Cheiro de livro novo: Para Sempre

Título: Para Sempre
Autores: Kim e Krickitt Carpenter
Páginas: 144
Editora: Novo Conceito
Avaliação: 3/5

Boa tarde, leitor! Eu assisti ao filme que conta essa história há muitos anos. Mal lembro do que vi, mas foi o suficiente para notar muitas diferenças durante a leitura. Desde aquela época, tinha ficado curiosa para ler a história original, já que o livro conta o que aconteceu de verdade com o casal. Já tinha até perdido o interesse, quando surgiu a oportunidade de pegar emprestado esse ano. Como o livro é curtíssimo, topei a leitura e foi bem rápida.

"— A vida não é justa; é apenas a vida — disse ela, de maneira suave e confiante. — Todos têm momentos em que sentem como se estivessem à deriva, abandonados mesmo... Mas não é verdade. Não para quem tem fé."


Kim Carpenter é treinador de um time universitário de beisebol e conhece Krickitt de forma inusitada: ao ligar para uma loja de materiais esportivos, da qual ela é vendedora. Conforme conversam sobre produtos, algo mais surge entre os dois e uma relação estritamente profissional pouco a pouco torna-se pessoal. Após trocarem telefones, as conversas tornam-se mais longas e interessantes, até que o relacionamento à distância evolui e decidem se conhecer pessoalmente.

"Depois de tudo o que passamos, e depois de enfrentar todas aquelas dificuldades e adversidades, sabemos que ainda há outras por vir. É assim que a vida funciona."

Uma complicação a mais é que eles moravam em estados diferentes, mas isso não os impediu por muito tempo. Após oficializarem o namoro, logo já estavam planejando o futuro e o casamento. Eles se entendiam muito bem e estavam preparados para a vida a dois, mesmo com todas as mudanças que seriam necessárias.

"Éramos apenas duas pessoas tentando viver nossa vida juntos, manter as promessas que fizemos um ao outro e nos esforçando sempre para que Deus estivesse no centro de tudo isso."

A maior mudança, porém, Kim e Krickitt jamais poderiam imaginar. Com apenas dois meses de casados, saindo em sua primeira viagem para visitar os pais de Krickitt, sofrem um grave acidente de carro. Kim acaba com vários ferimentos, mas nada preocupante; Krickitt já não teve tanta sorte. Gravemente ferida, ela fica perigosamente próxima da morte. Em coma por vários dias, nem os médicos acreditam que irá sobreviver. Mas milagres acontecem e Krickitt desperta.

"— Eu não me importo. Se Krickitt morrer, então não tenho qualquer razão para viver."

No entanto, os danos neurológicos foram sérios. Ela tem dificuldades para fazer coisas simples, como comer e caminhar. Tudo será um processo lento, como se tivesse voltado a ser criança. Além disso, seu humor fica muito instável, com emoções descontroladas e sem pudor na fala. Para piorar, o último ano e meio foi apagado de sua memória, portanto ela não lembra da existência de Kim. Ele precisará ser forte pelos dois, para manter o casamento firme e reconquistar a mulher que ama, mesmo que ela nunca mais volte a ser quem era antes.

"Foi necessário que algo devastador acontecesse para que eu percebesse que vencer não é tudo na vida. Até que alguém passe por uma situação como a que eu passei, essa pessoa não vai entender o que eu digo. Minha perspectiva sobre a vida mudou totalmente. Você passa a respeitar muito mais a vida. Minhas prioridades são um pouco diferentes agora."

Apesar de achar que já conhecia a história por causa do filme, fui surpreendida com essa leitura. É emocionante acompanhar a luta de Kim para continuar ao lado da esposa, sendo o apoio que ela necessita nesse momento tão complicado. É bonito acompanhar o desenvolvimento do relacionamento deles, tanto antes quanto depois do acidente. Kim é um homem forte, que aceita o desafio a que é imposto sem pensar duas vezes. Não é qualquer um que conseguiria superar as próprias dores e dificuldades, ao mesmo tempo que se mantém ao lado de alguém que muitas vezes recusa sua aproximação e oferta de ajuda. Krickitt também é muito forte. Apesar de às vezes ser difícil de lidar, ela se esforçava para melhorar rápido, para não ser uma pessoa ruim de conviver e para dar uma chance para aquele que estava sempre com ela.

"Foi naquele momento que eu percebi que não fui o único de nós que manteve seus votos. Krickitt manteve seu juramento de honrar e apoiar um homem com quem ela não se lembrava de ter se casado."

O enredo é bem fofo. É interessante por ser uma história real, mas não posso dizer que é o melhor romance que já li na vida. Kim e Krickitt possuem uma história emocionante, de superação, que pode ser tomada como exemplo para muitos jovens casais. No entanto, também por ser real, às vezes a narrativa tornava-se lenta, repetitiva, demorando para acontecer algo mais. Já em outros momentos, achei que tudo aconteceu rápido demais para assimilar bem. Kim e Krickitt é um casal cristão, então a presença de Deus é muito forte durante a leitura e é muito bonito ver o crescimento deles também em relação a isso.

O livro todo é narrado em primeira pessoa pelo Kim, o que nos faz enxergar bem tudo que ele sentiu e sofreu com as situações que enfrentou. Pelos seus olhos, podemos ver a mulher maravilhosa que Krickitt é e o quanto ele deseja que ela volte a ser independente como antes.



A diagramação é simples, com fontes grandes e confortáveis, e as páginas são amareladas. Os capítulos são grandes, mas a leitura é fluida. A revisão está excelente, não lembro de encontrar erros. A capa é a mesma do filme, o que contribuiu para manter a visão que eu tinha dos atores como os personagens.

Por fim, foi uma leitura leve e prazerosa, surpreendente por ser muito diferente da história que conheci no filme. De um modo geral, não posso dizer que o livro é repleto de surpresas, porque todos começam a ler já sabendo o que vão encontrar. Mesmo assim, podemos tirar muitas coisas boas, principalmente sobre o amor, sobre como ele pode nos fazer superar até as atribulações que parecem mais impossíveis, basta estar disposto a dar o seu melhor e mantê-lo firme. 💗

logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário