Resumo Livro A Revolução dos Bichos


Atenção Contém SPOILER. Este foi um trabalho que fiz para a faculdade, então está um pouco mais detalhado e reflexivo, mas eu gostei do resultado, espero que vocês também gostem.

“A Revolução dos Bichos”. Autor: George Orwell. Editora: Virtual Books Online M&M Editores Ltda. Páginas: 117.

O livro em questão relata a história dos animais da Granja Solar e como eles se rebelaram contra o dono da granja, Sr. Jones. Os animais conviviam normalmente entre si, até que um dia o velho porco, chamado Major, combinou de encontrar os animais no celeiro depois que Jones se retirasse, para lhes contar um sonho. Assim discorreu sobre o sonho que tinha, de que os animais poderiam se livrar da dominação humana, podendo aproveitar o trabalho que produziam, para o próprio bem e conforto e viver em igualdade uns para com os outros. Trazendo assim, uma mensagem de revolução que deveria ser passada adiante para que as futuras gerações também prosseguissem na luta para a vitória, que viria no tempo oportuno.

“Não está, pois, claro como água, camaradas, que todos os males da nossa existência têm origem na tirania dos seres humanos? Basta que nos livremos do Homem para que o produto de nosso trabalho seja somente nosso. Praticamente, da noite para o dia, poderíamos nos tornar ricos e livres.”

A revolução veio mais cedo do que se esperava. O Sr. Jones já havia sido um bom patrão, mas agora andava relaxado. Desde que perdera uma ação na justiça, dera para beber e já não prestava tanta atenção aos animais, que estavam sendo mal cuidados pelos peões. Até que, depois de deixar os animais por um longo período de tempo sem comer, eles invadiram o deposito de comida e quando Jones tentou contê-los com seus homens, eles se indignaram e se puseram contra os homens, que fugiram amedrontados. E assim, de uma hora para outra, os animais tomaram a Granja.

A Granja passou a se chamar Granja dos Bichos e o porco Bola-de-Neve foi quem passou a administra-la. Ele seguia os princípios do Animalismo, segundo as instruções do agora já falecido Major, nos seus sete mandamentos, onde consideravam que todos os animais eram iguais e tinham como máxima: “Quatro pernas bom, duas pernas ruim”. Tudo acontecia perfeitamente, a Granja produzia mais, os animais estavam felizes, se alimentavam bem, trabalhavam em harmonia e juntos resistiram às tentativas dos humanos de retomarem a Granja. 

“Os animais ouviam Napoleão, depois Bola-de-Neve e não chegavam à conclusão sobre quem tinha razão; a verdade é que estavam sempre de acordo com aquele que falava no momento.”

O porco Napoleão era assistente de Bola-de-Neve, mas sempre discordava do que ele falava. Napoleão era um porco ganancioso e se deixando levar por esse sentimento, traiu o amigo, expulsou-o da Granja e distorceu os mandamentos do Animalismo. Passando a exercer um domínio manipulador e coercitivo sobre os animais com a ajuda dos outros porcos, em especial de Garganta, que através de bons discursos convencia os animais a fazerem tudo que era do interesse de Napoleão. De uma sociedade igualitária, os animais passaram a viver sob uma ditadura, onde se pagava com morte ou tortura aqueles que eram contra as novas ordenanças.

Aos poucos cada mandamento foi alterado, acrescentando-se o que era conveniente para os porcos. Até que, uma nova máxima foi empregada: “Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que os outros.” E nesse ponto já não se conseguia mais diferenciar os humanos dos porcos, que cegos pelo poder, já andavam sobre duas pernas, vestiam roupas, bebiam, negociavam com outros granjeiros e utilizavam a antiga casa de Jones como moradia fixa. 

O livro é bem interessante. Observamos que seria difícil tirar o Napoleão do poder da Granja dos Bichos e isso não significaria que outro “Napoleão” não iria se levantar, gerando assim um ciclo vicioso. Entretanto, não devemos deixar de lutar pelos nossos direitos e por uma sociedade mais justa e igualitária, e essa luta nunca pode ser parada, mesmo que já pareça “conquistada”.

O livro foi lançado ao fim da segunda Grande Guerra e claramente é uma crítica aos movimentos socialistas de Hitler e Stalin, que apesar de pregarem a igualdade, foram completamente distorcidos ao se revelarem ditaduras cruéis que favoreciam poucos em detrimento de muitos. 

Porém, felizmente, também existem pessoas dispostas a, de fato, lutar pelo bem comum, como Bola-de-Neve, o grande problema é que essas pessoas, em geral, estão contra a maioria corrupta, muitas vezes acabam sendo caladas. 

Outro tipo de pessoa que podemos encontrar na história de Orwell são o restante dos animais da Granja e sua alienação. Pois agiam como se não notassem as mudanças que estavam acontecendo nos mandamentos e como se essas coisas não afetassem as suas vidas diariamente, sendo manipuladas por qualquer argumento. Essa também é uma realidade no nosso dia-a-dia, onde muitas pessoas ficam indiferentes às diversas regras que são aprovadas no Congresso e impostas a população mesmo sem a aprovação geral. E, muitas vezes simplesmente não se posicionam porque acham que isso não vai gerar nenhum resultado, quando na verdade são maioria e poderiam, no mínimo, mostrar a sua opinião. 

Tem alguns sites que já disponibilizam ebook do livro gratuitamente na internet, assim como também é possível encontrar o filme completo, que tem uma hora e meia de duração no YouTube. 



logoblog

39 comentários:

  1. Na realidade eu nunca li o livro, porque não é muitoo meu gênero! Mas já vi o filme e gostei, sabe como é assistir filme com irmã pequenaa!! rs

    Mas gostei da sua resenhaa.. Me fez ter vontade de ler o livro!1 Quem sabe numa próxima eu não leia o livro?!

    aah, precisa colocar o nome de seguidor e e-mail em toda postagem para participar do top comentarista?!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs que bom q ficou com vontade, eu já tinha esse livro no pc a um tempão pra ler, muita gente me falava que era bom e tal, mas confesso que só peguei pra ler mesmo quando tive que fazer trabalho... x.x rsrsrs
      Precisa colocar em todas as postagens não, só colocando na do top comentarista eu já sei que vc está participando. :) bjuu

      Excluir
    2. Interessante você falar da sua irmã, sabe que eu nunca imaginei esse filme/livro como algo para crianças.

      Excluir
    3. Quando eu era criança assitia direto na sessão da tarde haha!

      Excluir
    4. Eu assistia Sessão da Tarde direto mas não cheguei a ver esse filme. Mas eu acho que eu não seria capaz de compreender a mensagem que a história passa, assim como a Naty não consegui ver como um filme pra criança.
      bjs

      Excluir
    5. Eu não lembro se eu compreendi a mensagem da história na época, mas lembro que achei o filme legal.

      Excluir
    6. Pelo fato dos personagens serem animais com certeza uma criança iria gostar hsuahsua Mas é melhor mesmo assistir quando for mais velho pra compreender melhor.

      Excluir
    7. Aham, vou até procurar assistir de novo, pra ver qual impressão tenho agora :)

      Excluir
    8. Nossa, nunca vi esse na sessão da tarde na minha espoca só passava a Lagoa azul e querida encolhi as crianças rsrs

      Excluir
    9. Concordo Bianca, acho que tem vários filmes que perdemos o significado pq eramos novos demais para entender.

      Excluir
    10. haha saudades de assistir Lagoa azul e querida encolhi as crianças.

      Excluir
    11. Clássicos da sessão da tarde são os melhores!

      Excluir
  2. OI.... Não li o livro nem vi o filme, mas agora fiquei com vontade de ler haha esses livros q demonstram um tipo de 'lição de vida' ou que deixam uma mensagem positiva para o autor incentivando a seguir em frente a lutar pelos objetivos como vc disse me chamam a atenção.
    Vou procurar le-lo com certeza..

    bjs
    http://mensagensreflexoesemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, e foi muito inteligente do autor contar uma estória com animais para mostrar uma realidade da época.

      Excluir
    2. Acabei de me lembrar do livro Maus, é um livro em quadrinhos onde as pessoas são representadas por animais, achei estranho no começo mas se mostrou interessante! Ainda mais para mostrar a realidade da época, como você disse.

      Excluir
    3. Não conheço esse Bianca, vou dar uma pesquisada :)

      Excluir
  3. Apesar de não gostar muito de filme de animais, eu assisti esse e adorei. Pelo seu resumo (ótimo por sinal) o livro também deve ser bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que é pq o livro não é exatamente sobre animais.

      Excluir
    2. aham, porque "aqueles" filmes de cachorro falando ninguém merece

      Excluir
  4. Eu vi o filme na aula de história do EM a algum tempo e lembro que fiquei encantada com analogia que o autor conseguiu criar. Depois disso quis ler o livro, mas ainda não tive oportunidade.

    ResponderExcluir
  5. Pensei em parar no "Atenção, contém SPOILER" mas não resisti... E sinceramente? Não me arrependi... Deu ainda mais vontade de ver o filme e ler o livro! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uahsau eu não ligo pra spoiler, ainda mais quando me interesso pelo livro de cara.

      Excluir
    2. Spoilers são um problema pra mim, mas antes de ler o texto eu dei uma olhada nos comentários e como o povo estava dizendo que valeu a pena acabei lendo tbm hsuahsua e no final só fiquei curiosa em conhecer a história :D

      Excluir
    3. Eu sou muito esquecida, sempre acabo esquecendo rs

      Excluir
    4. Quando o spoiler é de algum livro que não ligo tanto eu acabo esquecendo também, mas se é de um livro desejado eu nunca mais esqueço, faço de tudo mas não esqueço mais ='(

      Excluir
    5. Eu não gosto de spoiler, tem livros na minha estante que tenho medo de ler pelos spoilers que descobri rsrs

      Excluir
  6. Li esse livro na escola (acho que oitava série) e lembro de ter dado quase nenhuma atenção a ele. Foi um grande erro. Depois eu reli e vi o quão incrível ele era. Aliás George Orwell é sensacional e fui ler outras coisas dele =D gostei do filme tmb xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, como eu disse em um comentário lá em cima acho que as vezes não temos idade suficiente para entender a mensagem de um livro ou filme.

      Excluir
    2. Verdade, quando eu vou reler livros que eu já li a muito tempo, sempre acabo percebendo coisas que eu não percebi na época.

      Excluir
    3. Sim, por isso sempre que minha lista de leitura não está gigantesca tento reler alguns livros.

      Excluir
  7. eu sempre tive muita curiosidade de ler 1984, que é do mesmo autor
    mas esse a revolução dos bichos não atiça minha curiosidade...
    não sei se é pelo nome ou o que for hahahaha
    mas enfim
    adorei a resenha!
    beijos

    Livro de Capa Dura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li 1984 é ótimo, recomendo muito :)

      Excluir
    2. Esse eu tenho muita curiosidade de ler, nunca li nada negativo sobre esse livro!

      Excluir
  8. Quase não li por causa do aviso shauhsua
    Mas resolvi seguir em frente e gostei, não tem nada que vá atrapalhar muito a leitura.
    Sempre ouvi falar desse autor mas não conhecia nenhum livro seu, digo, as histórias dos seus livros. Achei muito estranho mas também curioso os personagens serem animais.
    Não é nada que eu queira ler desesperadamente mas pretendo ler um dia :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que não te obrigaram a ler nenhum livro dele no ensino médio? O.o

      Excluir
    2. Não me obrigaram também haha eu li por conta própria mesmo.

      Excluir
    3. Sorte a sua, ler obrigado parece que você já começa odiando o livro rsrs

      Excluir
    4. Por isso que a maioria das pessoas não gosta de clássicos rs

      Excluir