Livros *----* Eve

Título: Eve.
Autora: Anna Carey. 
Editora: HarperCollins 
Páginas: 336.
Avaliação: 5/5

Li esse livro em ebook, em dois dias. Descobri ele em um blog, procurando por distopias. Ele retrata um mundo assolado por uma epidemia, onde 98% da população veio a óbito. A vacina que tentaram usar para combater a doença agravou ainda mais o problema, gerando inúmeros órfãos, provavelmente crianças que não estavam com idade de receber a vacina na época. Eve é uma dessas crianças. Ela vivia com a sua mãe quando um caminhão passou levando as crianças que estavam saudáveis para longe da cidade, que já estava infestada.

Eve tinha cinco anos quando isso aconteceu e então foi levada para uma escola de meninas. Doze anos depois, na véspera da formatura, Eve a melhor aluna da escola, estava ansiosa pra finalmente poder estudar uma profissão. Quando repara em Arden, a encrenqueira da escola. Determinada a não deixa a garota fazer nada para prejudicar a formatura, ela a confronta. Mas então Arden conta para Eve que esta fugindo, porque o único destino delas na escola para os próximos quatro anos era a procriação. Pois o rei precisava repovoar o planeta, então elas iriam apenas ser presas em outro prédio para parir um filho atrás do outro. =O

Quando descobre isso, Eve percebe que tem que fugir imediatamente. E, com a ajuda de uma das professoras ela consegue, mas precisa deixar as amigas para trás.. A professora a manda ir para Calífia, um acampamento onde abrigam órfãos fugitivos. Mas no caminho para lá, Eve encontra Caleb, outro fugitivo que vive escondido com outros garotos. Ensinada a temer qualquer pessoa do sexo masculino, ela não entende como ele pode ser uma boa pessoa. E assim começa a descobrir que muito do que ela passou anos ouvindo é mentira...

"-Pode amar a qualquer coisa- Intervi observando o grupo- O amor é... - Busquei as palavras exatas- Amar significa preocupar-se com alguém, sentir que uma pessoa nos interessa e pensamos que o mundo inteiro seria mais triste sem ela- Recordei da risada agitada da Pip, os saltas que dava de cama em cama com Ruby nos domingos de manhã, enquanto esperávamos nossa vez de tomar banho."

O livro é muito bom. Quando eu olhei a capa eu juro que pensei que a personagem fosse apenas uma criança e não uma garota de quase 18 anos e as vezes eu ficava me lembrando durante a história que ela não era uma criança, apesar de ser muito ingênua. Mas é esquisito ver a forma como ela vê os homens no início da história e a dificuldade que ela tem para mudar sua visão, até descobrir o amor. A história não foca tanto na distopia, é claro que foi o vírus que causou tantas mortes e o governo do rei está fazendo essas coisas terríveis com os orfãos, e tudo isso levou Eve e todos os outros personagens ao momento em que estão no livro. Mas eu senti que nesse primeiro livro, a autora se focou mais no romance entre Caleb e Eve e em como pode existir amor, mesmo que todas as coisas sejam contrárias. Entretanto a história também conta com uma boa dose de perseguição e sofrimento..

logoblog

29 comentários:

  1. Oie!

    O livro parece ser bom, e eu gosto de distopias mas este não chamou muito minha atenção.

    Gostei da capa.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, mas dê uma chance a ele mesmo assim, quem sabe você gosta? :)

      Excluir
  2. Distopias são sensacionais! \o/ \o/ \o/
    Não conhecia essa! Parece legal =D

    www.umomt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Distopias são ótimas mesmo, principalmente pelo fator político, só achei uma pena esse não abordar tanto isso.

      Excluir
  3. Amo amo amo distopias, meu gênero preferido *---*
    Adorei a capa desse livro e a resenha.
    A história, mesmo não focando tanto na distopia, parece ser muito boa.
    Imitei o seu emoticon na parte "...então elas iriam apenas ser presas em outro prédio para parir um filho atrás do outro. =O" que cruel '-' Mais um ótimo elemento para deixar tudo mais interessante. E o romance não pode faltar né ;)
    Entrou para a lista de desejados!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poise mto cruel! o.O #medo
      e é.. eu adoro distopias, mas gosto bastante de romances tbm :) rs

      Excluir
    2. Muito cruel mesmo, e me dá uma raiva, imagina tratar mulheres só como uma maquina de reprodução!

