Conto: Réquiem

Título: Réquiem
Autora: Bianca Sousa
Páginas: 18
Editora: Independente
Avaliação: 4/5

Olá pessoal! Hoje trago para vocês a resenha do novo conto da nossa parceira Bianca Sousa, aproveitando esse clima de sexta-feira 13 que passou e dia das bruxas que está chegando! 👻🎃💀 
Réquiem é uma história de terror e, como sempre, fiquei um pouco receosa quando comecei a ler, mas curti a leitura. A Bianca tem uma escrita muito cativante, seja lá qual for o gênero que ela resolva escrever.

"Nada de novo nos desejos humanos — desde que o mundo é mundo se deseja imortalidade, poder e amor."

Amadeus é professor de história da arte e guarda muitas dores em seu coração. Sofreu perdas que o deixaram marcado, mas que fizeram com que despertasse nele uma paixão pela arte sepulcral.

Um dia, quando estava no cemitério — um lugar que muito o encanta — montando uma de suas aulas, ouve um barulho estranho. À princípio, isso não o assusta, mas quando percebe o que realmente é, não sabe bem como reagir. Por anos imaginou que, ao finalmente ter seu encontro com a morte, iria recebê-la como uma velha amiga. No entanto, ao encontrá-la tão inesperadamente, seu primeiro instinto é lutar para sobreviver. Ele jamais poderia presumir que ela se apresentaria de tal forma.

"Era um mal necessário. Era natural e cruel. O ciclo da vida se fazendo valer. Aceitei que todo fim encontrava seu recomeço e nessa poesia vislumbrei um novo sentido para a morte. Decidi então persegui-la; assim, quando chegasse minha hora, eu a encararia de frente e diria: 'Há quanto tempo espero por você?'"

O conto é bem curtinho e surpreendentemente rápido de ler. Quando acabei, fiquei pensando "ué, já chegou no final?". rsrs

Amadeus é um personagem interessante, que poderia ser melhor trabalhado em uma história maior, mas que também não vejo necessidade de um livro. Ele passou por tristezas na vida, mas aprendeu a conviver com elas e se dedica a fazer bem o que gosta.

A história fala sobre perdas, solidão, mas também mostra que tudo na vida tem um lado belo, basta estarmos dispostos a enxergar essa beleza mesmo em meio às adversidades. E, claro, tem o lado da fantasia e do terror. A Bianca inseriu uma criatura pouco vista na literatura, que, por sinal, eu nunca tinha lido a respeito. É ela quem dá o toque macabro ao conto.

"Naquele dia de abril, descobri algumas verdades. A primeira delas era a de que um homem se forja na dor."

Até que eu não achei assustador, mas acho que o objetivo realmente não era dar susto. Ainda mais que a transição que a autora faz durante a história é tão suave, que quase não percebemos o que de fato está acontecendo.

A narrativa é em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Amadeus, e se reveza entre o presente, lembranças do passado mais distante e acontecimentos do passado mais recente, ou seja, como ele chegou na atual situação. E aí começamos a prever o que vai acontecer.

Eu consegui perceber o que aconteceria no final, mas confesso que, mesmo assim, quando finalizei a leitura, me bateu um sentimento de tristeza. Em tão poucas páginas, me apeguei a ele, e fiquei torcendo por um final alternativo. Mas a vida é assim mesmo, né? Não está nem aí para o que queremos. rsrs

Para quem curte fantasia com nuances de terror, ou quer começar a se arriscar no gênero, fica a dica de uma história rapidinha, mas envolvente. Prometo que não vai te deixar sem dormir. Ou vai, quem sabe, né? haha


Para quem se interessou, a autora disponibilizará o e-book gratuitamente esse mês, dos dias 28 a 31 de outubro, no site da Amazon. Se não quiser esperar, você pode comprar o e-book por apenas R$ 1,99.

Aproveite e adicione no Skoob. ^^
logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário