Li até a página 100 e... Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito- Jane Austen
Sempre tive vontade de conhecer o trabalho da Jane Austen e quando vi essa edição por apenas 15 reais na bienal do livro desse ano me apaixonei.

Primeira frase da página 100:
"Sem outros acontecimentos maiores na família de Longbourn e apenas diversificados pelos passeios a Meryton, umas vezes com chuva, outras vezes com frio, decorreram janeiro e fevereiro."

Do que se trata o livro?

A Sra Bennet possui cinco filhas e sua maior preocupação é encontrar um bom marido para cada uma delas. Elas são moças muito bonitas e bem educadas, mas essas são suas maiores vantagens, uma vez que a sua família não é a mais abastada que se poderia encontrar. Jane e Elizabeth, as mais velhas já tem bons pretendentes a vista, mas nem sempre as coisas saem como o planejado e não sabemos como as coisas irão acontecer para elas. Enquanto isso, as mais novas, Lydia e Kitty só tem olhos para os jovens militares que desfilam pela cidade em seus belos uniformes, mas por enquanto elas se contentam com as paqueras e fofocas.

O que está achando até agora?

Eu sinceramente estou achando o livro um tanto quanto chato, a escrita da Jane é muito cansativa, não falo devido a grande quantidade de palavras rebuscadas, mas a forma como as frases são construídas. Imagino que isso se deva ao período em que o livro foi escrito. Mas não estou conseguindo me conectar com a história, sinto que o desenrolar do livro está acontecendo muito lentamente e frequentemente preciso reler alguma frase para entender melhor o que está sendo dito.

O que está achando da personagem principal?

Quando comecei a leitura eu achava que a Jane seria a personagem principal, mas na verdade quem está no centro da trama é Elizabeth. Ela é uma mulher muito bonita e inteligente, favorita do pai e desprezada pela mãe nem sempre consegue conquistar a simpatia das pessoas devido a sua personalidade forte e decidida, bem como a sua perspicácia em ler as intenções das pessoas ao seu redor.

Melhor quote até agora:
"Nada há de mais enganador- disse Darcy- que a aparência de humildade. Não passa, por vezes de uma simples preguiça mental, ou então de fanfarrice."

Vai continuar lendo?
Eu estou curiosa com a leitura, já li tantos elogios à autora e às suas obras que fico esperando o momento em que o livro dará uma guinada e eu me sentirei realmente presa à história. Portanto, estou mais inclinada a terminá-lo do que a abandoná-lo, mas acho que isso se deve principalmente ao livro não ser tão grande, porque se não fosse esse o caso, eu muito provavelmente não conseguiria concluí-lo.


Última frase da página:
"Quando pararam à porta do Sr. Gardiner, Jane encontrava-se a uma das janelas da sala aguardando a sua chegada."
logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário