Livros *----* Gênesis

Gênesis.
Autor: Bernard Beckett.
Editora: Intrínseca.
Páginas: 173.
Avaliação: 4/5 

Galera, perdoem a demora em atualizar o blog, mas estou na corrida do pré-vestibular e mal tenho parado na net, mas felizmente #enem passou e agora só falta específica da #uerj. Mais um mês nessa corrida louca e acaba, mas estou confiante.

Esse livro, eu comprei na Bienal por 10 reais. Li ele em apenas um dia, mas é bem curtinho, então da pra fazer isso tranquilamente. Já tinha visto uma recomendação sobre ele em algum blog na net, e sabia que se tratava de um distopia. Mas me surpreendi.

O livro se passa nas Ilhas Repúblicas, onde um grupo de pessoas sobreviveu à destruição do mundo na Última Guerra e então eles foram vivendo naquele lugar com suas próprias leis e dirigentes. O país é dividido hierarquicamente em trabalhadores, soldados, técnicos e filosofos, de acordo com as capacidades de cada um. Anaximandra está passando por um teste para fazer parte da Academia, nome da instituição que governa o país.

Anax estudou a beça para fazer o teste, com a ajuda de Péricles, seu tutor. O tema do seu teste foi escolhido por ela e é Adam Forde, um soldado que salvou uma menina das águas quando os soldados tinham ordem expressas de abater qualquer pessoa ou coisa que se aproximasse da cerca que protegia as Ilhas. Ela terá que dissertar para três examinadores, que julgarão seu trabalho depois de quatro horas de exame. Assim, vamos descobrindo que circunstancias se deram a Guerra e como a Cidade era governada.

"A única coisa que une os indivíduos são as ideias. As ideias mudam e se espalham; mudam de hospedeiros com a mesma frequência que esses hospedeiros mudam de ideias."

O livro é muito inteligente e isso pode deixa-lo um pouco cansativo, você tem que acompanhar o raciocínio dela, é um pouco filosófico até. Mas é muito bom, o final então. é completamente inesperado. Segredos são revelados e Anax começa a perceber que tem muito mais coisas envolvidas nesse teste do que ela podia imaginar.

O autor aborda temas sociais e questiona com muita sabedoria o que é ser humano de fato e o que é que nos faz pessoas conscientes. Fiquei pensando, depois de ler, será que o homem provocará sua extinção por não ter mais humanidade dentro dele mesmo? É... profundo e complexo. #Recomendo 
logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário