Cheiro de livro novo: Garnet - Labirinto de Sombras [Resenha Premiada]

Título: Garnet - Labirinto de Sombras
Autora: Anne Lanes
Páginas: 259
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira (Novo Século)
Série: Crônicas Atarianas
Próximo: Aquamarine
Avaliação: 5/5

Boa tarde, queridos leitores! Hoje trago uma resenha muito especial, por alguns motivos. Conheci esse livro através da própria autora. Anne é estudante de biologia na UFRRJ, a mesma universidade em que estudo. Meu namorado a conheceu quando ela entrou na faculdade, porque ele também fazia biologia, e logo descobriu que ela tinha um livro publicado. Ele nos apresentou e eu fiquei super curiosa para ler a história, afinal, sou louca por fantasia, como já sabem. Quando encontramos o livro em promoção na última Black Friday, corri para comprar. E, para tornar tudo ainda melhor, comprei um exemplar para sortear para vocês! 😄 Então, caso se interessem pelo enredo, preencham o formulário no final da resenha para concorrerem ao livro autografado + marcadores diversos. 😉

"— Como você consegue ser tão calmo? (...)
— Porque eu já aprendi a palavra-chave para qualquer relacionamento (...) Compreensão (...) Pensar como estão pensando, sentir como estão sentindo, passar pelo que estão passando. Com isso, fica fácil (...)
— Você faz isso parecer tão simples...
— E é simples — afirmou Nathan. — As pessoas que se esqueceram disso."



Lina tem 15 anos e está se preparando para o primeiro dia de aula do ensino médio, em uma nova escola. É extremamente tímida e introspectiva, mas não é apenas por sua personalidade reservada que tem estado preocupada. Um pesadelo a tem atormentado quase todas as noites, há semanas. Pesadelo este, em que é obrigada a ver o irmão morto em um local estranho e depois ela mesma é morta por um assassino misterioso. Apesar de parecer loucura, a sensação de que isso realmente pode se realizar a perturba diariamente.

"— Siga seu coração... O conselho mais usado, talvez por isso um dos mais ignorados... E o mais verdadeiro."

Até que sua vida e a de sua família sofre uma reviravolta. Seres das sombras, que ela nem sabia que existiam, surgem para atacá-los, e seus pais simplesmente sabem como lutar contra eles. Ela e seu irmão, Nicholas, são levados por dragões até o arquipélago Ysdani, um local que os moradores de todo o mundo de Atara acreditavam ser apenas uma lenda. Lá eles encontram a tia Samantha e seu marido Allan, que explicam a eles sobre o mundo mágico que existe oculto ali. E, como filhos de grandes guerreiros, Lina e Nick precisam aprender a usar suas habilidades e se prepararem para a guerra que está por vir.

"Esconder a verdade é sempre errado, mesmo parecendo a melhor alternativa."

Nathan e Elise, os pais de Lina, viveram na Cidadela Esperança muito antes dos filhos nascerem. Treinaram e batalharam, mas decidiram deixar o mundo mágico para trás e viver uma vida normal. Acreditaram que não precisariam contar esses segredos para seus filhos, já que uma nova guerra parecia estar muito distante de acontecer. Mas o passado está vindo à tona, e Nathan, que, mais do que ninguém, possui motivos para fugir dele, está com medo do que o futuro está reservando.

"— Luz e Escuridão nunca caminham muito longe uma da outra."

Naquele local mágico, Lina e Nick não se sentem mais excluídos como antes. Rapidamente aprendem sobre as diferentes classes (Guerreiros e Magos), assim como as subclasses, e desenvolvem habilidades que nem sabiam que possuíam. Mas, mesmo se preparando da melhor forma possível, será que estarão prontos para as difíceis revelações que se estendem à sua frente? Serão fortes o suficiente para enfrentarem inimigos que jamais imaginaram? 

"— Você sabe qual é o principal fator que faz as pessoas ficarem mais fortes? (...) Não é o treinamento, tampouco sua linhagem. É a motivação. (...) lutamos para proteger aqueles que amamos. E não há motivação mais nobre do que essa."


