Cheiro de livro novo: Coroa de Ferro e Trono de Espinhos

Título: Coroa de Ferro & Trono de Espinhos
Páginas: 428
Editora: Publicação independente
Avaliação: 5/5

Olá leitores! A resenha de hoje é do novo livro da nossa autora parceira Alana Gabriela. Uma fantasia épica maravilhosa, que promete agradar a diversos públicos. Fiquei muito feliz por ter lido a história e fiquei realmente encantada com a leitura, que é totalmente diferente do outro livro que li da Alana, Efeito Dominó.

"Ela ainda podia ouvir as palavras severas de Nareen numa voz contida e baixa penetrar em seu ouvido: a beleza é uma maldição. Ela é como uma lâmina que dilacera o corpo de quem a segura."

Ceridwen Hill é a Dama da Legião mais famosa de Portlaiose. Extremamente habilidosa, é conhecida por planos rápidos e perspicazes, e também é portadora da lendária espada de vidro, tão misteriosa quanto quem a manipula. Ceridwen também é conhecida como a garota da máscara de ferro. Nem mesmo seus fiéis legionários conhecem o rosto por trás daquela máscara e ela jamais revelou o motivo de usá-la.

"— Dói usá-la?
— Quando não posso usar palavras meu rosto não pode contar a verdade que muitas vezes preciso e desejo. Então sim, dói não dizer a verdade às vezes."

Joachim de Portlaiose tornou-se rei após a morte de seu pai e atualmente vem enfrentando dificuldades, pois o tratado de paz assinado com as nações vizinhas está sendo quebrado pelo rei de Dungarvan, que deseja expandir seu poder tomando as terras dos outros reinos. O pulso firme do rei tem sustentado o reino, mas desde que seu irmão mais novo, Gillean, foi assassinado, alguma coisa está diferente. O rei está decidido a capturar e punir a assassina, que é ninguém menos que Ceridwen.

"— Todos querem algo em troca, garota. É um jogo. A coroa e o poder são um jogo. Já deveria ter aprendido."

Ninguém sabe o que a levou a matar o irmão do rei, mas, desde então, a Dama da Legião tem fugido. Alguns de seus legionários mais leais estão seguindo-a e ajudando-a nessa difícil jornada, mas é impossível esconder-se para sempre. Eles acabam sendo encontrados, capturados e levados ao encontro do rei. Ceridwen sabe que merece ser punida, mas por algum motivo Joachim não se vinga imediatamente.

"— A vida não deve ser baseada somente em mérito e competência, porque se fôssemos realmente olhar para nós mesmos e para os nossos corações cheios de ardis, veríamos que não mereceríamos nada além da lama."

Após um tempo presa no calabouço, ela é levada novamente ao encontro do rei e recebe uma proposta para ter sua liberdade de volta. Sua missão é matar uma pessoa muito poderosa, o que será extremamente difícil e perigoso. Ela sabe que pode falhar e acabar sendo morta, mas é a única chance de não sofrer as consequências do que fez. A garota da máscara de ferro não compreende totalmente o porquê do rei estar sendo benevolente, mas percebe que ele também esconde inúmeros segredos. Talvez ele não seja exatamente como todos no reino imaginam.
Então Ceridwen e seus legionários partem em mais uma missão, a mais arriscada que já fizeram, e o desenrolar da aventura poderá salvar o reino de Portlaiose ou fará com que sucumba de vez.

"— Você é uma esplêndida jogadora.  disse o príncipe com deleite nos olhos apesar da situação difícil em que se encontrava. Encarava Ceridwen com um tipo obscuro de orgulho, como um professor satisfeito ao ver seu aluno crescer em desenvoltura intelectual e habilidades. — No tabuleiro de xadrez você é a rainha."

Ceridwen é uma protagonista que conquista rapidamente. É jovem, forte, ousada, corajosa e habilidosa, consegue conquistar confiança e respeito. Cometeu um grave delito e não sabe o quanto isso irá interferir na sua vida, mesmo que seus seguidores continuem a admirá-la. É uma personagem profunda e envolta em muito mistério. O rei Joachim também não fica atrás. Tem uma presença marcante e altiva, cercada de mistério. Com todos os acontecimentos, é difícil saber quem é o vilão e quem é o mocinho nessa história, se é que há algum. Ambos cometeram erros e sentem que merecem a punição por isso, mesmo que seus motivos sejam compreensíveis. Os personagens são bem construídos, inclusive os secundários, e eu realmente me apeguei a alguns, como Eagan, um dos homens do exército do rei, e Kahlan, legionária e amiga de Ceridwen. Já outros são extremamente irritantes, como a mãe do rei, Maighdlin.

"Porque sim, todos enfrentam problemas. Alegrias e tristezas. Pois simplesmente faz parte. E ela entendia isso e vivia seus preceitos."

A história foi bem construída. Os mistérios vão sendo revelados aos poucos e as peças que faltam para entendermos os personagens, suas atitudes e o que aconteceu vão se encaixando e dando um novo rumo ao enredo. E quando tudo parece estar caminhando para o lugar certo, eis que surge uma reviravolta e o leitor fica ansiando para descobrir o que o futuro estará reservando e o que se passa de fato na cabeça dos personagens.

O livro é narrado em terceira pessoa, pelo ponto de vista de Ceridwen, Joachim, ou algum outro personagem importante no momento. Assim ficamos por dentro de tudo o que está acontecendo e do que cada personagem está passando ou sentindo. Ora estamos no presente e ora tendo vislumbres do passado, que revelam o que aconteceu.

Achei que a escrita da Alana, que já era muito boa, melhorou nesse livro. Encontrei poucos erros de revisão durante a leitura e a diagramação do e-book está bem legal, com detalhes que dão um charme aos capítulos.

Me surpreendi com a leitura e acredito que a Alana tenha muito futuro se decidir continuar se aventurando pelo gênero. A história teve três grandes inspirações: A Bela e a Fera, Aquiles e Édipo Rei. Confesso que nem conhecia a história de Édipo, então foi bem útil ler a nota da autora no final para compreender suas inspirações. Mesmo sabendo disso, a referência é bem sutil, a história é totalmente original e gostei muito. Então, se você curte fantasias épicas com lutas de espadas, batalhas, intrigas entre reinos, ação, mistério e uma pitada de magia e romance, claro, não pode deixar de ler esse livro. 😍



Book Trailer:



Veja também:
Compre o e-book na Amazon
Adicione no Skoob
Quotes do livro

Sobre a autora:
Blog
Página
Twitter

Outras obras:
Resenha de A Estranha Mente de Seth
Resenha de Flor de Cerejeira
logoblog