Conto: Quem Disse?

Título: Quem Disse?
Autora: Kate Willians
Páginas: 17 (em PDF)
Editora: Coerência
Antologia Mais Amor Por Favor

Olá leitores! Hoje vou falar um pouquinho sobre o novo conto da nossa autora parceira Kate Willians. Quem Disse? faz parte da antologia Mais Amor Por Favor, da Editora Coerência.

"Eu não sou uma garota perfeita. Na verdade estou muito longe disso. Não sou alta, loura, esbelta e infelizmente não tenho olhos claros. Não ganho uma mesada generosa de meus pais todo mês e minha vida amorosa... Bem, é um total desastre. Não fui feita para ser heroína de nenhum romance e nem mesmo sou um exemplo a seguir."

Maria Alice não é a garota perfeita que desejava ser, como sua melhor amiga Ana. Não se acha bonita, nem inteligente, nem mesmo consegue se manter firme na dieta para perder os quilinhos a mais. Sobre sua vida amorosa, melhor nem comentar. Seu ex-namorado é um tremendo babaca e ela ainda é obrigada a conviver com ele diariamente. Conclusão: ela vai levando a vida da melhor forma que consegue, tendo a certeza de que não atrai a atenção de ninguém, mas sonhando com o dia em que alguma coisa realmente boa vai acontecer com ela.
Até que ela sofre um pequeno acidente e, quando desperta, dá de cara com um homem lindo que parece ter os belíssimos olhos azuis apenas voltados para ela. Ela espera pelo momento em que o encanto vai se quebrar e aquele carinha vai deixá-la de lado e ir atrás de Ana, mas ele continua insistindo em manter-se próximo à ela. Será que finalmente o amor resolveu sorrir para ela? Quem disse que ela não poderia ser uma pessoa perfeita para alguém?

"Por muitos anos eu tentei ser aceita por essa sociedade exclusiva e deprimente... Eu achava que me dariam atenção se escovasse os cabelos, abandonasse a grosseria e me mostrasse mais simpática (...) Isso bastou para que eu entendesse que ser aceita por um bando de gente estúpida não faria a diferença, que isso não me tornaria mais feliz... Mais segura e nem me faria parecer melhor. Então eu não queria mais ser aceita, eu só queria... Que algo bom acontecesse para mim."

O conto da Kate é super rapidinho e gostoso de ler. Sua escrita é leve e envolvente. A narrativa é em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Maria Alice. Ela é uma personagem divertida e espontânea, mas ao mesmo tempo tem a auto-estima baixa, acreditando que não possui nada que a destaque. Ana é uma péssima melhor amiga. Além de ser linda, não colabora em nada para ajudar a amiga, apenas a deixa mais para baixo. Quanto a Gustavo, o tal carinha lindo, mais perfeito não poderia ser.
Como em qualquer conto, tudo acontece rápido (até) demais e acaba rapidamente também. Mesmo com a história sendo tão rápida, é possível se identificar com Maria Alice e torcer para que tudo dê certo para ela. O conto é bem engraçado e transmite uma mensagem muito legal. Não é uma trama que trata apenas do romance entre um homem e uma mulher e das ciladas românticas em que ela já se envolveu. Acima de tudo isso, o conto trata de um tipo de amor extremamente importante: o amor próprio. Esse é o amor que Maria Alice mais precisa encontrar durante sua breve narrativa.

"— Seu rosto é delicado, suas feições são gentis, seus grandes olhos castanhos me encantam e esses cabelos ondulados que parecem flutuar ao seu redor quando você anda, são simplesmente maravilhosos... Você tem um sorriso inocente, meio infantil e malandro, que derruba qualquer artimanha. (...) — Gustavo me achava linda. Conseguiu destacar qualidades que eu sequer percebera que tinha. Era como se ele visse através das minhas barreiras"

Se você curte contos e/ou comédia romântica, vai adorar essa história. Mesmo eu que não sou muito chegada a contos, gostei bastante e fiquei curiosa para ler o restante da antologia também.





Se ficou interessado em ler, você pode adquirir o livro Mais Amor Por Favor na pré-venda, que vai até o dia 12/02/17, por R$ 29,99, clicando nesse link. 😉











Veja também:
Parceria com a autora

Resenha de Debaixo das Minhas Asas