foram os efeitos especiais. Ficou tudo meio falso demais, incluindo as asas dos anjos.


2) Quais foram as maiores diferenças encontradas?
Eu só li o primeiro e o segundo livro da série, então acredito que eles possam ter tirado algumas ideias das outras sequências (o que espero que não tenham feito, senão recebi uns spoilers indevidos). Então estou comparando apenas com o primeiro volume. 
Logo nos primeiros minutos do filme, a história dos anjos caídos é totalmente revelada. Isso não acontece no livro. Inclusive, tem coisas que Luce só descobre no segundo volume da série. Acredito que tenham feito isso para situar quem não conhece a história, mas acabou cortando um pouco a emoção das investigações da protagonista. A modificação mais chocante, para mim, foi a Penn ter sido colocada na Sword & Cross pelos pais, que não queriam cuidar dela. De onde tiraram isso? 😱 Ela foi criada pelo pai que trabalhava na escola! Mudaram vários outros detalhes importantes, como na parte em que Cam leva Luce para fora da escola e Daniel encontra eles. Aquilo foi bem diferente no livro. E como assim Luce voltou para a escola pilotando uma moto? No livro ela nunca chegou perto de uma. O primeiro beijo entre ela e Daniel também ocorreu em uma ocasião bem diferente. E no livro não tem aquele drama dela se jogar do prédio, que eu me lembre. Além disso, ficou faltando um pouco da aproximação gradativa do Daniel, quando ele a levou para o lago, entre outras coisas, o que tornou o romance entre eles bem forçado no filme. Num momento ele nem olha para ela, no outro está todo romântico! Encontrei várias mudanças, nem dá para dizer todas.

3) Houve mudanças relacionadas aos personagens?
Até que não notei muitas diferenças não. Os personagens têm as características descritas no livro, exceto a Luce, que imaginava com o cabelo mais curto já que teve que cortar depois do incêndio. Não notei muitas mudanças de personalidade também. Eles são o que são. A não ser o cara que recebe a Luce na escola, que no livro na verdade é uma mulher (mesmo que meio indefinida...). Ah, e a Molly. Ela era chata no livro, mas no filme é ainda mais insuportável. E senti falta da Ariane ser mais doidinha.

4) O que achou da escolha dos atores?
Tenho que criticar um pouquinho os atores. Addison é meio sem sal. Falam tanto da atuação da Kristen em Crepúsculo, mas essa Luce também é um pouco sem expressão. Ela era boa quando tinha que chorar, mas de resto parecia sempre a mesma cara. O Cam foi meio decepcionante para mim. Eu o imaginava até mais bonito do que o Daniel, mas não foi isso que aconteceu. E o cabelo do Harrison estava horrível, poderiam ter feito melhor. Daniel até que ficou bem parecido, mas o da minha imaginação ainda é melhor... Mas se tem uma personagem que ficou exatamente igual ao que imaginava, foi a Gabbe. E a interpretação da Lola como Penn ficou ótima!



5) E o final?
O final foi o mesmo do livro, com Daniel rumo a levar Luce embora da Sword & Cross. O motivo que foi um pouco diferente, porque não é Lúcifer que está atrás dela no livro (pelo menos não no primeiro, não sei nos outros). Não sei de onde tiraram isso.

Acredito que não terão novos filmes da franquia, então quem só viu o filme vai ficar sem saber o que acontece depois daquilo. Eu acho que se fizessem um segundo filme, seria mais legal do que o primeiro, mas não ficaria muito animada para assistir também. Achei o filme ainda mais meloso e lento do que o livro, se é que isso é possível, então, os fãs que me perdoem, mas eu não investiria em uma sequência.

Trailer:

logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário