Livros *----* A Dama dos Loucos

Título: A Dama dos Loucos
Autora: Francine Cândido
Páginas: 550
Editora: Amazon

Avaliação: 4/5
Compre o e-book Amazon

A Dama dos Loucos é um livro que eu estava para ler desde o ano passado, a autora Francine Cândido é parceira do blog e eu adquiri o e-book ainda na pré-venda. Cheguei a ler os primeiros capítulos do livro para divulgá-lo no final do ano passado, mas o final do período da faculdade e a maratona literária de férias que organizamos em dezembro me impediram de continuar a leitura, até que decidi retomá-la e o fiz em apenas uma semana.

Logo no início do livro somos apresentados a Eilsabeth Fou, abandonada em um orfanato imediatamente após seu nascimento, ela viveu uma vida dura até conseguir fugir e se estabelecer em Paris como jornalista. Seu apartamento é simples e diminuto, mas ela é feliz por tê-lo conquistado, pois depois que tudo pelo qual passou, sua situação poderia ser muito pior. É quando começa a ter sonhos macabros e recebe uma carta de uma mulher chamada Desiree Green, que ela decide procurar uma bruxa em busca de respostas.

"— Todos somos loucos, mas nem todos admitimos. A sanidade sempre parece com um fio fino, quase tão sensível quanto o da vida, que balança de maneira constante. — Fez um sinal de vai e volta. "

Ela não encontra exatamente todas as respostas que precisava, mas recebe uma caixa da bruxa e percebe que a sua jornada em busca de respostas está apenas começando. Porém, ela começa a ser caçada e decide ir para onde tudo começou, o sanatório de Maria Madalena, lugar que abrigou Desiree Green por longos anos e onde essa mesma mulher instaurou a revolução dos loucos, abalando toda a França, que já estava caótica devido à Revolução Francesa e à ascensão do império de Napoleão. Esse é o plano de fundo que embala a narrativa de uma louca, internada em um hospício por se dizer capaz de ver os mortos. Francine mescla passado e presente com maestria e ainda adiciona diversos comentários históricos para situar o enredo.


"Talvez tu queiras saber como eu mantive a minha consciência? Bem, eu queria uma coisa que ninguém podia tirar de mim. Algo que estava no meu coração, tão enroscado que nada poderia destruir. Vingança. O veneno mais doce que eu podia querer ter. O que me salvou, o que manteve minha identidade e o que me fez ser o que sou hoje."

Elisabeth encontra Desiree em uma situação deplorável: amarrada por grilhões na masmorra do sanatório. Desiree começa então a lhe contar a sua história, para que Elisa possa conhecer a sua origem e também o seu destino. Elisa é uma mulher forte, dona de si, mas cada acontecimento narrado pela Green, bem como tudo o que ela tem visto no sanatório começam a mexer com sua mente e ela se pergunta se conseguirá se manter sã ao final desta jornada, ou mesmo se ela será capaz de sair viva do desafio que a aguarda.

"— [...] Elisa, ninguém é capaz de dizer que viveu tranquilo depois de ter sangue nas mãos, pois a alma empobrece e se perde."

A Dama dos Loucos foi uma leitura bem diferente de A Máscara do Rei. É uma história imprevisível. E, ao mesmo tempo em que somos embalados por uma narrativa que nos instiga a descobrir seus mistérios, somos repelidos por descrições repugnantes que compõem uma atmosfera de terror e, algumas vezes, nos perguntamos se Elisa, de fato, chegou ao Inferno sem perceber. Esse conflito de sentimentos foi o que me fez dar 4 estrelas ao livro, ao invés de 5. Veja bem, esse não é um gênero que me atraia muito e as vezes eu me via um tanto incerta sobre os sentimentos que estava vivenciando com a leitura. Mas Francine soube finalizar a obra, desenvolvendo os personagens, amarrando as arestas, surpreendendo o leitor e entregando um resultado primoroso.
logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário