Livros *----* Pérola na Areia

Título: Pérola na Areia. 
Autora: Tessa Afshar.
Páginas: 360.
Editora: BV Books.
Avaliação: 5/5

Essa foi mais uma leitura do clube do livro e depois de ler Amor de Redenção, que conta a história de Oséias, todas ficamos muito empolgadas com a ideia de ler outro romance baseado numa história bíblica, dessa vez a história de Raabe.

Canaã estava passando por uma grande seca. As terras não davam mais os seus frutos e muitas pessoas do campo estavam passando por dificuldades, como a família de Raabe. Os sacrifícios aos deuses nunca haviam sido tão frequentes, mulheres desesperadas entregavam seus próprios filhos em troca de uma promessa de bênçãos e prosperidades. Mas, os deuses nunca se pareceram tanto com as estátuas que os representavam, surdos, mudos e incapazes de fazer coisa alguma.

"Suponho que nós não conseguiríamos verdadeiramente aprender a confiar Deus sem pagar um preço."

Então, seu pai, para resolver o problema da sua família, decide que Raabe se tornará uma prostituta e assim sustentará a casa. A menina muito se indigna com a decisão do pai e demora a acreditar na situação em que foi colocada, mas acaba aceitando o fardo pela sua família. Entretanto se recusa a se tornar uma prostituta cultual e participar dos sacrifícios que ocorrem no templo. Alguns anos depois, Raabe abre sua própria estalagem na muralha de Jerico, ela havia se tornado uma mulher desejável, com poucos clientes, mas homens ricos e importantes.

É através de um desses clientes que houve a respeito do povo de Israel, uma nação que fugiu do Egito onde era escravizada depois que dez pragas devastadoras caíram sobre a grande potência mundial. Em seguida, atravessaram o mar Vermelho a pés secos, pois as suas águas se dividiram no meio. Desde então, grandes milagres e maravilhas acompanhavam o povo, e é certa a destruição de qualquer um que se levante contra eles. Surpreendentemente, ex- escravos, sem qualquer técnica ou treinamento militar venciam nações atrás de nações. Eles atribuíam suas vitorias ao seu Deus, o Senhor, e estavam vindo conquistar Canaã, mas, para isso teriam que destruir Jericó. Raabe ficava cada vez mais abismada com o que ouvia e era inevitável comparar os seus deuses com o Deus de Israel, que demostrava tamanho poder e zelo para com o seu povo.

"Quero dizer que, se os feitos de Deus parecem seguir em um caminho que não faz sentido para nós, isso mostra que nossa percepção está errada. Nossas expectativas subitamente são distorcidas. Desejamos as coisas que nos machucam e fugimos das que nos curam. Achamos que Deus é mal e que o mal é bom. Deus trabalha corretamente, mas, para nós, isso é confuso ou às vezes, parece errado."

Até que, em um dia comum enquanto andava próximo ao portão da cidade, ela viu dois homens que pareciam ser israelitas pelas descrições que tinha deles. E, sem saber exatamente porque fazia isso, Raabe acolheu aqueles homens, os escondeu, orientou e logo descobriu que eles vinham espiar a cidade de Jericó antes de atacá-la. Em troca, eles lhes prometeram poupar a vida dela e de sua família quando invadissem Jericó. Mas o que aconteceria? Será que Israel realmente venceria? Será que sua família iria querer trair o seu povo, como ela fez e seguir as instruções deixadas por aqueles homens? Como eles viveriam depois que Jericó fosse destruída, para onde iriam? Eles aceitariam que uma prostituta e a sua família pagã morassem com eles? Será que manteriam a promessa feita à ela? Essas eram algumas duvidas que rondavam a sua mente. Mas, surpreendentemente sempre que ela pensava no Deus de Israel, algo em seu interior lhe dizia que tudo daria certo, pois Ele estava no controle de todas as coisas.

"Você não entende que Deus olha para você assim como você olha para essa joia delicada? Só que ele o faz com mais ternura e alegria."

A livro é absolutamente maravilhoso. Ele fala sobre pré-conceitos, sobre como as vezes nos sentimos no direito de julgar alguém por sermos mais conhecedores de Deus, e como isso nos faz sentir grandes, inflados e superiores. Quando na verdade isso não faz sentido nenhum! Pois, se realmente conhecêssemos a Deus e a Sua palavra, sequer pensaríamos numa coisa dessas. Quantas pessoas não se perderam em seu orgulho e se tornaram aqueles que mais desprezavam?! Ele fala ainda sobre auto piedade, sobre como as vezes nos sentimos incapazes de sermos alcançados pela graça e pelo amor de Deus. Sobre deixar Deus curar nossas feridas de alma, pois as vezes nós mesmas criamos barreiras que impedem que Deus opere em nós.

"O orgulho é o veneno da justiça. Por fora você pode até parecer mais justo que uma mulher com tal passado, mas Deus nos vê por dentro. Você tem se ocupado tanto tentando cumprir os Mandamentos e tentando fazer tudo certo por fora que acabou se esquecendo do seu interior que o Senhor está sempre sondando."

Ele fala sobre perdão, nos mostra como o perdão também pode nos curar. Curioso não é mesmo? Costumamos achar que damos algo às pessoas  quando as perdoamos, mas a verdade é que o perdão liberta a nós mesmos. Tessa também fala sobre casamento, ela nos mostra que casamento não é fácil, não é apenas sexo. Mas entender o outro, fazê-lo feliz e se deixar ser um instrumento de Deus para abençoar o seu cônjuge. Fala ainda sobre amizade e como é maravilhoso ter amigos cheios de Deus, porque eles nos ajudam na caminhada cristã, nos impulsionam a buscar mais dEle e enriquecem a nossa vida. E, ela fala sobre como os planos de Deus são altos e perfeitos. Às vezes só podemos entender a tempestade depois que os ventos se acalmam e vemos o quanto eles nos tornaram fortes.

Adorei especular sobre a vida dessa mulher, uma ex-prostituta, é verdade, mas que foi a tataravó do rei Davi e descendente do menino de Jesus. Por fim, gostaria de finalizar essa resenha com alguns versículos que tem tudo a ver com esse livro e com a história dessa mulher. "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor." 1 Coríntios 1:27-31
"Eu não entendo esses mistérios; o que sei é que prefiro obedecer ao Senhor sem entender, pois meus conhecimentos são limitados."
logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário