Livros *----* Starters


Starters. Autora: Lissa Price. Editora: Novo Século. Páginas: 368. Estava a um tempão pra ler esse livro, mas quando comecei também, não parei mais, li em um dia só, assim direto! Comecei pouco depois de almoçar e acabei uma hora da manhã, parando só pra tomar banho e comer. E acabei o livro reclamando porque o segundo ainda não foi lançado e eu preciso lê-lo logoooo.

Callie é uma starter, com 16 anos, que vive em prédios abandonados junto com seu irmão de 7 anos, Tyler, e seu amigo e antigo vizinho, Michael. Já faz um ano que estão vivendo assim. Desde que a Guerra de Esporos matou todas as pessoas entre 20 e 60 anos, inclusive os seus pais e como eles não tinham avós, foram parar nas ruas.

A sociedade é dividida em: Enders são os idosos que aumentaram sua expectativa de vida e geralmente possuem cabelos prateados; Renegados são rebeldes violentos que vivem nas ruas; Starters são os adolescentes órfãos; e os Inspetores que são aqueles que caçam os menores e os levam para abrigos terríveis.

A Guerra de Esporos foi uma guerra química, os "Esporos" são uma especie de vírus que foram jogados por cima da cidade e as pessoas contaminadas morriam rapidamente, as crianças e idosos só sobreviveram porque foram vacinados antecipadamente. Mas a vacina trouxe alguns efeitos colaterais como problemas para engravidar, não sei como eles resolverão isso depois..

"Não tínhamos escolha. Corremos por entre a escuridão do início da manhã, deixando para trás os últimos elos físicos que tínhamos com nossa família e com a vida que tivéramos juntos havia pouco mais de um ano."

Os maiores problemas de Callie eram que seu irmão estava doente, como uma doença pulmonar rara e que ela, com apenas 16 anos, não podia trabalhar. O trabalho só era permitido a partir dos 19 anos, porque como a medicina estava avançando, os idosos viviam mais, então o governo aumentou a idade em que os mais novos poderiam trabalhar para que os idosos não ficassem sem emprego, o que causou um grande problema para os jovens na situação de Callie.

Precisando urgentemente de dinheiro, Callie, descobre a Prime Destinations ou Banco de Corpos, uma empresa que aluga o corpo de adolescentes para que pessoas mais velhas possam ser jovens novamente, atraves de um chip implantado em suas cabeças, que permite que eles façam os alugueis dando o controle do seu corpo a outra pessoa. Em troca de três alugueis ela receberia uma quantia bastante generosa com que poderia comprar uma casa e viver bem com seu irmão e Michael, até que ela pudesse trabalhar.

Relutante e sabendo que algo pode sair muito errado nisso tudo, ela acaba aceitando o acordo e  assina o contrato. Tudo parece estar correndo como o planejado até que ela recobra a consciência no meio de uma festa, no inicio de seu terceiro aluguel. Ela está resolvida a voltar a Prime e resolver o problema, mas escuta uma voz em sua cabeça, literalmente, lhe dizendo para não fazer isso porque ela pode morrer. Então o que fazer? Callie tenta descobrir então o que está acontecendo com ela, e quem é a sua inquilina. Mas Callie não passa a ter o controle total de seu corpo, em alguns momentos ela sofre apagões e então não sabe o que Helena, sua inquilina, fez enquanto ela esteve ausente.

Essa foi uma das melhores distopias que já li, estou aguardando ansiosamente pelo segundo e último livro da Duologia, "Enders", que estava previsto para lançar esse ano, se não me engano. Quanto mais rápido melhor! O vilão é um gênio e te deixa com aquela sensação de traída, você vai ver porque. Eu só espero que no próximo livro, a autora não se foque apenas na personagem principal e esqueça os problemas que precisam ser mudados na sociedade. Gosto muito de livros distópicos, por causa disso também, eles nos fazem refletir nos problemas sociais e esse livro me deu um ideia até pra uma coluna no blog, vou amadurecer a ideia e depois passo pra vocês! Então foi isso galera, posso dizer novamente de amei o livro, porque amei mesmo e se as vezes acontece de eu ficar em duvida se dou 4 ou 5 estrelas, dessa vez isso não aconteceu, dou cinco com certeza absoluta, leiam, leiam e leiam logo!