Resenha Premiada Nildrien

Título: Nildrien - O Pergaminho # 1
Autor: Manoel Batista
Páginas: 588
Editora: Novo Século
Avaliação: 4/5

O Blog Sigo Lendo está em clima de festa e este é o segundo sorteio que está rolando por aqui. Quem ainda não viu a outra promoção, corre para participar, porque tem livros maravilhosos no kit, além de um monte de marcadores. Nem conto para vocês quantas promoções teremos esse mês e quantas resenhas premiadas também! 🎁🎉🎈😍 Dessa vez estaremos sorteando um exemplar de Nildrien - O Pergaminho

Nildrien é um livro bastante grosso, o que pode causar certa ressalva em algumas pessoas. Tem quem adore livros extensos, mas em geral, as pessoas optam por aqueles que são mais finos. Confesso que eu mesma estava um pouco reticente para começar a ler e ficava me perguntando se o enredo iria me agradar, mas não tinha como responder a essa pergunta sem realizar a leitura. A Pri já fez resenha do livro aqui no blog e essa foi a minha vez de embarcar nessa aventura, então escolhi esse livro para o desafio "Um autor que você não conhece" do projeto Lendo Nacional.

Tudo começa quando um grupo de mineradores acabam mortos na Caverna Antiga e o único sobrevivente resolve vender um mapa do local. Segundo ele, eles haviam acabado de encontrar um grande tesouro quando seu grupo sofreu um ataque de monstros que vivem na Caverna. Desde então, uma magia poderosíssima parece ter sido despertada no local. Ao saberem disso, o Reino de Skylus, juntamente com os governantes de Nildrien começam a arquitetar uma missão de resgate, de forma que esse poder não caia em mãos erradas, em especial nas mãos de Asenhar, o reino das trevas.

"-[...]Todas as coisas que um dia foram belas podem se tornar feias, assim como as feias podem se tornar belas."

São escolhidos quinze jovens para a missão. Sim, isso mesmo que você leu, quinze. São eles: Damian, um meio-elfo feiticeiro, líder do grupo; Reks, um meio-dragão guerreiro; Hant, meio-demônio paladino da justiça; Karson, ex-presidiário e guerreiro; Histran um lutador sonhador; Mike, lutador vindo das áreas mais pobres da cidade; Hanns, meio-demônio guerreiro de gelo; Kylet, paladino da Luz; Marlin, maga e irmã Damian; Mistia, guerreira; Verônica, clériga da Luz; Ylis, clériga da paz; Lóris, princesa de Skylus, maga da Luz e feiticeira; Myat, maga da Luz de Skylus; e Karedrine, clériga do amor de Skylus. A resenha ficará grande demais se eu falar muito mais sobre cada personagem, mas foi perceptível o crescimento deles durante o livro, tanto em relação ao seus poderes como com relação aos seus caráteres. Gostei em especial do Karson e de Lóris.
"Não deixe o ódio te cegar, pois se isso acontecer você se torna o seu pior inimigo."

O livro começa um pouco lento, pois precisamos conhecer cada um desses personagens e entender o que os levou a se inscrever para as expedições do exército de Nildrien. Mas logo que isso acontece, começa a jornada dos nossos mocinhos em direção à caverna antiga. Será uma longa jornada e eles nem podem imaginar quais serão os desafios que encontrarão ao longo do caminho. Até porque, Damian não foi completamente honesto com todos os membros da expedição. Pois, apesar de ter contado a eles o objetivo da missão, que consistia em buscar um pergaminho de Ankross, o maior mago que já existiu na história, omitiu o interesse de Asenhar no artefato e o fato de que esperava encontrá-los pelo caminho. Mas, o desafio de Damian já era bastante grande sem esse inconveniente, afinal, liderar um grupo de 14 pessoas completamente heterogêneo como esse, não é uma tarefa fácil. Até porque, além de Assenhar, o grupo de Nildrien ainda precisará enfrentar uma dupla de caçadores de recompensas interesseiros. 

"O guerreiro de fogo conhecia aquele tipo de olhar: estava querendo intimidá-lo. Nayhan sempre seguiu uma teoria em sua vida: o vencedor de uma briga se mostra no momento em que os olhares se chocam."

O livro tem todo o formato de um jogo de RPG e quem já está habituado a jogar esse tipo de jogo certamente encontrará diversas semelhanças, que podem parecer um pouco esquisitas para aqueles que não o conhecem, como eu. Por exemplo, é grande o numero de batalhas que nossos personagens enfrentam durante sua jornada, que são muito detalhadas pelo autor, mas ao invés de dar dinamismo ao enredo, as vezes, elas se tornavam cansativas. E também acontecia dos personagens desenvolverem novas habilidades e evoluírem nos seus poderes no meio de um embate. Ademais, alguns personagens tinham habilidade de cura, então isso as vezes me parecia um pouco desonesto e estendia ainda mais as lutas, já que os feridos podiam se recompôr. Pois, ao me deparar com o grande número de pessoas que compunham o grupo, logo pensei que eu não deveria me apegar aos personagens, porque certamente alguns deles não voltariam junto com os outros. Mas tudo mudou quando constatei que havia a possibilidade de restauração física. 

"-Cada um tem a sua maneira de lidar com o medo. [...] E não precisa ficar debochando dos outros só porque  não compartilham dos mesmos medos que os seus- falou o ex-presidiário encarando o meio-demônio nos olhos."

Eu também esperava que acontecesse um pouco mais de romance. Ponto que não teve nenhuma ênfase no decorrer da história. Até temos algo bem sutil que pareceu estar brotando entre dois personagens, mas dado a quantidade de pessoas envolvidas e o tamanho do livro eu estava esperando que mais coisas acontecessem. Entretanto, imagino que muitas pessoas possam observar isso como um ponto positivo. Essas questões fizeram com que eu demorasse um pouco mais do que o esperado para concluir a leitura. Mas eu gostei do mundo criado por Manoel e, apesar dos pontos que destaquei, acredito que a história realmente tem potencial para um série de livros. A aventura desse livro foi finalizada nele mesmo, mas já temos um gancho bem construído pra o segundo volume. O lançamento da sequência, Nildrien - Os Esquecidos, está previsto ainda para esse ano de 2017.

"As esposas de seu mestre sempre faziam uma grande festa na virada de todos os anos, justificando que a troca de ano era uma forma de se renovar as esperanças e mudar de vida. Como seu mestre, Reks achava isso uma bobagem. Quer mudar de vida? Mude agora! Não espera um número ser substituído por outro [...]."

Regras gerais da Promoção:
-Os participantes devem ter endereço residencial no Brasil.
-Perfis falsos serão desclassificados.
-As regras obrigatórias devem ter sido cumpridas, caso contrário o participante será desclassificado.
O ganhador deve responder ao e-mail enviado a ele em até 48h, caso contrário um novo sorteio será realizado.
-O sorteio será feito automaticamente pelo site do Rafflecopter e o resultado será divulgado no blog.
-O envio dos prêmios será feito em até 30 dias úteis e o Sigo Lendo não se responsabiliza por endereço de entrega incorreto ou extravio dos correios.
-O sorteio tem início no dia 05/08/17 e finalizará no dia 05/09/17.

Lembrando que quanto mais regras opcionais você completar, maior a sua chance de ganhar, pois é como se você inserisse mais uma vez seu nome no "saquinho" para o sorteio. Boa sorte!

logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário