Livros *----* Este Mundo Tenebroso II

Este Mundo Tenebroso II. Autor: Frank E. Peretti. Editora: Vida. Páginas: 496.

Já estou há muito tempo para ler esse livro, deve fazer mais de um ano desde que li o primeiro. E, apesar dessa duologia não ser exatamente uma continuação, pois a história se passa em outra cidade, com outros personagens, recomendo que você leia os livros na ordem correta, porque de vez em quando o autor cita algumas coisas soltas sobre a história anterior e no meio do livro surge um personagem conhecido no primeiro volume.

Nesse volume, a vida segue sem muitas novidades na pequena cidade de Baskon, até que o pastor da Igreja Comunitária do Bom Pastor é processado por uma das mães da escolinha administrada pela igreja, na tentativa de proibir o ensino religioso nas escolas. Isso gerou uma série de acusações mentirosas contra o pastor e a igreja e até seus filhos foram levados por uma assistente social.

" Mas agora tenho de perguntar, de que exatamente tenho tentado escapar: dos sentimentos ou do fato? Fui capaz de escapar dos sentimentos- por uns tempos. Os sentimentos a gente pode enterrar, suprimir, negar, ou convencer a si mesma de que não existem. Mas o que pode mudar ou apagar o fato? Até agora não pensei em nada."

Paralelamente a isso, na mesma cidade uma mulher solitária sofre uma tentativa de assassinato. Sally Roe foge desesperadamente, ainda sem conseguir compreender como, de fato, sobreviveu. Mas, ela sabe de quem veio o ataque, resta saber porque ela atraiu a atenção deles novamente, depois de tantos anos. Logo, todos eles perceberão que por mais difícil que possa parecer, tudo pode estar estranhamente interligado e a guerra que eles estão lutando não é física, mas espiritual. O livro é cheio de mistérios, investigação, lutas, fugas, sempre correndo contra o relógio, pois pastor Tom precisa enfrentar uma ação judicial e Sally tem que tentar preservar sua vida. 

Acho que esse livro foi ainda melhor que o primeiro, o autor aborda questões até polêmicas como o ensino religioso e as palmadas. Mas ele fala também sobre a comunhão e união das igrejas, como ficamos fracos e propensos a tentações quando deixamos de lado a oração e nos interessamos mais por fofocas e boatos. Uma igreja unida em só espírito, tem muito poder na regiões espirituais, é como costuma dizer meu pai: "muita oração, muito poder" rs. Além disso, muitas vezes, existem pessoas que viveram pecados reprovados até pela sociedade e não conseguem sair da sombra desses erros, sem esperança de uma vida diferente, ou sem deslumbrar a possibilidade de um ser capaz de perdoá-las. Mas é possível sim, Deus é amor e não existe pecado que não possa ser perdoado, é lindo ver essa libertação. É um livro que dá um tapa na cara de muitos de nós, religiosos, hoje em dia poucos cristãos oram, algo tão fundamental na vida cristã... #Recomendadíssmo!


"Tal teve de rir. Não estava apresentável! Não era estranho o modo como os seres humanos se viam pelos olhos da carne e não pelos do espírito? Era certo que aquela querida mulher havia passado por lama e sujeira de todo o tipo; estava marcada, exausta, esfarrapada e suja.Mas aos anjos, ela aparecia da forma como o próprio Deus a via, exatamente como qualquer outro santo remido do Deus vivo: pura, refulgente, limpa, trajando vestes tão brancas quanto a neve."


Veja também: Este Mundo Tenebroso I-Frank Peretti