Livros *----* Ode do Infortúnio

Título: Ode do Infortúnio
Série: Os Segredos de Afternoon Fall #1
Autora: Alana Gabriela
Páginas: 416
Editora: Amazon

Avaliação: 5/5

Esse livro estava na minha meta de leitura do ano passado, mas em meio a tantas leituras eu acabei não conseguindo lê-lo. Quando fiz minha retrospectiva literária de 2018, percebi que não havia lido nenhum livro da Alana durante o ano e resolvi que leria Ode do Infortúnio logo no inicio de 2019. Que decisão maravilhosa! Que saudade eu estava da escrita dessa autora! E que vontade de continuar lendo esta história! Alana, por favor, precisamos providenciar esta sequência.

Tudo começa quando Marjorie Edinger se envolve em uma situação escusa e acaba fichada pela polícia. Então sua mãe decide que ela deve passar uns tempos com a sua avó Lucíola na pequena cidade de Afternoon Fall. Marjorie não sabe exatamente o que pensar desta decisão: ao mesmo tempo em que se sente abandonada pela mãe, ela lhe entende e se sente culpada por ter trago tanta confusão para sua família. Mas, sua avô acredita que todas as coisas ruins que aconteceram à Marjorie se deram exatamente por ela estar longe da cidade em que nasceu e agora tudo irá ficar bem. 

"Os segredos de uma vida, os quais ela guardou com afinco há tantos anos, agora se tornaram pesados demais, segredos dos quais ela não consegue se esconder, pois sempre estão ali, espreitando, esperando de forma paciente para serem dissolvidos por lábios trêmulos, escorregadios e traiçoeiros."

Pouco depois de chegar à cidade, Marjorie se depara com uma situação no mínimo estranha e ela se pergunta quanto daquilo foi fruto da sua imaginação. Logo ela irá descobrir que Afternoon Fall é feita de segredos, alguns tão antigos quanto sua própria linhagem, uma vez que os Edingers são uma das cinco famílias fundadoras da cidade. Além dos segredos, também existem as fofocas. Apesar de que, ela já esperava encontrar fofocas por Afternoon Fall se tratar de uma comunidade pequena. Mas isso não torna as coisas mais fáceis porque ela é o que há de mais novo na cidade e todos estão curiosos para saber o que trouxe uma Edinger de volta ao pequeno povoado do Canadá.

"— Com o tempo você vai descobrir que ser uma Edinger não é tão valioso assim."

Então, Marjorie decide que irá conseguir as suas respostas por si própria. Pois, sua avó Lucíola é uma das pessoas que chega a nos irritar pela sua resistência  em conversar com a neta sobre a cidade ou sobre seu filho falecido, o pai de Mar, lhe entregando apenas enigmas ou pequenos fragmentos do que aconteceu. Porém, logo descobrimos a existência de uma espécie de sociedade secreta, formada pelos filhos das familias fundadoras: Jerome, Alanis, Enzo e Reagan. Mas não sabemos até que ponto tudo não se passa de uma brincadeira de adolescentes e qual a extensão dos segredos que eles guardam. Existe também uma fera que está atacando alguns moradores, um ser chamado de chiffre noir, mas ainda há muitas perguntas a respeito desta criatura a serem respondidas.

"— Se as histórias não fossem verdadeiras não seríamos assolados por seres anômalos que habitam os bosques e deturpam a floresta com sangue e morte. – Jerome reitera numa calma absoluta, seu olhar se tornando soturno e impassível. – Há segredos demais nessas montanhas, só não tenho certeza se as árvores ficarão em silêncio por mais tempo. As árvores ouviram e presenciaram coisas demais."

Marjorie é uma personagem fácil de se afeiçoar, nos identificamos rapidamente com a curiosidade que ela sente a respeito da cidade e de seus habitantes. Graham é um dos personagens que mais intrigam o leitor e a própria Marjorie. Mas confesso que fiquei bastante desconfiada de Jerome, ele me pareceu uma pessoa um tanto instável e não fiquei tão feliz com seu interesse por Marjorie. Me pergunto se teremos um triângulo amoroso aqui, mas não sei se estou muito animada para isso. Quanto a Alanis, ela parece ser alguém um tanto egoísta e prepotente e conquistou rapidamente a minha antipatia.

"Nem sempre conseguimos as respostas que desejamos, Pôr do Sol. – Graham me lança um sorriso lépido, frio e sóbrio. – Lembre-se disso toda vez que me vir."

A escrita da Alana é rebuscada, mas não tive problemas com isso, na verdade até gostei de ler algo mais elaborado. Entretanto, palavras como infortúnio, insólito e resoluto não são tão comuns e podem ser difíceis para pessoas mais novas. Todo o clima de mistério que envolve a cidade também envolve o leitor e eu me vi completamente absorta e empenhada a ler e descobrir cada um dos segredos de Afeternoon Fall. Inclusive, a cidade muitas vezes nos parece ser um personagem de Ode do Infortúnio, com vontades e sentimentos como qualquer pessoa. Ou talvez ela possa ser uma espécie de divindade, capaz de interferir na vida e destino de seus habitantes. Em um enredo que mistura fantasia e realidade, o livro termina com a sensação de que ainda há muitos mistérios a serem desvendados e não pude evitar o sentimento de ansiedade pelo próximo volume desta história. 

"— Afternoon Fall cobra os seus e por esse motivo ela estava te destruindo em Brooks Hill, com a única finalidade de tê-la de volta. E se não a obtivesse, Marjorie, você sofreria uma terrível destruição a ponto de virar pó para sempre. Uma simples e ínfima marca no túnel da vida. Por isso você voltou para a cidade. Somente por isso. Porque ela a queria aqui."

logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário