Livros *----* Com Jesus na Escola da Vida


Com Jesus na Escola da Vida - Aprendendo a Praticar os Ensinamentos Bíblicos no Dia a Dia. Autor: Hernandes Dias Lopes. Páginas: 208. Editora: Voxlitteris. Essa foi mais uma leitura do Clube do Livro.

Em Com Jesus na Escola da Vida vemos 21 personagens bíblicos, e aprendemos alguma coisa com cada um deles, sejam atitudes que devem ser repetidas por nós, quanto atitudes que devem ser evitadas. E, no meio a tantas historias, a maioria já bem conhecida por mim, ainda tive a oportunidade de aprender novos detalhes que nunca havia reparado. Bem como, descobrir novos personagens, como no caso do homem do lençol, que possui o tipo de historia que você fica se perguntando porque motivo está na bíblia. Mas, mesmo assim Hernandes conseguiu nos explicar e ensinar diversas coisas.

"Os sábios são aqueles que aprendem não apenas com suas próprias experiências, mas também com as experiências dos outros. São aqueles que têm os olhos abertos para ver e o coração atento para observar a galeria dos heróis da fé, para imitá-los ou para fugir do caminho dos transgressores."

Eu conheci a escrita do Hernandes através do livro "Paulo- O maior líder do cristianismo", que também foi uma leitura do Clube. E, mais uma vez, todas nós apreciamos muito seu modo de escrita. Pois ele traz assuntos essenciais para a vida cristã, como fé, amor, perdão, graça e até política! Usa uma linguagem simples e ao mesmo tempo muito rica. E fala de tudo com uma naturalidade e maestria de quem realmente vive o que prega.

"A escola da vida é diferente da escola convencional. Nesta, primeiro aprendemos a lição, depois fazemos a prova. Na escola da vida, primeiro passamos pela prova, depois aprendemos a lição. Os alunos que, ao passarem pela prova, aprendem a lição tornam-se bem-aventurados. Porém, os que se fecham ao aprendizado e mesmo sendo amassados na prensa e acrisolados na fornalha não aprendem a viver."

O texto é repleto de referências bíblicas e eu simplesmente amo isso, pois podemos acompanhar todo o seu desenvolvimento. Cada uma das integrantes do clube do livro citou algum personagem que a marcou de uma forma diferente quando compartilhamos nossas opiniões sobre o livro. Eu também fui impactada por diversas histórias, e salta a minha memória os comentários do autor sobre Daniel e Neemias, onde ele abordou assuntos como política e liderança. Pois, vivemos em dias difíceis, vemos uma corrupção generalizada em nosso país e uma justiça comprável e completamente desacreditada. Mas, a bíblia mais uma vez nos traz uma palavra de sabedoria e exortação, nos mostra padrões de caráter e procedimentos a serem seguidos. Minha vontade, ao ler, era de enviar uma cópia desses capítulos à cada político que se auto denomina cristão.

"Quando encontramos a vida eterna, a graça, a alegria da intimidade com Deus, não procuramos mais a Deus para ter riquezas ou saúde. O que mais ansiamos é a comunhão com ele. Não são as bênçãos de Deus, mas o Deus das bênçãos. Na intimidade com Deus, o próprio Deus se torna a nossa maior necessidade, nosso maior desejo, maior aspiração."

Tiveram muitos outros personagens que me ensinaram e me chamaram a atenção, como Caim, Jó Estevão, Paulo, Marta, etc. Mas, se eu for falar de todos eles esse resenha se estenderá muito. É um livro muito rico e que poderia ser usado facilmente em grupos de estudo bíblico. Recomendo para aqueles que desejam aprender mais sobre as escrituras e seus personagens. Apenas saliento que a bíblia deve ser o primeiro livro a ser lido por aqueles que desejam conhecê-la.

"Você também, longe da graça de Deus, vive num mundo morto. Sua vida é árida, seca. Não há alegria. Não há paz. Existe só medo, só escravidão."
logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário