Livros *----* Branco Letal

Título: Branco Letal
Série: Cormoran Strike # 4
Autor: Robert Galbraith (J.K. Rowling)
Páginas: 656
Editora: Rocco
Avaliação: 3/5

Branco letal foi um livro que eu estava muito animada para ler. Eu adorei Vocação para o Mal, o terceiro livro da série, e estava muito curiosa para saber como Strike e Robin iriam se entender e se Robin realmente iria levar seu casamento com Matthew adiante. E, por mais frustrante que tenha sido, ela o levou. Veja bem, eu não gosto de Matthew, ele é um verdadeiro idiota, além de machista e tóxico. Mas Robin não consegue enxergar tudo isso, apesar de ter descoberto algumas atitudes dele que a irritaram profundamente, como o fato dele ter apagado as ligações e mensagens do Strike do seu celular antes do casamento para que ela não visse. Porém, apesar da grande quantidade de brigas e atritos que eles têm tido, eles decidem continuar juntos e precisarão trabalhar duro para recompor uma relação que já se encontra bastante desgastada.

"- Estamos deixando passar alguma coisa, Robin. A coisa que liga tudo isso.
-Talvez não ligue nada. - disse Robin. - A vida é assim, não é? Temos um grupo de pessoas todas com as suas próprias atribulações e com seus segredos [...] mas isso não quer dizer que tudo se encaixe muito bem."

Strike que havia ido ao casamento com a intenção de se declarar para Robin, acaba limitando o seu discurso e pedindo a ela que volte a trabalhar com ele. O que ela aceita prontamente para suplício de Matthew. Mas a amizade dos dois está um tanto fria e tem se resumido a algo estritamente profissional. É quando o ministro da cultura o procura para descobrir alguns podres de pessoas que o estão chantageando. Entretanto, ele não lhe conta qual seria a chantagem ou mesmo a história por detrás dela. Diz apenas que o que aconteceu não era crime na época, mas agora é, e ele não deseja que a história venha a tona.

"-Não é só o dinheiro...
- As pessoas sempre dizem isso - ele resmungou. - É o dinheiro e não é. Porque, o que é o dinheiro? Liberdade, segurança, prazer, uma nova oportunidade... acho que existe mais a extrair de Raphael - disse Strike - e acho que quem vai ter de fazer isso é você."

Somado a isso, temos Billy, um jovem perturbado que entrou no escritório de Strike dizendo que havia testemunhado um crime quando criança. Descobrir que Billy é irmão de um dos homens que está chantageando o ministro apenas deixa Strike ainda mais encucado a respeito dessa história. Seria ela apenas o delírio de um louco ou haveria ele testemunhado um crime real?

"[...] talvez a única diferença entre os dois fosse que a mãe de Strike viveu muito mais tempo e o amou o bastante para impedir que ele entrasse em colapso quando a vida lhe atirava seus horrores."

Dada a relevância dos últimos crimes investigados por Strike, a agência ganhou certa notoriedade que lhe permitiu aumentar a equipe e ficar um pouco menos preocupado com as finanças. Mas a fama não é exatamente boa para um investigador, pois é importante que as pessoas que estejam sendo seguidas ou investigadas não percebam o fato. Então, ele faz o possível para se manter longe da mídia, o que não é uma tarefa fácil. Já Robin tem apreciado a confiança de Strike em lhe permitir participar ativamente nas investigações, mas ela não está muito bem desde que foi atacada pelo estripador e tem sofrido crises de pânico ocasionalmente.

Gostei muito do desfecho da autora para a obra, dentre tantos suspeitos e pistas falsas, ela conseguiu me surpreender. Porém achei o desenrolar um tanto cansativo, em especial quando Strike e Robin estavam reticentes um com o outro, o que durou boa parte da trama. Mas vejo que esse livro foi muito importante para Robin, que roubou boa parte do livro pra si. Seja como for, estou disposta a continuar a série e descobrir o que mais J.K. está planejando para esses dois. E você, já leu Branco Letal? O que está achando do desenrolar da série?

logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário