Divulgação: Academia de Heroínas da Vida Real




Boa tarde, leitores! Faz tempo que não trazemos algumas novidades por aqui, mas precisamos divulgar esse trabalho maravilhoso, então se liguem só!

A antologia Academia de Heroínas da Vida Real é um projeto realizado pela Editora Delirium, sob o selo Inspirium, trazendo histórias de mulheres que realmente existiram, homenageadas através da visão de diversas escritoras.

O livro está sendo financiado pela Catarse e felizmente já atingiu a meta! Agora a produção e envio estão a todo vapor. Clicando nesse link você tem acesso a todas as informações e detalhes sobre a obra, mas vou deixar um gostinho aqui embaixo:










No dia a dia, na vida real, mulheres realizam feitos extraordinários o tempo todo, superam limites que antes pareciam intransponíveis, revelam-se poderosas em aspectos que nem mesmo a ficção parece capaz de conceber.
De qual universo é essa academia de heroínas? O quê? É desse mesmo?
Consumimos histórias fantásticas o tempo todo. Adoramos vislumbrar todas as possibilidades que poderes garantem aos nossos personagens favoritos. Controlar o tempo, voar, ficar invisível, ter força sobre-humana… É altamente improvável que você não tenha imaginado ao menos uma vez quais desafios enfrentaria se estivesse em tais posições. Mas o fato é que no dia a dia, na vida real, mulheres realizam feitos extraordinários o tempo todo, superando limites que parecem intransponíveis, revelando-se poderosas em aspectos que nem mesmo a ficção parece capaz de conceber.
Os vilões das histórias são diversos: o machismo, a violência, a pobreza, a desigualdade, os preconceitos, as pressões, as imposições, as depreciações. As lutas são diárias, os resultados vêm de cada uma das batalhas que, tão comumente, se encontram nos detalhes. A guerra da vida real está nas ent
relinhas, afinal. Nas histórias não contadas e nos inimigos não declarados, disfarçados de cotidiano, tradição e banalidades.
Porém, não nessa antologia.
Neste livro, temos manifestações de arte que são retratos de heroínas da vida real, cujos super poderes são tão extraordinários quanto a fibra e a resiliência que residem em estar vivo.
Habilidades que qualquer uma de nós poderia carregar; desafios que todas nós poderíamos enfrentar.
A vida é academia nesses enredos. E as super-heroínas são elas. São vocês. Inspiradas e inspiradoras. Tal qual cada uma de nós.

A antologia com contos, crônicas e poemas  foi organizada pela autora Camila Peregrini e conta com textos das seguintes autoras: Babi Lacerda, Bianca Sousa, Brenda Guedes, Carol Oliveira, Deborah Vieira, Evellyn Torres, isabel macedo t, Jeniffer Yara, Laís Costa, Larissa Adur, Lelienne Ferreira, Lua Bueno Cyríaco, Luisa Soresini, Martha Ricas, Monique Portela, P. Rodrigues, Raíssa Arenhardt, Re Arc, T. S. Tsuzuki, Thais Cima e Úrsula Antunes.

Nossa parceira Bianca Sousa inclusive nos deu uma boa ideia do que esperar da sua história. Ela escolheu homenagear a pintora barroca Artemisia Gentileschi. Vejam o que ela nos contou:

Artemísia era uma mulher à frente de seu tempo. Foi "a primeira" em muitos aspectos na época em que viveu. A começar por ser a primogênita do pintor Orazio Gentileschi, a única filha de quatro filhos homens (a mais talentosa entre eles, vale dizer!), primeira pintora mulher a ser reconhecida e paga pelo seu trabalho, a primeira a ingressar em uma academia de artes, o primeiro - infelizmente, - caso de estupro que se tem registro. Artemisia foi abusada sexualmente por um professor, ela levou o caso à corte que teve repercussões negativas mais para ela do que para seu algoz. Muita coisa aconteceu depois disso, mas o principal (e que eu abordo no conto que fiz em homenagem a ela) é o quadro que ela pintou “Judite Decapitando Holofernes”, dando a Judite o próprio rosto para expressar todo o ódio que sentia do seu agressor. Ela escandalizou na época com o quadro, mas também fez seu nome. Nos dias de hoje, ela é conhecida como pintora, já o agressor como o que de fato foi. Aqui vai um trecho do meu conto:

“Inflamada, fui até a escrivaninha pegar um bloco de papel para rascunho e carvão para começar o esboço de um quadro. O sentimento que me transbordava agora escorria pelos meus dedos, eu podia sentir. Comecei a traçar linhas, formas, figuras, cenário. A obra ganhando vida com o meu toque. Fazia tanto tempo desde a última vez que criei algo. Estive ocupada demais fugindo de mim mesma, do que eu sentia. Mas a arte para ser boa precisa ser sentida. Eu desenharia a verdade que precisava ser dita.”

Ficou tão curioso quanto a gente para conferir essa história??

Aproveitando a divulgação, semana passada a Bianca Sousa compartilhou no seu Instagram outra novidade: ela, juntamente com as autoras Martha Ricas e Camila Peregrini (sim, as três estão na antologia também! 😄), escreveram um livro e assinaram contrato com a Editora PenDragon! O título é Chão de Estrelas e é uma história sobre conexão, liberdade e autoconhecimento. Três mulheres em diferentes períodos da História buscam com a passagem de um cometa respostas para as grandes perguntas que afligem a humanidade, não importando sua origem ou as barreiras do espaço tempo. Em breve teremos mais notícias! 😍

logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário