Livros *----* A Depressão de Spurgeon

A Depressão de Spurgeon. Autor: Zack Eswine. Editora: Fiel. Páginas: 185. Depois de dois anos de clube chegamos na segunda rodada de indicações. Se você também tem um grupo de leitoras(es) na sua igreja, comece um clube do livro, tenho certeza que irá enriquecer a vida de cada uma das(os) participantes. Esse livro em especial mexeu com cada uma de nós e foi maravilhoso quando conversamos sobre as nossas experiências. Foi o melhor compartilhar!

Dessa vez o tema foi depressão, um assunto que tem estado a cada dia mais próximo do nosso dia a dia, porque todo mundo conhece alguém, que conhece alguém que passa por essa dificuldade. Eu mesma tenho uma pessoa na minha família que sofre desse mal. É uma questão muito delicada tanto para aqueles que sofrem quanto para aqueles que convivem com pessoas sofredoras. Porque, em muitas das vezes, nós não sabemos como ajudar aquele amigo ou ente querido e isso, por si só, já é uma grande angústia.

"A mente pode desabar muito mais profundamente do que o corpo, pois nela há poços sem fundo. A carne pode suportar apenas um certo número de feridas e não mais, mas a alma pode sangrar de dez mil maneiras, e morrer repetidas vezes a cada hora."

Charles Spurgeon foi um grande pregador do século XIX e muitos se surpreendem ao saber que ele sofreu de depressão. Tudo começou quando ele estava pregando um sermão para um grande público e um brincalhão gritou "Fogo". O pânico deixou sete mortos, vinte e oito feridos, e assombrou Charles por longos anos. Pode acontecer da depressão ser desencadeada por uma situação traumática, como essa, mas as vezes ela não tem uma razão específica e mesmo assim pode nos tornar pessoas extremamente infelizes.

"A memória é, afinal, uma coisa muito poderosa. Ela pode tanto nos abençoar quanto assombrar."

O livro é muito esclarecedor e é divido em três partes: buscando entender a depressão, aprendendo a ajudar aqueles que sofrem com a depressão e conhecendo formas de ajuda para lidar diariamente com a depressão. Infelizmente existem muitas igrejas que ainda insistem em sustentar a imagem do "super crente". Eles dizem que o cristão não adoece, não tem problemas financeiros, não tem problemas de relacionamento e se algo desse tipo acontecer é porque lhe falta fé. Mas, a verdade é que esses ensinamentos não tem fundamento bíblico. O que mais existem na bíblia são personagens cheios do espírito santo que passaram pelos mais diversos tipos de dificuldades, inclusive a depressão. O próprio Jesus passou por um momento de grande angústia na sua alma, pouco antes da sua morte, quando estava no Getsêmani e não dá pra dizer que Jesus não tinha fé! A bíblia não nos promete uma vida cheia de riquezas, saúde, nem nada disso. O que Deus nos garante é que estará conosco em cada uma das nossas dificuldades.

"Pensamos na bíblia como um livro violento, em um Deus irado em teólogos de plantão com sua torrentes de frases de efeito. Entretanto, Charles viu na Bíblia uma linguagem para os aflitos, uma advocacia ou defesa para barrar os ajudadores prejudiciais, e uma varão de dores enviado por Deus a um mundo sem amor e pleno de lamentações, a fim de que aqueles que sentados nas trevas pudessem finalmente sentir o lar para o qual foram criados e se regozijar com o sol novamente."

Eu confesso que fiquei um pouco relutante com a leitura, eu queria e não queria ler. Parecia fácil demais ler um livro e encontrar todas as respostas, eu não estava acreditando no que ele prometia, entende? Talvez ele não seja melhor livro do mundo sobre o assunto, mas abre nossos olhos, de forma que sejamos mais sensíveis e compreensíveis com aqueles que sofrem. O livro não é exatamente uma biografia sobre Spurgeon, ele mostra como o pregador lidava com a depressão e como ele tratava do assunto em suas mensagens. Além disso, o autor, Zack Eswine, também conviveu com a depressão.

"[...] a tristeza é um dom de Deus para nós. É como sobrevivemos. É um ato de fé e sabedoria ficar triste com coisas tristes. [...] Às vezes a tristeza em resposta a uma circunstancia pode tomar um rumo sombrio. Ela se transforma em algo diferente de si mesma. O luto não termina e a criatura sombria que chamamos de depressão desperta de sua toca."

Essa resistência acabou fazendo com que a minha leitura não fluísse tão facilmente e fiquei incomodada até com o tom um pouco poético do autor. Por fim, decidi ler um capítulo por dia e acredito que foi uma escolha acertada, pois li, refleti no conteúdo com calma e fui muito abençoada por ele. Recomendo o livro para todos aqueles que gostariam entender um pouco mais sobre o assunto, para aqueles que estão passando por depressão ou possuem algum conhecido que enfrente a enfermidade.

"A depressão nos lembra que há um limite para o poder humano (...) somente Deus pode remover o ferro quando ele penetre a nossa alma."


Deus sabe o quanto essas meninas tem abençoado a minha vida! ❤❤❤❤❤
logoblog

2 comentários:

  1. Amei o blog e a resenha! Também sou cristã e estou estudando sobre o assunto atualmente. Muito obrigada pela dica de leitura!

    Um grande abraço,

    Fernanda
    http://spaziodilibri.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Estou precisando ajudar a minha filha, pois ela está muito deprimida e creio que esse livro vai nos ajudar.

    ResponderExcluir