Resumo Livro A Revolução dos Bichos


Atenção Contém SPOILER. Este foi um trabalho que fiz para a faculdade, então está um pouco mais detalhado e reflexivo, mas eu gostei do resultado, espero que vocês também gostem.

“A Revolução dos Bichos”. Autor: George Orwell. Editora: Virtual Books Online M&M Editores Ltda. Páginas: 117.

O livro em questão relata a história dos animais da Granja Solar e como eles se rebelaram contra o dono da granja, Sr. Jones. Os animais conviviam normalmente entre si, até que um dia o velho porco, chamado Major, combinou de encontrar os animais no celeiro depois que Jones se retirasse, para lhes contar um sonho. Assim discorreu sobre o sonho que tinha, de que os animais poderiam se livrar da dominação humana, podendo aproveitar o trabalho que produziam, para o próprio bem e conforto e viver em igualdade uns para com os outros. Trazendo assim, uma mensagem de revolução que deveria ser passada adiante para que as futuras gerações também prosseguissem na luta para a vitória, que viria no tempo oportuno.

“Não está, pois, claro como água, camaradas, que todos os males da nossa existência têm origem na tirania dos seres humanos? Basta que nos livremos do Homem para que o produto de nosso trabalho seja somente nosso. Praticamente, da noite para o dia, poderíamos nos tornar ricos e livres.”

A revolução veio mais cedo do que se esperava. O Sr. Jones já havia sido um bom patrão, mas agora andava relaxado. Desde que perdera uma ação na justiça, dera para beber e já não prestava tanta atenção aos animais, que estavam sendo mal cuidados pelos peões. Até que, depois de deixar os animais por um longo período de tempo sem comer, eles invadiram o deposito de comida e quando Jones tentou contê-los com seus homens, eles se indignaram e se puseram contra os homens, que fugiram amedrontados. E assim, de uma hora para outra, os animais tomaram a Granja.

A Granja passou a se chamar Granja dos Bichos e o porco Bola-de-Neve foi quem passou a administra-la. Ele seguia os princípios do Animalismo, segundo as instruções do agora já falecido Major, nos seus sete mandamentos, onde consideravam que todos os animais eram iguais e tinham como máxima: “Quatro pernas bom, duas pernas ruim”. Tudo acontecia perfeitamente, a Granja produzia mais, os animais estavam felizes, se alimentavam bem, trabalhavam em harmonia e juntos resistiram às tentativas dos humanos de retomarem a Granja. 

“Os animais ouviam Napoleão, depois Bola-de-Neve e não chegavam à conclusão sobre quem tinha razão; a verdade é que estavam sempre de acordo com aquele que falava no momento.”

O porco Napoleão era assistente de Bola-de-Neve, mas sempre discordava do que ele falava. Napoleão era um porco ganancioso e se deixando levar por esse sentimento, traiu o amigo, expulsou-o da Granja e distorceu os mandamentos do Animalismo. Passando a exercer um domínio manipulador e coercitivo sobre os animais com a ajuda dos outros porcos, em especial de Garganta, que através de bons discursos convencia os animais a fazerem tudo que era do interesse de Napoleão. De uma sociedade igualitária, os animais passaram a viver sob uma ditadura, onde se pagava com morte ou tortura aqueles que eram contra as novas ordenanças.

Aos poucos cada mandamento foi alterado, acrescentando-se o que era conveniente para os porcos. Até que, uma nova máxima foi empregada: “Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que os outros.” E nesse ponto já não se conseguia mais diferenciar os humanos dos porcos, que cegos pelo poder, já andavam sobre duas pernas, vestiam roupas, bebiam, negociavam com outros granjeiros e utilizavam a antiga casa de Jones como moradia fixa. 

O livro é bem interessante. Observamos que seria difícil tirar o Napoleão do poder da Granja dos Bichos e isso não significaria que outro “Napoleão” não iria se levantar, gerando assim um ciclo vicioso. Entretanto, não devemos deixar de lutar pelos nossos direitos e por uma sociedade mais justa e igualitária, e essa luta nunca pode ser parada, mesmo que já pareça “conquistada”.

O livro foi lançado ao fim da segunda Grande Guerra e claramente é uma crítica aos movimentos socialistas de Hitler e Stalin, que apesar de pregarem a igualdade, foram completamente distorcidos ao se revelarem ditaduras cruéis que favoreciam poucos em detrimento de muitos. 

Porém, felizmente, também existem pessoas dispostas a, de fato, lutar pelo bem comum, como Bola-de-Neve, o grande problema é que essas pessoas, em geral, estão contra a maioria corrupta, muitas vezes acabam sendo caladas. 

Outro tipo de pessoa que podemos encontrar na história de Orwell são o restante dos animais da Granja e sua alienação. Pois agiam como se não notassem as mudanças que estavam acontecendo nos mandamentos e como se essas coisas não afetassem as suas vidas diariamente, sendo manipuladas por qualquer argumento. Essa também é uma realidade no nosso dia-a-dia, onde muitas pessoas ficam indiferentes às diversas regras que são aprovadas no Congresso e impostas a população mesmo sem a aprovação geral. E, muitas vezes simplesmente não se posicionam porque acham que isso não vai gerar nenhum resultado, quando na verdade são maioria e poderiam, no mínimo, mostrar a sua opinião. 

Tem alguns sites que já disponibilizam ebook do livro gratuitamente na internet, assim como também é possível encontrar o filme completo, que tem uma hora e meia de duração no YouTube. 



logoblog