      Excluir
    3. A maioria das distopias são cruéis, mas isso é repugnante.

      Excluir
  4. Não conhecia esse livro! Ahh eu estava jurando que era uma menina também, já estava chocada que iam obrigar uma criança a procriar. Mas tirando isso achei bem interessante a temática, vou lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu não entendi essa capa, acho que eles quiseram retratar a epidemia, qd ela ainda era criança, deve ser..

      Excluir
    2. Eu até me assustei quando li, depois reli e vi que ela já estava na formatura. Mesmo assim assusta.

      Excluir
    3. Não, olhando bem, acho que ela é mais velha do que parece a primeira vista mesmo.

      Excluir
    4. Observando melhor a capa, ela parece ser mais velha mesmo.

      Excluir
  5. sério que levou dois dias? Eu tenho dificuldades com e-book. Quanto a distopia eu não sei direito o que é isso hahha, estou começando a entender através de resenhas eu não li nenhum livro do gênero então não posso dizer se gosto ou não. este me parece bem interessante. quem sabe numa próxima oportunidade.


    bjn
    menssagensreflexoesemais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs Eu so comecei a ler ebooks mais por causa do kobo XD Distopias são uma coisa meio fim do mundo, geralmente trazem criticas ao sistema/governo que costumam ser bem autoritários no "novo mundo reconstruído depois do caos". rs Acho que expliquei direitinho.

      Excluir
    2. Valquiria leia uma, não sei se é porque é o meu gênero preferido, mas acho impossível não gostar :)

      Excluir
    3. Val, é o que a Isa explicou. É legal pq os autores sempre inventam uma forma diferente de "arrumar" o que a nossa geração faz de errado.

      Excluir
  6. Nossa Bela, seu blog tem a capacidade de fazer eu conhecer novos livros e ter vontade de ler esses livros "desconhecidos pra mim"! Enfim, mais uma vez parabens pela resenha. Você escreve muito bem :D

    Beijos
    Adriano G.
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/ (passa lá ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ownn que bom rsrs *---* Essa é a intenção! Acho q é mais legal fazer resenha de livros desconhecidos, exatamente por isso :)

      Excluir
    2. Desde que comecei a acompanhar o blog aqui, já conheci vários livros que nem imaginava que existiam, e vários já entrou pra minha lista de desejados (quase infinita rs)

      Excluir
    3. Verdade, o que eu adoro no blog é isso. Na maioria dos que eu visito são sempre os mesmos livros das mesmas editoras que eles tem parceria, e nada fora disso.

      Excluir
    4. Isso mesmo Naty, chega até a ser cansativo, aqui não. Parabéns Isabela!

      Excluir
    5. Sim, o pior é quando reclamam que nossos comentários ficam repetitivos. Mas sério, comentar mil vezes a mesma coisa e dar uma opinião diferente fica difícil, minha criatividade não é tanta.

      Excluir
    6. Impossível não ficar repetitiva, mina opinião é a mesma independente da resenha. E a minha criatividade e nada é quase a mesma coisa rs

      Excluir
  7. Eu ainda não conhecia o livro, mas adorei o enredo, deu vontade de ler!
    Eu amo distopia, mas acho que vou gostar também do foco do livro ser mais o romance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei pq, mas não importa o gênero, sempre que tem um toquezinho de romance eu gosto mais do livro rsrs

      Excluir
    2. haha é sempre melhor quando tem algum romance, romance e distopia então... Não tem como não ser bom.

      Excluir
    3. Sou uma garota romântica rsrs
      Esses dois juntos só podem ser ótimos!

      Excluir
    4. Eu nem sou tanto, mas gosto de ler livros assim rs

      Excluir