Lina é uma personagem jovem, mas também é forte. É muito tímida, o que fez com que eu me identificasse com ela rapidamente. Sua experiência na Cidadela Esperança contribui muito para seu crescimento, tornando-a segura e determinada. Mas nem por isso ela deixa de ser uma adolescente, com seus típicos ataques de raiva que nem sempre são fáceis de compreender. Nick é o irmão mais velho e é muito protetor em relação à Lina. Eu achei o relacionamento deles extremamente fofo, repleto de carinho e cuidado, algo muito difícil de ser visto entre irmãos de idades tão próximas. Ele é muito inteligente e vive enfiado dentro da biblioteca, aprendendo de tudo um pouco, mas também é corajoso e sabe estar pronto para a luta. Elise é uma mulher forte, determinada e que não desiste nunca. Nathan é muito calmo, mas também é inseguro, e esconde um passado muito sério de seus filhos. A relação familiar entre os quatro também é muito bonita de ser acompanhada. Samantha é amiga-irmã de Nathan desde que eram jovens e ele sabe que pode contar com ela para qualquer coisa. Outros personagens importantes são Allan, o marido de Sam, e Amanda, a rebelde filha do casal, além de Katrina, a grande vilã.

"— Eu tive alguém que me ensinou que colocar-se no lugar dos demais é algo natural para qualquer pessoa. (...) Alguém que me ensinou que pensar naqueles que ama é mais importante do que pensar em si mesmo. (...) Alguém que me ensinou que a verdadeira força vem de querer proteger aqueles que são importantes para seu coração."

O mundo criado pela autora é muito interessante e gostei bastante do enredo do livro. Apesar de simples e rápida, a história consegue ser completa, e apesar de ser levemente clichê, consegue surpreender. Gostei muito de como tudo se desenrolou e a leitura me prendeu. Mas achei o livro curto demais, como se a história pudesse ter sido mais desenvolvida, com mais detalhes e explicações. O livro explora bastante a relação familiar e a amizade, de forma encantadora. Apenas o romance deixou um pouco a desejar. O livro praticamente não tem foco no romance dos adolescentes, é mais voltado ao relacionamento dos já casados, mas quando ocorria, senti que foi corrido e até pareceu um pouco forçado. Mas fiquei feliz em quase não ter romance, a história é realmente voltada para a família, a amizade e a batalha. Outra coisa que me agradou é que, apesar de muitos personagens serem adolescentes, eles não são imaturos, assim como também não mostram uma maturidade superior à que deveriam ter. Eles são muito ponderados, o que fez com que me afeiçoasse facilmente a eles.
A narrativa é em terceira pessoa e o ponto de vista gira em torno dos diversos personagens citados, além de outros que surgem na história. A escrita da Anne é ótima, melhor do que muitos livros que já li, ainda mais levando em conta que ela publicou o livro quando ainda estava no ensino médio. Mas senti que ainda pode ser aperfeiçoada e ficar ainda mais perfeita. Um coisa que me deixou intrigada foi o título do livro, que não é explicado, mas depois pesquisei e descobri que garnet é a mesma coisa que granada, então fez mais sentido. rs
A diagramação do livro é bem simples e as folhas são amareladas. Achei a capa bonita, apesar de não combinar muito com a história, principalmente porque a Lina é morena e a modelo da capa tem cabelos claros, o que distorceu um pouco a forma como imaginava a personagem. Encontrei alguns erros de digitação, mas nada que atrapalhe a leitura.
Conversando com a autora, eu descobri que a grande inspiração para a história foi o jogo Kingdom Hearts. Eu nunca joguei, então não fui capaz de perceber a inspiração por trás do que estava lendo, mas quem já jogou e ler, provavelmente vai identificar e curtir a narrativa. Eu até fiquei bem curiosa para jogar também. haha
Enfim, apesar de alguns poréns, a história é ótima e tem um potencial enorme (e não digo isso apenas por conhecer a autora haha). Então realmente recomendo para quem gosta de livros de fantasia, com magias, espadas e dragões. rsrs


E se você ficou curioso para ler, aqui está a chance de poder levar o livro autografado + marcadores diversos! Deixe um comentário nessa resenha e preencha o formulário abaixo. Boa sorte e ótima leitura! 😄


Regras gerais:

  • Os participantes devem ter endereço residencial no Brasil.
  • Perfis falsos serão desclassificados.
  • As regras obrigatórias devem ter sido cumpridas, caso contrário o participante será desclassificado.
  • O ganhador deve responder ao e-mail enviado a ele em até 48h, caso contrário um novo sorteio será realizado.
  • O sorteio será feito automaticamente pelo site do Rafflecopter e o resultado será divulgado aqui no blog.
  • O envio do prêmio será feito em até 30 dias úteis e nós do Sigo Lendo não nos responsabilizamos por endereço de entrega incorreto ou extravios dos correios.
  • Lembrando que quanto mais regras opcionais você completar, maior a sua chance de ganhar, pois é como se você inserisse mais uma vez seu nome no "saquinho" para o sorteio.
  • O sorteio tem início no dia 18/02/17 e finalizará no dia 18/03/17.


Veja também:
Adicione no Skoob
Página do livro
logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário