Livros *----* Gangorra

Gangorra
Gangorra. História Triste. Autor: Henrique Komatsu. Editora: Smashword. Páginas: 62.

Esse é o segundo livro do Henrique que eu leio e também foi baixado gratuitamente no site da kobo. Se trata de um livro infantil, assim como em "A menina que Viu Deus" que já resenhei aqui no blog. Mas na minha opinião a história desse livro começa antes de conhecermos o personagem principal, ela começa com a dedicatória. Não tem como resenhá-lo sem falar da graciosidade dessa dedicatória. Nela, Henrique acaba contando mais uma pequena história.

"Cada tristeza é uma alegria que não deu certo. Cada tristeza é uma alegria que poderia ter acontecido."

O Menino está chorando em cima de uma ponte, porque ele tinha grandes orelhas e as outras crianças zombavam dele por isso. Então ele precisa arrumar um jeito de fazer com que as pessoas gostem dele, ou... talvez ele apenas precise entender um pouco mais sobre ele mesmo...

"Crianças não são más, elas só não entendem o mundo."

Apesar de ser um livro infantil, ele pode muito bem ser apreciada por adultos, a linguagem leve permite a leitura de qualquer pessoa, desde os mais simples aos mais cultos. Dessa forma ele toca em assuntos como bullying, auto estima, respeito e o desejo de ser aceito, mas tudo é cercado com uma atmosfera um tanto quanto poética. Achei que esse livro retratou a pureza de uma criança de uma forma muito singular e bonita, apesar de talvez ter falado de uma situação um tanto quanto triste. 
          
Existe ainda uma animação feita pela Universidade da Madeira em Portugal que retrata a estória do menino e ela também é bem interessante, mas não deixe de ler, você com certeza entenderá melhor com a leitura.


logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário